SuperAção Rita: No mundo dos esportes

16

rita rodrigues esgrima blog da mimis 4

Rita é uma garota paulista de 22 anos, que pratica um esporte bastante diferente. Atleta de esgrima ela conta que na sua casa, esporte sempre foi obrigação.Instigada pela mãe, fez natação quando criança e logo partiu para uma escolinha de esportes onde fazia diversas modalidades na mesma aula. Dali, aos 10 anos começou a jogar tênis e também tentou yoga. Mas ainda não tinha achado qual era a sua turma e ficou meio desanimada.

Foi quando o irmão começou a fazer esgrima que ela se encantou com o esporte. Decidiu que era aquilo que queria. Em 2005, aos 14 anos iniciou a prática mais por diversão. Dois anos depois, ela teve a oportunidade de treinar um mês no exterior e voltou diferente. Em 2008 foi campeã brasileira na sua categoria, ganhou alguns podiuns sulamericanos e sua mala estava sempre pronta para viajar o mundo competindo. Ela conheceu Peru, Equador, Chile, Venezuela, Azerbaijão, Alemanha, França, Espanha, México, China, Hungria, e não parou mais. “A esgrima me transformou por completo, mudei meu jeito de ser. passei a confiar mais em mim mesma, fiz muitos amigos, aprendi valores! Passou a ser meu trabalho, meu “sustento”. E definiu minha escolha profissional.” Por causa da paixão pela modalidade, Rita hoje cursa a faculdade de  Esporte na USP.

image[6]
A garota exemplo de saúde e dedicação, que mostra diariamente pratos lindos no seu instagram (@rodrigues_rita), nos conta um pouquinho mais da sua história, e mostra que também já brigou com a balança, estando nos dois lados da situação: excesso de peso e baixo peso.

image[4]

Rita diz que sempre tentou se  alimentar bem, e gostava de vegetais, legumes e frutas, mas não era tão regrada como atualmente. Em 2010, um pouco acima do peso, ela precisou emagrecer por causa do esporte. Foi então que começou a estudar sobre alimentação e começou a fazer dieta por conta própria, mesmo tendo uma equipe a sua disposição.

rita rodrigues esgrima blog da mimis

Ela passou da conta. Rita admite que fez tudo errado e dos 64kg foi parar nos 46kg. Com vários problemas por causa do baixo peso e da dieta feita errada, Rita teve ainda uma queda no rendimento nas competições e treinos. “Não dá para atleta se alimentar mal. Foi a maior besteira que fiz!… Antes era uma neurótica por calorias e comida light (que diga-se de passagem, são lotadas de porcarias artificiais e tem todo seu valor nutritivo retirado!), mas agora estou encontrando o equilíbrio!”.

 image[3]

Atualmente, Rita tem acompanhamento com uma nutricionista esportiva que ensinou a ela sobre a importância de escolher alimentos nutritivos, que façam bem para o meu corpo, e que lhe dê  energia. Ela comenta: “sempre que vejo alguma menina ingerindo pouca comida no Instagran eu já vou “encher o saco” e alertar do que pode acontecer com ela. O limite entre saúde e doença é muito tênue!”

rita rodrigues esgrima blog da mimis 6

Suas refeições  são sempre compostas por carboidratos, proteínas e gorduras boas. Se ela come uma fruta, ela nunca vem “sozinha” e sim acompanhada por algumas amêndoas ou queijo magro. “Minha única preocupação é fornecer nutrientes para o meu corpo, aliado ao prazer, claro!”.

A  alimentação saudável tornou-se algo natural para ela! Olha que exemplo! “Amo salmão, abacate, iogurtes (naturais, aqueles firmes, sem açúcar), quinoa, aveia, pasta de amendoim, ovos, batata-doce, etc! Quando quero comer um docinho prefiro uns quadradinhos de chocolate 100% cacau ou frutinhas secas.”

Alimentos processados e industrializados quase não fazem parte do seu cardápio, e  no momento, Rita faz dieta hipercalórica para ganhar massa magra, ou seja, come mais calorias que gasta no dia para ganhar peso em forma de músculos.

A rotina de treinos da Rita é bastante intensa, pois ela estuda em horário integral e precisa se adaptar. No intervalo do almoço, ela treina corrida e membros inferiores na faculdade. Depois das 17 horas, vem mais treino por aí e ela só vai descansar as 21 horas!  Rita faz isso de  segunda a sexta, e aos sábados de manhã,  ainda rola um jogo com a equipe Master. Ela diz que  a rotina é  bem cansativo e precisa ter disciplina para conciliar com os estudos. Mas com tudo isso, ela é ótima aluna na faculdade.

rita rodrigues esgrima blog da mimis 5

Quanto ao sacrifício de ser atleta, com seus duros treinos e carga emocional das competições, Rita comenta que nunca teve lesões sérias pois previne com um trabalho de reforço muscular, mas diz que tem amigos que com sua idade já tiveram que operar o joelho. “Fazemos de tudo pelos nossos sonhos… Acho que não existe satisfação maior do que competir pelo meu país e meu clube”.

rita rodrigues esgrima blog da mimis 5

Recadinho da Rita para vocês:

Busquem uma atividade que lhe-deem prazer! O esporte tem a capacidade de mudar vidas! Parece exagero mas é verdade! Acho que cada pessoa tem uma atividade física na qual se identifica! É só tomar a iniciativa e não ter medo de mudar, tentar coisas novas! E alimentem-se de comidas de verdade, ricas em nutrientes e frescas, que tragam energia para o corpo! Ter alimentação saudável é muito mais do que contar calorias!

 Para saber mais sobre esgrima, acesse o site da Associação Brasileira de Esgrimistas

 Neste POST eu dou dicas de como escolher a atividade física ideial e AQUI eu conto como deixei o sedentarismo e comecei a praticar atividade física. 

superacao blog da mimis michelle franzoni antes e depois

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

16 Comentários Mostrar comentários

  1. silvna rita da silva borges em

    mimis consegui perde 40 kilos com ajuda do seu blog gostaria que vc publicasse minha historia para que servi de exemplo como a sua serviu pra mim.

  2. Quero perder alguns quilinhos e com seu blog ta sendo muito mais fácil, adoro ver suas receitas light que é bom pra saúde e ainda ajuda emagrecer…
    Abraços

  3. Olá meu nome é Cláudia Santos mãe de uma menina linda , dona de casa , casada e quando tenho um tempinho sou cabeleireira também pois essa é minha profissão que amo.

    Tenho 30 anos e como varias pessoas lutei durante muitos anos contra a balança com remédios na maior parte desse tempo ;bom mais vamos além , quando engravidei as coisas pioraram muito e fui aos 100 quilos com apenas 1,57 cm de altura ,e mesmo depois de um após ter tido meu bebe estava com 92 quilos em fevereiro e fiz uma dieta e perdi 4 quilos e só , não conseguia emagrecer mais até que dia 28 de agosto deste ano resolvi me amar mais e cuidar da saúde e bem estar ,hoje consigo ver os resultados da minha mudança .e quando iniciei foi vendo sua reportagem em um programa da tv então vi que também poderia conseguir emagrecer .

  4. OI MIMIS ME CHAMO ALEXANDRA ESTOU PESANDO 123KG TENHO 30 ANOS ESTOU DESISPERADA NAO SEI OQUE FAÇO AS VEZAE ACHO QUE VOU ENTRA EM DEPRESAO ATE ESTOU PENSANDO EM FAZER REDUÇAO DE ESTOMAGO ME AJUDE

  5. Oi Mimis como vai?
    Gostaria de conversar com vc… Tem algum e-mail q posso enviar? Pq te sigo aqui e no instagran… E queria conversar, como pode me ajudar?
    OBrigada

  6. Mimis,

    Em primeiro lugar quero te parabenizar pela sua conquista.
    Eu vivo brigando com a balança. Trabalho o dia todo fora de casa. Agora me matriculei em uma academia no periodo noturno. Espero conseguir emagrecer. Mudei toda a minha alimentação, estou tendo orientação de uma nutricionista. Mas gostaria que vc me desse dicas de como me exercitar ffora da academia. Ja comprei uma biclicleta. Espero conseguir emagrecer, não so por questões esteticas mas por saúde e bem estar.

  7. Parabéns Rita!!!! Um super exemplo e motivação para as pessoas q acham q dieta é só contar calorias! Tenho aprendido muito com vc e adoro seus puxões de orelha no meu IG!!! Beijos @grazifitness

  8. Nossa, fiquei super feliz de ver a Rita aqui no blog! eu a conheço há uns 7 anos e foi por causa dela que conheci seu blog, na verdade! Desde o ano passado, babo no instagram dela com os pratões enormes de salada e coisas saudáveis e por causa dela, também, decidi mudar a minha alimentação!
    Impressionante como um modelo de vida saudável atua como uma corrente do bem nas redes sociais! 🙂
    Muito sucesso pra Rita e para você, Michelle!

  9. Oi Mimis, tudo bem?
    Desculpe o comentário um pouco dissociado desse último post, mas é que há dias venho procurando a goma hidratada de mandioca (para tapioca) em Floripa e não encontro. Hippo, Angeloni… Nada. No mundo verde falhado daqui também não acredito que vá encontrar. Até que vi você postando no instagram sobre tapioca e gostaria muuuuuuuito de saber aonde você compra a goma hidratada aqui!
    Obrigada desde já e grande beijo pra você!

×