Anorexia e Bulimia: entenda esses dois transtornos alimentares

Por Michelle Franzoni em 21 de julho de 2021

Você sabe o que são anorexia e bulimia e quais suas diferenças? A anorexia e a bulimia são dois transtornos alimentares, psicológicos e de imagem. Os dois podem ser identificadas quando uma pessoa passa a ter uma difícil relação com a própria alimentação, causando graves problemas de saúde se não forem tratadas. Apesar de algumas semelhanças, ambas precisam ser devidamente diagnosticadas e diferenciadas para que a pessoa receba o tratamento adequado com médicos especializados, como nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos e psiquiatras. O tratamento da anorexia e da bulimia também pode incluir ansiolíticos, antidepressivos e outros medicamentos. Costuma durar de um a três anos e em alguns casos o acompanhamento médico é necessário por toda a vida.

No caso da anorexia, a pessoa possui uma distorção da própria imagem, já que sempre se considera acima do peso, mesmo estando no peso ideal ou abaixo do indicado para a idade e altura. Dessa forma, ela passa a seguir graves restrições alimentares, inclusive deixa de comer por medo de engordar. Além disso, quem sofre desse transtorno costuma esconder de amigos e familiares, evitando almoços em família e até mesmo fingindo que está ingerindo o alimento para que ninguém perceba, por exemplo. Quando a anorexia já está em um estágio avançado, o organismo da pessoa começa a sofrer problemas como desnutrição, ausência da menstruação, dores abdominais, prisão de ventre, cansaço, dificuldade em aguentar baixas temperaturas, problemas cardíacos, entre outros.

Já no caso da bulimia, a pessoa muitas vezes tem o peso indicado para a altura e idade, ou está acima do peso ideal e deseja emagrecer. Ela se alimenta normalmente e em muitos casos passa por compulsões alimentares e acaba comendo em excesso, mas logo em seguida se arrepende e passa a sentir uma grande culpa, provocando vômitos após as refeições, fazendo uso de laxantes e praticando exercícios físicos de forma intensa, tudo para não ganhar peso. A pessoa com bulimia também costuma esconder sua relação com a comida, pode apresentar grande perda de peso apesar de comer muito e passa a desenvolver sentimentos de medo, vergonha, culpa, angústia e arrependimento depois das crises de compulsão alimentar. Além disso, o uso constante de laxantes e o estímulo do vômito podem desenvolver problemas de saúde como sensação de tontura, fraqueza, cansaço, inflamações na garganta, dores abdominais, inchaço nas bochechas e alterações nos dentes.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Uma resposta para “Anorexia e Bulimia: entenda esses dois transtornos alimentares”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *