Basta de efeito sanfona!!!

Por Michelle Franzoni em 16 de março de 2013

Todo mundo sabe o que é efeito sanfona, certo? Aquele engorda emagrece sem fim, no qual muitas pessoas passam a vida assim.

E para falar disso, nada melhor do que eu contar um pouco mais da minha história  para vocês. Afinal, meu exemplo de vida era uma sanfona só. Vai e vem de peso sem tamanho.

Eu nasci com 3,200kg e logo no primeiro ano de vida, fui ganhando peso e adquiri um corpo de dar inveja a muito bebê Johnson. Aquele transbordamento de fofura que tanto amamos apertar. Saca só a gostosura da pessoinha!

michelle franzoni bebe blog da mimis antes e depois-2

Do segundo ano em diante, em fui uma criança normal, tinha o peso compatível com meu crescimento e tudo foi legal.

Mas lembro-me que todos os domingos almoçavamos com a família do meu pai, e minha avó sempre nos dava uma caixa de chocolates para comer durante a semana. Minha mãe era a responsável por guardar e nos dar o doce. Guardar não! Esconder! Porque ela escondia a caixa e mesmo assim eu encontrava e devorava tudinho. Eu adorava me acabar na caixa gigante de alpinos ou naquele chocolate surpresa dos bichinhos, sabem?

michelle franzoni infancia blog da mimis antes e depois

Já na terceira infância, eu comecei a ganhar peso. Foi a partir dos 9 anos de idade, bem próximo à puberdade, onde alterações biológicas e fisiológicas  ocorrem no corpo e dão início ao amadurecimento sexual.

No colégio, eu era uma menina enturmada e descolada, mas sempre fui mais fortinha e morria de raiva das avaliações realizadas todos os anos nas aulas de educação física.

E assim iniciou a minha adolescência. A sanfoninha começou a tocar. Passei a vida em  fases de engorda emagrece que não tinham fim. Claro!!! Herdei os maravilhosso dotes culinários da minha mãe, e com eles fazia fantásticos bolos de chocolate, brigadeiros, gemadas, e gordices sem fim.

Enfim, a adolescência foi uma luta. Lembro que na época de cursinho eu eu mais duas amigas só usávamos calças leggings para ir ao colégio. Daquelas que você engorda e nem sente. E no recreio? Dois pasteis gigantes com maionese eram nosso lanche favorito! Com refrigerante light, com certeza. Ah! que desculpa boa para engordar! A ansiedade pré vestibular! Ao menos eu tinha justificativa, né?

Aí chegava o verão, eu fazia uma dietinha mágica e lá se iam os quilos ganhos durante o ano. Seeeeeeempre assim!

Então eu disfarçava bem e não fazia feio entre os garotos. Sabia esconder minhas gordurinhas invernais com roupas adequadas (preto, preto e preto) e no verão conseguia um corpinho mais ou menos para aproveitar. E assim foi… variar entre 60 e 68 kg era comum durante o ano.

Até que aos 28 anos, realizei meu grande sonho. Fui morar sozinha e achei que ia abalar na alimentação saudável! Uhul!

No começou foi show! Emagreci uns bons quilos, toda toda na vida nova. É! Eu era do tipo gostosona. Barriga lisinha, pernão, bundão, cheios de celulite mas tudo bem! Sabe aquela: Homem que é homem não liga para celulite, né?

michelle franzoni antes e depois blog da mimis

Porém, alguns meses depois, conheci meu atual marido, e me larguei de vez. Magro de ruim, adorou meus dotes culinários e entrou de cabeça na minha… Cozinhar é amor!  Ahammmm! Engordar também?

michelle franzoni blog da mimis antes e depois

E assim fui aos 85kg rapidinho.

Mas peraí! E o casamento? A operação vestido de noiva precisava começar! Eliminei 17 kg e fui parar nos lindos 68kg. Estava radiante no dia mais feliz da minha vida.

casamento michelle franzoni mimis antes blog da mimis_-32

E minha lua de mel foi magnífica… eu já tinha engordado uns 4kg e estava com 72, mas … ansiedade do casamento, né? Sempre há uma desculpa…

Lembro que comprei uma calça jeans da Diesel, que não servia, com o objetivo de emagrecer um pouquinho na volta da viagem….

michelle franzoni antes e depois blog da mimis

Foi então em seguida, uma série de acontecimentos mudaram minha vida. Estresse,  depressão e a já conhecida ansiedade, caíram de para quedas sobre o meu físico e emocional.

Mais de 30 kg em menos de um ano. Foi o que engordei. E convivi com isso durante os três mais infelizes anos da minha vida. Já não bastavam os problemas que estava enfrentando, esse excesso de peso acabou com a minha linda auto-estima e tudo o que eu tinha. Vivi num casulo. Achei na comida a solução para aliviar meus sofrimentos de ordem psíquica. Aliviar? Pioraram ainda mais, pois a obesidade já tinha se instalado em mim e me detonado emocional e fisicamente.

Nesse meio tempo, já tinha tentado uma dieta por alguns meses, e cheguei a perder uns 15 bonitos quilos. E achei tudo novamente.

Enfim, como já contei AQUI, AQUI, AQUI e AQUI,  em agosto de 2011, resolvi dar um basta. Um basta nessa vida desequilibrada e angustiante que vivi até os 34 anos de idade.

Resolvi me tornar quem eu sempre quis ser. Estável, com uma alimentação equilibrada, com um corpo saudável.

Foram 10 meses de reeducação alimentar que mudaram minha vida. Em julho de 2012 entrei em manutenção. O pavor de voltar a engordar os mais de 30 quilos eliminados não tinha tamanho. Mas percebi que realmente eu tinha mudado. Não só de corpo, mas de ideologia. Naquele momento descobri que eu era uma pessoa nova.

A calça jeans comprada na lua de mel? Demorei muito para poder usar, mas hoje fica larga. Aquela moça bonita que engordava todos os invernos venceu (ler AQUI).

michelle franzoni mimis blog da mimis

Transformação, mudança, antes e depois, quebra de paradigmas, não sei ao certo nomear o que passei. O que eu posso dizer com certeza é que eu renasci. Eu nasci novamente. Dei-me a oportunidade de me transformar, não em outra pessoa, mas ser eu mesma, com uma bagagem de vida extraordinária, mas com uma nova maneira de viver. Viver saudavelmente e feliz.

* Para saber mais da minha história e processo de emagrecimento, leia AQUI.

Curta a FANPAGE e  INSTAGRAM @blogdamimis do Blog da Mimis e fique por dentro do mundo saudável!

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

399 respostas para “Basta de efeito sanfona!!!”

  1. Lilian disse:

    Realmente não é fácil vender o efeito sanfona, sei exatamente o que é.
    Parabéns!!!

  2. Ótimo conteúdo, parabéns pelo artigo, muito conteúdo bom.

  3. mariana disse:

    Que história, super me identifiquei

  4. carol disse:

    Que história incrível! Me identifiquei, o estilo sanfona permanece aqui.

  5. Nossa que história bacana. Obrigada por compartilhar.

  6. Vanessa disse:

    Conteúdo muito bom!

  7. Bianca disse:

    Sofro a vida toda com esse efeito, mas seu artigo está ótimo, parabéns!!

  8. Rani disse:

    Seu blog é incrível.. parabéns!

  9. Daniela disse:

    Adorei sua História. Eu sempre fui magrinha, mas quando engravidei engordei 30 kg e dali em diante é um engorda e emagrece.

  10. catia marta disse:

    Adorei a sua história, e acho bastante legal quando alguém vem e coloca a cara e conta toda a história sem esconder nada.

  11. nora anjo disse:

    Que tal vc passar dicas pra pessoa ter essa disposiçao a qual você tem ?

  12. Marta Abreu disse:

    Gostaria de ter a força que você tem para reverter o meu problema :'(

  13. gilson disse:

    Belo conteúdo, parabéns pela qualidade do material! Me ajudou muito.

  14. Pablo Amorim disse:

    Parabéns… adorei a sua história. Eu sofro com isso constantemente. Vivo emagrecendo e engordando. É muito chato isso…

  15. Linda história, uma história que motiva as pessoas e as fazem caminhar para frente em busca daquilo tudo que elas acreditam. Obrigada por sempre compartilhar coisas assim com a gente .

  16. Temos que ter um efeito sanfona? Pra que e para quem queremos caber em uma calça um número menor? Se for somente e exclusivamente para nós tudo bem… mas nunca mais quero pensar em fazer algo por um namorado, marido, mãe, grupo de amigos ou seja lá quem for que não seja eu mesma.
    Amor calça 40 pode não caber qualquer corpo, mas o amor próprio pode.

  17. Mel disse:

    Adorei a sua história, e acho bastante legal quando alguém vem e coloca a cara e conta toda a história sem esconder nada.
    Eu acredito que a maioria das pessoas devem seguir o que faz bem né? Se está atrapalhando a sua qualidade de vida, então deve ser mudado.

    Ótima história,

    :))

  18. Karla disse:

    Sensacional. Eu morro de medo de ter filhos e engordar de mais.

  19. Dieta disse:

    Você é uma guerreira, pois não é fácil vencer o chamado “efeito sanfona” e manter-se com o peso ideal para resto da vida. Você é um exemplo a ser seguido. Adorei!!!

  20. Emagrecer disse:

    Eu também já sofri muito com o chamado efeito sanfona, eu já fiz diversos tipos de dietas, já fiz diversas atividades físicas mais eu só conseguia perder de 2 kg a 3 kg no máximo depois engordava tudo de novo ou até mais… Teve uma época em que fui atrás mesmo de resultados verdadeiros e com comprovação cientifica onde consegue emagrecer 9.5 kg em apenas 1 mês, sem passar fome, sem usar pilulas, sem fazer dietas restritivas e sem fazer aqueles exercícios chatos e repetitivos, hoje eu mantenho o meu peso e vivo bem com muito mais disposição. Graças a Deus!

  21. jean barros disse:

    Muito bom o seu exemplo. Motivante.

  22. ana santos disse:

    PArece fácil mas não é =\

  23. joao vieira disse:

    Eu estou nessa de engorda e emagrece há 2 anos.

    Quero resolver logo.

  24. Passei por estress muito tempo, até meus cabelos eu estava perdendo, mas hoje estou bem e dei a volta por cima. Sigo a Low Carb que é um estilo de vida de mudou minha. Tenho até um blog que passo minha experiencia. Obrigado por compartilhar com a gente esta história Mimis.

  25. Artigo muito bom para quem está procurando por esse assunto.

  26. Bruna Avila disse:

    Estou muito feliz por cai aqui no seu blog.

  27. Bruna Avila disse:

    Eu cai de paraquedas, aqui no seu blog, e só tenho a agradecer pelas dicas.

  28. Bruna Avila disse:

    Eu cai de paraquedas, aqui no seu blog, e só tenho a agradecer pelas dicas e informações muito obrigada.

  29. leonardo disse:

    não sei mais o que fazer

  30. leonardo disse:

    eu ja estou cansado de emagrecer e engordar, acho que vou fazer uma cirurgia

  31. Muito bom o seu conteúdo! Muitas mulheres passam por isso e isso as vezes se torna angustiante!

  32. Mariana disse:

    Chega de sanfona! Engravidei e torço para isso não acontecer depois !

  33. Ana disse:

    Suas dicas são ótimas, infelizmente eu tenho esse problema! Engordo depois emagreço! Afff.

  34. Fabiola disse:

    Otimo Blog, dicas maravilhosas espero que não pare com esse projeto, que é maravilhoso

  35. Amei o seu case de sucesso parabéns.

  36. Tatiane disse:

    Seu blog tem dicas inspiradoras! Você se comunica muito bem e traz dicas maravilhosas.
    Adoro seu trabalho.

  37. Tatiane disse:

    Seu blog tem dicas inspiradoras! Você se comunica muito bem e traz dicas maravilhosas.

  38. sueli disse:

    Obrigada pelas dicas, muito inspirador! É muito frustrante perder perder e voltar a estaca zero! Obrigado por compartilhar!

  39. Mariana disse:

    Bela História! Realmente inspiradora! Ótimo blog estou gostando.

  40. Nossa, fiquei super motivada agora!

  41. Nossa que história mais linda e inspiradora <3

  42. Nossa que história mais linda <3

  43. Nossa que história inspiradora! Fique motivada! Parabéns,

  44. Edu disse:

    Blog maravilhoso. Tem me ajudado muito com minha reeducação alimentar e emagrecimento.

  45. Ana disse:

    Estou em processo de Reeducação Alimentar e Atividade Física e pretendo eliminar mais de vinte quilos. Seu blog tem me ajudado muito. Obrigada.

  46. Silvani disse:

    Incrível a sua história… Parabéns por essa consquista!
    Estou me identificando muito… tive uma vida muito parecida
    Só que estou na fase pior… com 24kg a mais, depois de 10 meses de casada… e muito triste…
    Obrigada por dividir sua experiência, me ajuda a acreditar que também posso.

    Att. Silvani

  47. Vivi disse:

    Excelente dicas amei

  48. Rhonda disse:

    Muito bom artigo, tenho certeza que irá me ajudar. Obrigada.

  49. Sasá disse:

    Nossa Mimis, como você mudou. Mas esta muito mais linda hoje.

  50. Parabéns pelo blog. Artigos de muita qualidade.

  51. Meus parabéns pelo blog. Aqui tem muito conteúdo de valor, o template dele está maravilhoso, e os artigos muito bem escritos.

  52. Gabrielly disse:

    Excelentes dicas. Ahhh como tenho desejo de chegar ao meu peso ideal. Falta pouco, mas esse está dando um trabalho pra ir embora. Rssss

  53. Vera Paiva disse:

    Me me identifiquei muito com a sua história. Obrigada por compartilhar.

  54. Priscila disse:

    Amei seu artigo. Me ajudou muito.
    Estou mudando minha alimentação para controlar a diabetes

  55. Lu saveiro disse:

    Que história… eu estava tão desacreditada… renovei minhas forças. Obrigada

  56. dani disse:

    Juro que tento dar um basta nessa sanfona mas está difícil kkk vou tentar novamente

  57. Rosana silva disse:

    Muito interessante sua historia,realmente as pessoas que sofre com excesso de peso,tende a ficar muito flacido,então voce tem que realmente se dispor para se manter no peso ideal..pois o mais dificio não emagrecer e sim permanecer magro.

  58. helma disse:

    eu sei exatamente o que é isso. O difícil não é emagrecer e sim manter. Até hoje não entendo como engordo com tanta facilidade.. isso sim é superação !! parabéns !!

  59. Nana disse:

    Muito legal a sua história!!
    Estou seguindo todas as suas dicas, e se Deus quiser chegarei também ao meu objetivo.
    Comecei mês passado a minha reeducação alimentar com 78,9 g. Hoje já me encontro com 72,8 g.
    Estou muito feliz e grata por toda ajuda que encontro aqui.
    Obrigada, Michelle Franzoni
    Bjs

  60. Rafa disse:

    História Incrível de superação… Muito Obrigado por nos inspirar “Mi”, espero que possa te chamar assim rsrsrs, Estou na luta também contra o efeito sanfona, já perdi bastante peso, mas acabei encontrando novamente…

    Mas tenho acompanhado aqui seu conteúdo e tenho aprendido MUITO… Brigadão <3

  61. Haniel disse:

    Muito boa sua dicas.

  62. Nossa! MICHELLE e muito comovente a sua história, mais isso acontece com grande parte das pessoas que tentam emagrecer e engordam tudo de novo ou até mais o que deveria. Esse seu artigo vai ser grande ajuda para as pessoas que sofrem do efeito sanfona.

  63. Patricia disse:

    Sempre adoro suas ideias e dicas, parabéns!

  64. Vagner disse:

    Muito bom artigo, suas dicas são sempre muito valiosas!

  65. Gostei muito de suas dicas, salvou o meu

  66. Muito boa suas dicas, salvou o meu dia.

  67. dinalva disse:

    Você ta muito linda parabéns

  68. rita disse:

    muito inspiradora você

  69. Carla Beatriz disse:

    Amei a ideia e as dicas parabéns

  70. Histórias lindas e incriveis como a sua me fazem muito bem, você é uma mulher muito determinada, meus parabéns. 🙂

  71. Nadia Gomes disse:

    Muito bom este post, que sirva de exemplo para que quer emagrecer, pois não é facil, não……

  72. Amei o conteúdo do seu blog, serve de inspiração =)

  73. História inspiradora que serve de exemplo para nós. Obrigada por compartilhar sua história =)

  74. Luana Aguiar disse:

    Parabéns, amei esse blog estou sempre acompanhando suas postagem são todas ótimas
    beijos e sucesso

  75. Esse blog ensina muitas coisas interessantes ajuda muito, em questão da saúde em ter uma qualidade vida melhor, muito obrigado pelo seus ensinamentos.

  76. Andressa disse:

    Este problema é muito sério não é fácil se livrar dele não precisa ter muita boa vontade você foi uma vencedora eu tenha uma amiga que vive nesse vai e volta..

  77. Fabrine disse:

    Você merece gostaria de ser como você vencedora mas ainda não consegui esta vitória sua..

  78. Elvis Azevedo disse:

    Você é um grande exemplo, para muitos que estão na luta para acabar o efeito sanfona, parabéns.

  79. Maicon Richie disse:

    Esse blog ensina muitas coisas interessantes ajuda muito, em questão da saúde em ter uma qualidade vida melhor, muito obrigado pelo seus ensinamentos.

  80. Amei o seu blog me deu uma grande motivação.

  81. Muito bacana o seu blog gostei do conteúdo.

  82. Muito banca o seu blog gostei do conteúdo.

  83. Isaque Sachez disse:

    Gostei muito do seu blog tem ótimos conteúdos.

  84. Rodrigo V R disse:

    Parabéns, pelo belo post,estar em forma tem muito a ver com a auto-estima, então vamos ser feliz pois merecemos.

  85. andreza disse:

    Precisa ter coragem e determinação minha amigiga para consegui o que voê conseguiu

  86. Robertinha disse:

    Todo mundo que gosta de manter a forma, pode passar por isso. A maior dificuldade é no começo da dieta, depois se acostuma. Estou conseguindo manter o meu peso a 2 anos. 🙂

  87. Taina disse:

    Olha eu gostaria de ter a coragem para vencer como você venceu realmente pode se considerar uma grande vencedora isso é privilégio para poucas..

  88. Faby Gon disse:

    Lindas fotos amei! efeito sanfona é o terror de qualquer uma.

  89. Bia disse:

    Parabéns você venceu, conheço alguém que tem o mesmo problema e não consegue reverte

  90. Amanda souza disse:

    Acredito que na dieta a parte mais difícil e a reeducação alimentar, eu amo atividade física mas também não resisto a um chocolate.Mas esse ano estou decidida, vou perder 10 kilos e chegar no meu peso ideal.

    Desejo sucesso a todas vocês também.
    bjos!

  91. Marta Andrade disse:

    Gostei do seu Blog. Sua história de vida é um exemplo a ser seguido.
    Parabéns pela força e determinação!!!

  92. Roberto disse:

    Infelizmente esse é um problema que muitas pessoas não sabem como resolver. Belo post er partabens pela superação.

  93. nossa, amei esse post. Muito legal..

  94. Rita disse:

    Se parece muito com a minha história! Engordei tb por causa de depressão e estresse. Com a diferença de q eu não emagreci. Estou buscando forças p começar. Adorei sua história! Tô buscando em vc e em outras histórias de superação forças p me superar tb.

  95. Cara adorei esse artigo, parabéns mesmo, muita gente tbm gostou abraço

  96. Andre disse:

    nossa gostei mesmo emm show 🙂

  97. Alex disse:

    Gostei de seu artigo isso me incentiva para uma nova vida

  98. Paulo Augusto disse:

    Estou amando seu blog! Que inspiração!! Obrigado Mimis

  99. Maria José disse:

    Nossa. Incrível sua história Michelle! Parabéns pela superação!

  100. Carla souza disse:

    Excelente, nossa espero conseguir chegar ao peso ideal com a ajuda do seu blog muito obrigado!

  101. conhecendo a historia agora , e me identifiquei muito, pois sofro de ansiedade por um grande problema que passei a pouco mais de um ano, descobri que minha filha teria sido molestada por terceiro sob responsabilidade do pai e a partir dai, com processos judiciais interminaveis desisti de fazer atividade fisica e a ansiedade tomou conta da minha vida, agora que tudo esta se acalmando estou tentando voltar nao esta facil mas sei que vou consegui. bjs adorei conhecer sua historia

    • Michelle Franzoni disse:

      Espero ter ajudado, Scheila! Cuide bem da sua saúde pois sua filha precisa de uma mãe forte ao seu lado! Fiquem bem! Um grande beijo!

  102. Liz disse:

    Você é linda!!
    Adoro suas dicas, muito sucesso pra você!

  103. […] fica engordando e emagrecendo com frequência. Eu sofri com esse problema também, vejam AQUI como […]

  104. Luciana disse:

    Parabéns pelo conteúdo de excelente qualidade, muito obrigada Michelle

  105. André Santos disse:

    Parabéns Michelle, pelo seu ótimo conteúdo, muito inspirador!

  106. Sueli disse:

    Boa noite preciso da sua ajuda 🙁 estou com 78 K

  107. Belo conteúdo, parabéns pela qualidade do material!

  108. Lucas disse:

    Você é uma boa inspiração e parabens pelo blog.

  109. Lila disse:

    Hoje é um dia chato, pois apesar de comer saudavelmente e estar suando feito louca na academia, o ponteiro subiu 200g na última semana. Poxa, eu tenho 1,55 e atualmente 62,8, minha nutricionista falou que eu se eu perder uns 5 a 8 quilos, está ótimo, mas não consigo chegar aos 60.
    Estou frustrada hoje =/

  110. Sabrina disse:

    É possível emagrecer tendo uma boa orientação em reeducação alimentar e atividade física. Você é um exemplo disso. Não só por ser médica mas também por ter sido obesa na infância, posso dizer que não há milagres quando o assunto é emagrecer e sim esforço e força de vontade. Falo sobre saúde aqui:
    http://www.liveforexperiences.blogspot.com.br/

  111. Gabriella disse:

    Oi Michele, poxa adorei seu blog, vou visitar sempre e acompanhar suas dicas. Sua história me inspirou muito e agora estou determinada a mudar e ter o corpo que sempre sonhei, eu vou lutar para emagrecer 15kg, e força de vontade é o que não me falta! E muito obrigada por compartilhar sua história. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *