Alternativas sustentáveis aos absorventes

0

Você sabia que ao longo do nosso período fértil usamos em média 8 mil absorventes, que geram 190kg de lixo! É muito lixo, não é mesmo? Aqui no Brasil os absorventes não são reciclados, e mesmo em outros países, a porcentagem reciclada é muito pequena. E esse lixo todo leva aproximadamente 500 anos para se decompor. E o impacto ambiental não para por aí, já que começa na extração e fabricação das suas matérias-primas, que se baseiam na produção de plásticos (petróleo), celulose (árvores) e algodão que necessita de grandes quantidades de água, pesticidas e fertilizantes.

Então se você já andou pensando sobre esses fatos e está procurando alternativa mais sustentáveis e econômicas ao uso dos absorventes íntimos está lendo o post certo! Encontrei 3 opções bem interessantes:

Coletor menstrual – é um copinho de silicone maleável, antialérgico e reaproveitável que deve ser encaixado no canal vaginal e resiste até 12 horas, dependendo do volume do fluxo, dentro do corpo feminino.

Calcinha absorvente – são feitas com tecido antimicrobiano que evita odores indesejáveis e tem alta capacidade de absorção. São confortáveis e de secagem rápida, pode ser lavada a mão ou na máquina.

Absorventes reutilizáveis – são feitos de tecido impermeáveis, respiráveis, com alta absorção e toque macio. Tem o mesmo formato de um absorvente normal, porém pode ser lavado e usado novamente.

Eu optei por usar o coletor, e nesse post AQUI eu conto tudinho! Na arte abaixo eu explico melhor sobre essas três opções. E se você ainda está em dúvida, pense sobre o impacto que quer deixar no mundo, é importante que sejamos conscientes das nossas escolhas de consumo e da nossa responsabilidade com o planeta.

Me conta se já conhecia essas opções e se usa algumas delas? Quero muito saber 🙂

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

×