FAQ

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Muitos de vocês têm perguntas semelhantes, e aqui eu responderei as mais comuns.

Quem sou eu: Michelle Franzoni, casada, 36 anos, artista visual, formada em fisioterapia, ex professora universitária, mestre em Ergonomia, Doutora em Engenharia e Gestão do conhecimento,  fotógrafa. ESSA sou eu.

Histórico: Eu sempre tive problemas de peso, oscilava cerca de 5 kg pra mais e pra menos durante o ano (ler AQUI). Até que por problemas de estresse, engordei mais de 30kg em um ano e passei 3 anos obesa.

Quando resolvi emagrecer: Inicie a dieta, pesando 98 kg, mas sabia que ja tinha pesado mais que isso, porém não subia na balança. Em agosto de 2011, resolvi voltar a ser quem eu era. Tenho 1,70m de altura.

Porque resolvi emagrecer: Cansei dessa vida de altos e baixos e de brigar com a balança. Queria voltar a ter um corpo normal e uma vida mais saudável. Sou casada e queria ter filhos e pensava em como iria criá-los pesando quase 100kg. Como iria correr atrás deles no parquinho? Que exemplos daria a eles? Como me sentiria feliz na gestação? Família. Esse foi um dos principais motivo que me fez emagrecer. Queria ser outra pessoa, estável, equilibrada, com uma relação de amizade com os alimentos, ativa, feliz. Para isso eu teria que mudar, não apenas emagrecer. Eu desejava outra vida, com qualidade. Para isso decidi que tinha que ser o mais natural possível, sem drogas, com exercícios e reeducação alimentar.

O que fiz: Terapia, homeopatia, dieta com nutricionista e muita atividade física (musculação e bicicleta na rua). Veja mais AQUI.

Quanto tempo demorou o processo de emagrecimento: Eu emagreci 33kg em 10 meses. o que representou uma média de 3,3kg por mês. Nada absurdo. Uma média normal. Em julho de 2012 entrei em dieta de manutenção. Ler AQUI.

Musculação: em 15 dias de dieta eu comecei a musculação e não parei mais. Sempre treinei sozinha, mas um professor montava meus treinos de acordo com os objetivos. Hoje ainda é assim. Não gosto de fazer aula com personal, pois não gosto de horários fixos e eu  treino bem e forte sozinha.

Bicicleta: eu pedavala na rua. Comecei pedalando 40 minutos e fui aumentando. No final do processo eu já estava pedalando cerca de 1,5 a 2 horas por dia. 6 a 7 vezes na semana. Tomei muita chuva na cabeça, mas lá estava eu fazendo meus exercícios. Você pode ler mais  AQUI e AQUI.

Dieta: Minha dieta semanal era bem restrita, pra mim era assim que funcionava pois no final de semana, como eu viajava muito, preferia ter uma folga. Meu plano alimentar está postado AQUI. Imagino que durante a semana eu ingeria cerca de 1200 calorias, porém em pesava 97,5kg, então era muito pouco. De forma bem equilibrada sempre. Fazia refeições de 3 em 3 horas, 6 a 7 x ao dia. E nos finais de semana eu tinha 2 extras para  optar: 1 prato livre ou 2 taças de vinho  +  1 refeição de dieta em quantidade livre. Procure um nutricionista se puder, ele é o melhor profissional para te indicar uma dieta, que deve ser sempre personalizada.

Homeopatia: Nunca acreditei, mas como sempre fui muito ansiosa, e tinha optado por não tomar remédios, resolvi testar. ImpressionaNte o resultado. Aquelas gotinhas naturais foram me equilibrando dia a dia. Recomendo,  se for feita por um profissional sério. Já escrevi sobre ela AQUI.

Terapia: Amo. Já tinha feito em outras ocasiões rápidas, mas jamais me identifique tanto. Fazia e ainda faço de 15 em 15 dias. Não trabalhou a obesidade especificamente, mas sim todo o emocional que transforma o corpo de alguém, como aconteceu comigo (ler AQUI)

Cirurgias: Não fiz nenhuma cirurgia reconstrutora durante e apos o emagrecimento. Apenas troquei minha prótese de mama por uma maior (já tinha a anterior há 10 anos) pois nunca tive peito, Perde-se gordura no corpo todo durante o emagrecimento, como eu falei AQUI, e acredito ser  muito difícil encontrar uma mulher que tem um percentual de gordura corporal abaixo de 12% que não tenha investido em uma  prótese de silicone.

Tratamentos estéticos: Fiz algumas sessões de drenagem linfática após o emagrecimento, mais precisamente em novembro e dezembro de 2012. Ainda faço as vezes, pois sempre tive muita retenção hídrica.

Pele: Não tive flacidez de pele, acredito ser devido à grande quantidade de exercícios, alimentação equilibrada, mas principalmente à minha genética familiar. Tive estrias na adolescencia e quando engordei. Elas ainda continuam nos mesmos lugares. Celulites mil me acompanharam a vida inteira, e com 100kg elas estavam por todas as partes. Sumiram em razão do meu baixo percentual de gordura, resultado de dieta e exercícios bem executados.

Genética: Sempre xinguei minha genética. Essa tendência desgraçada de engordar. Porém, hoje vejo que ela é privilegiada. Tenho uma genética maravilhosa para ganho de massa magra. Meu biotipo se encaixa no mesomorfo (procure no google) e é o sonho de desejo entre 100% dos marombeiros dedicados. Com treino forte e dieta correta consegui chegar ao corpo que tenho hoje.

Suplementos no emagrecimento: Comecei a tomar whey protein na metade do processo de emagrecimento, pois na época eu fazia musculação 5 a 6 x na semana e pedalava 30 a 40 km por dia. Tudo isso, com apenas 1200 calorias diarias, a nutricionista achou melhor suplementar. Tomava whey após o treino com um carboidrato simples, banana por exemplo. Whey é proteina de rápida absorção. Whey não faz milagre, não emagrece, nem engorda. Whey suplementa.

Depois de emagrecer: Fiz 2 meses de manutenção. Muito medo de comer e engordar novamente. 1/3 de mim tinha ido embora e eu tinha pavor que ela voltasse. A terapia me ajudou nesse processo. E após dois meses, para alegria do meu terapeuta, que morria de medo que eu desencadeasse uma anorexia, eu inventei de fazer uma dieta de hipertrofia, ou seja, comer mais para ganhar mais músculos. Assim ganhei 2,7kg de massa magra, em 40 dias apenas. Dieta e exercícios.

Suplementos hoje: Continuo tomando whey protein no pós treino com um carboidrato. Tomo também caseína antes de dormir, proteína de longa absorção que evita o catabolismo muscular.

Exercícios hoje: Pratico musculação 5 a 6 vezes na semana, com treino de 45 a 50 minutos de duração. Amo pedalar e dependendo do meu objetivo (ganhar massa magra, ou perder gordura), pedalo mais vezes na semana ou menos. Com o intuito de preservar a massa magra, esse pedal é feito sempre em outro turno da musculação e cerca de 40 a 50 minutos apenas. Algumas vezes faço pedaladas mais longas em outras áreas,  mas como lazer.

Aprendizado: durante esses 18 meses eu aprendi muito. Lia, pesquisava, calculava, fazia planilhas. Aprendi mais ainda sobre exercícios, pois sou formada em fisioterapia e trabalhei anos com pilates, e também sobre dieta. Atualmente eu monto minha dieta. A minha. Não a sua. Essa quem irá montar será você ou um nutricionista.

Inspirações: nunca tive. A minha inspiração era a Michelle que eu era. E que podia ser melhorada. Eu não queria ser alguém. Eu queria voltar a ser eu, mas com uma outra cabeça. Consegui ser melhor. Consegui ser quem eu nunca imaginei ser, tanto fisica como emocionalmente.

Dieta atual: Hoje eu peso 65,0kg e meu percentual de gordura é 12%. Hoje eu vivo minh avida com equilíbrio  e faço a minha dieta conforme meus objetivos. Faço períodos de manutenção de peso, outros de hipertrofia e outros de dieta hipocalórica para baixar o percentual de gordura.

Equilíbrio:  Hoje eu equilibro a minha dieta de acordo como minhas necessidades e meu dia a dia. Ler AQUI. Às vezes como minhas bobagens. Às vezes ganho uns quilinhos em alguma viagem. E logo a volta à rotina faz com que o corpo volte. Acredito que a mudança de hábitos é o grande segredo. Também não sou radical. Não cortei nenhum alimento do meu dia a dia, porém consumo com equilíbrio. Não acredito em dietas da moda. Acredito na reeducação alimentar.

Hoje: A vida dá voltas. Nunca sonhei em ser famosa. Nunca sonhei em ser inspiração para ninguém. Mas sempre acreditei que eu não vim aqui apenas passear. Assim, a minha vida inteira eu estudei, eu fui atrás das coisas, ultrapassei inúmeros desafios. Nunca esperei a vida passar, mesmo nos 3 anos que estive obesa, eu lutei pra sair daquilo. Sou poeta, desde criança, como minha avó. E sempre tive um sonho secreto: ser escritora. Tão distante da minha realidade, mas que a vida me colocou de frente para isso. Eu agarrei, como sempre fiz com as coisas. E hoje eu escrevo. Hoje mais de 1 milhão  pessoas me seguem no facebook. Mais de 424 mil pessoas me acompanham no Instagram @blogdamimis. Hoje, eu sou artista visual e escritora. Tenho orgulho de falar isso. E sou imensamente feliz em dizer que amo o que faço. E o que me deixa mais feliz em tudo isso? Receber o carinho diário de vocês. Ler AQUI.

Assista o vídeo motivacional onde falo sobre a minha transformação física e emocional.

O melhor de tudo: Além de atualmente ter um corpo que nunca sonhei ter, pois sempre achei que não tinha como chegar até aqui, e que todas as mulheres lindas nasciam bonitas e gostosas, eu tenho uma ideologia de vida. Eu vivo saudavelmente. Eu sei equilibrar minha dieta. Eu cozinho pensando no meu bem estar. Eu aprendi a comer um chocolate apenas. Eu alimento o meu corpo e não minha cabeça. Isso, não há remédio que faça por você. Não há cirurgia que resolva. Isso é um processo muito íntimo e emocional. Para conseguir isso, você precisa querer muito, estar disposto, determinado e focado. Precisa persistir, até chegar lá. E se estiver disposto a isso tudo, você pode ser qualquer um, você pode ser mais do que sempre sonhou. Ler AQUI.

Beijos da Mimis

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