Quinoa: um super alimento semeado há milhares de anos atrás

Por Michelle Franzoni em 11 de abril de 2013

quinoa blog da mimis

O ano é dela!

Cultivada a milhares de anos pelos povos andinos, a quinoa foi pauta de destaque na ONU em 2013. Em reunião com líderes dos países membros, em fevereiro deste ano foi apresentado pela delegação da Bolívia,  um plano para o Ano Internacional da Quinoa, com o objetivo de promover a produção e o consumo do cereal.

O projeto, chamado ‘Quinoa: um futuro semeado há milhares de anos’,   visa ampliar o conhecimento do grão como um aliado no combate à fome e desnutrição mundial

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, evidencia o grão como símbolo cultural e alimento básico na dieta do povo andino há milhares de anos e   afirma: “A Quinoa já está pronta para receber o reconhecimento global”.

quinoa blog da mimis 9

Então chegou a hora desse super alimento receber nossa atenção, não é mesmo?

Eu já conhecia e faço uso da quinoa há algum tempo. E o post de hoje é para sabermos as curiosidades e propriedades desse cereal super.

A quinoa é um  alimento vegetal que se destaca por apresentar um elevado teor de proteínas, além de conter praticamente todos os  aminoácidos essenciais que precisamos. De fácil cultivo, a quinoa aparece como um alimento super rico na dieta onde a proteína animal está ausente, além de ser um alimento livre de glúten, tornando excelente opção para as pessoas que têm intolerância.

Olhem que magníficas as cores do plantio. Parece uma obra de arte!

quinoa blog da mimis 6

quinoa blog da mimis 7

quinoa blog da mimis 8

Os incas se referiam à quioa como  a “mãe de todos os grãos”. Este cereal teve grande importância para as civilizações pré-colombianas andinas, sendo superada somente pela batata. Apresenta uma boa diversidade de uso. Os grãos de quinoa pode ser  tostados e transformados  em farinha para fazer pão e outros alimentos. Cozida, também pode ser  adicionada a sopas e saladas. A alta gastronomia contemporânea já adotou o grão nos cardápios e a quinoa faz sucesso por onde passa.

Confira alguns dos seus benefícios!

– Pacote de proteínas: a quinoa é um grão super proteico! Isso é excelente para complementar a dieta diária. Ela ainda possui aminoácidos essenciais ao nosso organismo.

quinoa informações nutricionais calorias blog da mimis
– Rica em fibra:  Em 30 gramas do grão cru, temos 1,53g de fibras. Uma dieta rica em fibras  é importante para a saúde e para quem quer perder aqueles quilinhos extras.

– Cálcio: Não é somente nos derivados do leite que encontramos cálcio. O cereal ainda possui boas quantidades do mineral. Como a outros alimentos que contém cálcio, quinoa também é importante no no sistema esquelético e na formação dos dentes.

– Antioxidante: a quinoa é um poderoso antioxidante, por apresentar bons níveis de cobre e magnésio. Essas duas substâncias auxiliam na produção da superóxido dismutase,  que é uma enzima importante no nosso corpo.

– Glúten Free: livre de glúten, a quinoa aparece como alternativa fantástica para quem tem intolerância a esse composto.

– Benefícios nutracêuticos: Além de proteínas e nutrientes, estudos revelam que a quinoa contem  polifenóis, flavonóides e fitoesteróis, benéficos para o organismo.

– Saciedade: A quinoa possui baixo índice glicêmico, fazendo com que sua glicose seja lentamente absorvida pelo corpo. E isso é excelente para quem faz dietas, como vimos AQUI.

– Rica em minerais: Fonte de ferro, manganês, fósforo e de magnésio, atua na prevenção de doenças cardiovasculares.

– Antinflamatória:  solução para as pessoas que têm problemas com sintomas de alergia ao glúten ou irritação intestinal por produtos derivados do trigo.

– Fácil de servir: Apresenta uma variedade de usos para o dia a dia. Saladas, sopas, pratos quentes, pães, a quinoa também pode ser utilizada nas frutas e doces.

E aí? Prontos para adicionar a quinoa à lista de compras? Eu compro a granel em emporios de produtos naturais, mas você pode achar nos supermercados também, porém o preço costuma ser maior.

E neste POST você encontra a receita da minha super Quinoa à Grega e AQUI  o quibe de quinoa.  Confira!

Fotos: autores desconhecidos. 

* A publicação desse material só é autorizada mediante citação da fonte (Michelle Franzoni do Blog da Mimis e link:http://blogdamimis.com.br/)

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

44 respostas para “Quinoa: um super alimento semeado há milhares de anos atrás”

  1. Viviani Marchesini disse:

    Mimis a quinoa pode ser consumida crua?

  2. Carolina disse:

    Amei o post!

  3. Paula disse:

    Bom dia ! Que tudo esse blog, amo comidinhas funcionais. Dá aquela sensação, ” faço algo de bom por mim/ pelo corpo “. Mas tenho um problema, quero comer tudo (que é natural), compro tanta coisa e não sei como usar… Acabei misturando e fazendo suco todos os dias. Misturei linhaça, goji, farinha seca barriga, chia. Tomo óleo de coco antes de malhar. Quero tudo e gosto de tudo isso !!! Mas será que posso uasr tudo, todos os dias?

    Beijos

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi Paula! Se você quer emagrecer é preciso controlar a ingestão de calorias. Ou seja, mesmo se alimentando com produtos saudáveis é preciso controlar. Veja se sua dieta está balanceada. Beijos!

    • Nayanna Silva disse:

      A minha dúvida é exatamente essa, já que vários alimentos saudáveis são recomendados o consumo diário, então como consumir diariamente tanta coisa mesmo que em pequenas quantidades cada uma??? Tipo assim: li um artigo que o ideal para que se tenha efeito é o consumo de 3 verduras diferentes por dia, 3 a 5 frutas por dia, 3 colheres de aveia diariamente é o ideal, linhaça o ideal são 2 colheres diariamente, gergelim 1 colher, soja 150g de grão diariamente, chá verde a quantidade recomendada é de 4 a 6 xícaras por dia, e por aí vai rsss, então essa é minha dúvida: como consumir diariamente todas essas coisas que são consideradas ideias em certas quantidades???? me ajude, please

      • Michelle Franzoni disse:

        Os alimentos se como,ementam e não é preciso consumir tudo de uma vez pois os mesmos nutrientes de um pode ter em outro. É preciso equilíbrio até mesmo na ingestão de boa alimentação. Beijos!

  4. […] Eu como 1 sanduíche com bastante frango desfiado + 1 porção de fruta + quinoa, chia, aveia ou amaranto ou mamão recheado. Nos dias de treino de inferiores eu capricho […]

  5. […] meu treino é em seguida. Eu como 1 sanduíche com bastante frango desfiado + 1 porção de fruta + quinoa, chia, aveia ou amaranto ou mamão recheado. Nos dias de treino de inferiores eu capricho mais […]

  6. maria fatima disse:

    mimis.tudo bem.olha sempre sigo teus comentariios e suas receitas.agora me responda eu posso seguir todas sua dicas.pois estou na menopausa sera que consigo os mesmo resultado que outras pessoas obtem.esmagrecendo tb.com todas suas dicas.me responda por favor.

  7. Sueli disse:

    Mimis, to procurando receitinha de sopa, tem?
    bjo!

  8. […] que é super nutritiva e eu adoro.  Considerada um super alimento,  falei dela AQUI. Quem não char quinoa, tenta substituir por aveia em flocos e depois me conta se ficou bom, […]

  9. […] que é super nutritiva e eu adoro.  Considerada um super alimento,  falei dela AQUI. Quem não char quinoa, tenta substituir por aveia em flocos e depois me conta se ficou bom, […]

  10. […] Usei a quinoa que é super nutritiva e eu adoro.  Considerada um super alimento,  falei dela AQUI. Quem não char quinoa, tenta substituir por aveia em flocos e depois me conta se ficou bom, […]

  11. […] • 1 clara • 1 col. (sopa) de semente de chia • 1 col. (sobremesa) de farinha de linhaça (ou quinoa em flocos) • 1/2 cebola média em cubinhos • 1/4 de xíc. (chá) de salsa picada • Sal e […]

  12. Karynna Espinoso disse:

    Mimi,
    Eu tinha um certo preconceito com a quinoa, uma vez coloquei a farinha em um shake e ficou com um gosto e um cheiro muito estranhos. Mas depois que achei o seu blog resolvi dar uma nova chance ao super cereal e fiz a receita de quinoa a grega.
    Amei agora estou apaixonada pelo grão, é incrível eu comi duas colheres de sopa da receita, um bife, alface (não pode faltar na dieta) e duas fatias de berinjela grelhada e me senti saciada por varias horas. Obrigada pelas receitinhas MARAVILHOSAS!
    BEIJO
    Kaka

  13. Caroline Lima disse:

    Oi, puxa só queria te agradecer muito pelo exemplo de superação como um todo na sua vida, você é muito linda e se tornou um “objetivo” pra quem não conseguia parar de pensar comer… desde pequena sofro com oscilações de peso, e quando passei a conhecer sua história me “apaixonei” rsrs, faz um mês que decidi mudar de vida e passar a ser saudável, emagreci 2,5 kg, com muita luta!!!! Mas o melhor de tudo é que por ver meu entusiasmo minha mãe que é hipertensa e meu pai que é diabético mudaram a alimentação por completo, e conseguiram amenizar os sintomas de suas doenças, e se sentem muito melhor!!! MUITO OBRIGADA, você é um espelho pra nós…beijos

  14. Érika Araujo disse:

    Olá Mimis!!….primeiro quero lhe dar parabéns pelo corpão que conseguiu ter. Estava eu deitada no meu quarto neste último domingo 28/07/2013, depois de um feriadão no Rio de Janeiro, onde comi muuuuuito e com a vida sedentária de ultimamente, com várias dietas começadas e sem sucesso abandonadas, desgostosa da vida por estar com 31 anos apenas, 1,67 de altura e pesando 89 kg, Quando me deparo no programa da Eliana com uma mulher liiiinda, com o corpo que todas nós pedimos a Deus contando sua história de sucesso, me senti extremamente motivada, e parti para a esteira caríssima ( R$ 3.500,00 ) que comprei em 12 parcelas sem juros! (rs…) e estava lá, PARADA! virando enfeite….fiz 1 hora de caminhada com intervalos de corrida leve, e desde domingo entro no seu blog todos os dias, sigo no face o insta e sempre que me sinto desmotivada entro pra ver suas fotos e dicas. Fui uma adolescente magérrima, porém as 15 anos engravidei, e de 47 kgs )era muito magra e comia de tudo) cheguei aos 8 meses de gestação com 79kgs (ainda bem que minha filha resolveu nascer antes, porque se chego aos 9 meses eu estouraria feito Dona Redonda), até aí tudo bem porquê ela nasceu e meu peso depois estabilizou entre 70 e 72 kg, e foi aí que surtei, achando que estava gorda e fui a um “especialista” em emagrecimento, e tomei as famosas anfetaminas, sequei….fiquei um palito cabeçudo! …..mas assim que parei de tomar cheguei a 80 kg facilmente, entrei e sai da academia várias vezes, fiz inúmeras dietas sem sucesso por minha exclusiva culpa, por ser extremamente radical cortando tudo e chegava uma hora que eu surtava e me pegava devorando tudo e aí largava a dieta. Estou nessa guerra de peso desde os meus 20 anos de idade e a um ano e meio trabalhando, fazendo faculdade de noite, sendo esposa, dona de casa, mãe e esposa, tenho sempre deixado o meu corpo de lado, apesar de ser muito vaidosa, sempre cuidando dos cabelos, unhas, make….mas o corpo? embagulhando cada vez mais…., então resolvi acordar 1 hora antes do normal e fazer 30 minutinhos da minha vida em cima daquele elefante branco que comprei e virou enfeite, e depois uns abdominais…..impressionante como você me motivou e motiva!….tens sido a minha força! e espero voltar a te contatar com resultados, ainda estou no processo de inserção do hábito da atividade física, ainda mais tendo que acordar mais cedo que o normal, já que chego bem tarde da faculdade e sempre tenho algo pra fazer ainda e aí já viu né! vou dormir tarde, e pra acordar é um Deus nos acuda!!!!…rs…., Mimis muito obrigada por motivar pessoas assim como eu, ainda não voltei pra academia porquê estou meio enroladinha financeiramente ” sabe como é vida de universitário né!”, mas quero muito chegar pelo menos aos 70 kgs e me sentir novamente uma mulher bonita e atraente, menina nem pedreiro em obra tá fazendo psiu pra mim!…rs …..é triste isso! CHEGAAAA!!!! ….bjs no coração.

  15. Bruna Veiga disse:

    Olá, Mimis.

    Está de parabéns pelo blog e IG. Estou mudando toda a mnha alimentação também e tenho uma pequena dúvida em relação a Quinoa.

    Apos cozinhar, posso congelar?

    Beijos

  16. […] esse dias a a farinha de quinoa e resolvi testar nessa receita. Já falamos dos seus benefícios AQUI. Ela ficou perfeita na […]

  17. […] receita de hoje é especial. Resolvi aproveitar os benefícios da QUINOA  e fazer uma variação do nosso […]

  18. Patrícia disse:

    Oi Mimis, adoro seus posts! Ajudam muito a não perder o foco da dieta. Agora, gostaria de saber qual é a dose diária recomendada da quinoa. Obrigada.

  19. karine disse:

    comi outra semana em um restaurante uma salada deliciosa de quinoa. ai comprei ontem um pacotinho e hj vc vem falado dele. muito legal

  20. Renata Lujan disse:

    Olá, adorei o post, porém tenho uma dúvida, eu faço uso da quinoa em flocos, mas qual a quantidade diária q devo consumir?
    Obrigada.

  21. Rodney disse:

    Obrigado pela dica!

    Já estava consumindo por consumir,mas agora que descobri seu blog que fala bem claro,continuarei a consumir diariamente,pois estou me sentindo bem graças a Deus e a quinoa.

  22. mariana carvalho disse:

    OI MIMIS FIZ A RECEITA DE QUINOA NOOOOOSSA TO VICIADA QUE DELICIA!!ESTOU SUBSTITUINDO O ARROZ!!!!

  23. martha disse:

    Oi mimis, olha eu aqui outra vez, alias ando mais por aqui do que tudo ultimamente.
    Gostaria de saber sobre as barrinhas de cereais, vc tem algum post sobre o assunto? pq eu não achei .
    nem preciso dizer o quanto eu acho vc maravilhosa,né?! mas digo assim mesmo, _ vc é o maximo. Obrigada por existir.
    bjo grande

  24. Nicole disse:

    Que tal substituir o arroz arbóreo do risoto pela quinoa? Fica ótimo. Bem que podia postar uma receitinha pra gente, né, Mimis? Beijos!

  25. […] ou potinho bem bonito e se quiser, adicione outros complementos saudáveis, como  CHIA, AMARANTO, QUINOA  e IOGURTE. Mas não se esqueça de encaixar as calorias no seu dia a […]

  26. RENATA disse:

    Super atual heim Mi ….. bjs e bom fim d semana … 🙂

  27. Michele disse:

    Olá Mi, tudo bem? Adoro quinoa, substitui o arroz branco por ela e uso pra tudo o grão… compro tbm. em flocos para comer com iogurte e quando faço omelete para o café da manhã…. muito bom! No início vc pode achar o gosto meio forte (principalmente em floco), mas depois vc se acostuma! O ponto negativo é o preço!!! Muito caro… aqui no interior de Sp 250grs custa R$ 19,00 enqto. 5kg de arroz custa R$ 5,00. 🙁

  28. Susan disse:

    nossa mto imteressante, já faço uso dela, agora então….

  29. joelma disse:

    Que tal vc deixar registrado aqui uma lista de compras saldáveis!! bjos

  30. […] vimos AQUI que a quinoa é um alimento muito completo, se apresentando como mais uma opção saudável e […]

  31. Tathy disse:

    No Globo Repórter de hoje vai falar sobre a Quinoa!

  32. Ca Fonseca disse:

    Amo quinoa!! Uso ate como substituto do arroz nas refeiçoes do dia a dia. Muito mais saboroso e com muitos beneficios!

  33. Marina disse:

    Tô doida por essa receita! Até já comprei a quinoa que está esperando ansiosamente pra ser usada! Rsrs

    • Marina disse:

      Mimis!!! Posta fotos na sua fase intermediária!! Quando ainda não tinha alcançado seu objetivo final!! Mostra um processo evolutivo! Porque é justamente quando estamos na metade do caminho que desistimos… Achando que nosso corpo não consegue chegar ao resultado final que tanto desejamos!! Acho que vsi ajudar muitas leitoras! Bjo

  34. Malu disse:

    Nossa, passei a manhã pesquisando sobre a Quinoa pra poder incluir na dieta e quando abri o blog e me deparei com esse post fiquei mais animada ainda!!! Acho que está na hora de aderir.. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *