Constipação Intestinal

Por Michelle Franzoni em 27 de março de 2014

 

constipacao-capa-2-blog-da-mimis-michelle-franzoni

A constipação é  um problema muito comum e é motivo de queixa de muitas mulheres. Eu costumo dizer que tenho um sistema digestivo abençoado porque sempre funcionou direitinho mesmo quando eu não tinha uma vida tão saudável. 

Mas como é um assunto recorrente aqui, resolvi pesquisar um pouquinho sobre a popular “prisão de ventre” para aprendermos mais.

Esse assunto ainda é tabu para muitas pessoas, que se envergonham de falar sobre isso. Gente! Mas estamos falando de saúde e então deve ser tratado com todo o nosso respeito e atenção.

Olhem só! Pesquisadores apontam que cerca de 18 milhões de brasileiras sofrem de prisão de ventre.

O sistema digestivo é um dos mais sensíveis quanto à ações externas como estresse, alterações de humor, hábitos poucos saudáveis, problemas emocionais, mudanças e viagens. Sendo o sistema que mais sofre interferências emocionais precisamos cuidar não apenas da alimentação mas também do emocional como eu disse AQUI. 

É difícil diagnosticar exatamente os caso de constipação intestinal porque existem vários motivos e sintomas, e na medicina cada caso é um caso. Para os médicos o normal é que a pessoa vá ao banheiro de 3 a 12 vezes por semana. Então se você vai no banheiro fazer o número 2 dia sim, dia não, não tem qualquer problema.

Ah! Só é considerado constipação quando a evacuação é insuficiente ou necessita de um grande esforço para ocorrer, o que pode causar grande desconforto na rotina e até  problemas mais sérios como desnutrição, gases, anemia, fissuras, hemorróidas, entre outros.

É por isso que a  saúde do intestino é fundamental para o nosso corpo, pois é nesse órgão que acontece a absorção de água e  nutrientes, indo muito além da simples digestão.  

Os principais fatores que afetam a saúde do intestino são a escassez de fibras ingeridas no dia a dia, decorrente de uma alimentação pobre em nutrientes.  Além disso, o excesso de alimentos refinados como açúcar branco, farinha branca, frituras, bebidas alcoólicas e carnes vermelhas também podem comprometer o funcionamento do sistema digestivo. 

Intestino_personalizado_03

Fig2. Saúde do Intestino. Fonte: Vitawell (adaptado)

A mastigação é outro fator que influencia a digestão, assim como excesso de líquidos durante as refeições e pouca ingestão de líquidos ao longo do dia. Esse fatores vão comprometer a formação do bolo fecal e podem causar inflamações na mucosa do intestino.

O fato é que hábitos não saudáveis favorecem muito para um transito intestinal lento e dias sem ir ao banheiro. Ingerir pouco líquido, alimentação pobre em fibras, sedentarismo, estresse, tudo isso colabora para a prisão de ventre, retenção de líquido, inchaço abdominal e todas essas coisas horríveis que acontecem com a gente!

Não é fácil! Mas dá pra melhorar! Semana que vem vou postar as dicas para dar tem um intestino funcionando bonitinho!

Quem sofre com esse problema acha que uma alimentação saudável ajuda ? Deixe seu depoimento!

 

 

 

 

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

93 respostas para “Constipação Intestinal”

  1. Laura disse:

    Boa tarde, nos últimos meses tenho sentido com regularidade um inchaço na barriga e dores abdominais, será que é prisão de ventre? E já agora, o que aconselham que tome para aliviar estes sintomas? Obrigado desde já.

  2. Paulo disse:

    Como fruta, saladas bebo bastante água não como massas e alimentos constipantes.
    Mas mesmo assim tenho que fazer esforço para evacuar.
    Um dia sai bastante outro não sai nada.
    Isso deixa com ansiedade e nervosismo.
    Quando vou dormir já fico pensando como será minha evacuação no dia seguinte.
    Tomos vários remédios, não para constipação.
    Para constipação só rutina e Fiber Mais
    Me ajudem

  3. andressa disse:

    Mimis eu to acompanhando uma dieta mais saudável. Sucos verdes todo dia como de 3 em 3 horas faço alguns exercícios. Mais antes de tudo isso eu ia no banheiro pelo menos 2 vezes por dia e agora posso tomar suco verde o tempo todo e só vou uma mísera vez no banheiro. Isso não era pra me limpar e não to perdendo peso pq não vou no banheiro direito me sinto entupida. Me ajuda 🙁 bju abraço

  4. As ervas aromáticas são excelentes remédios naturais! Recomendo o uso delas para tratar problemas de saúde ou para fazer chás. Se você está apenas começando a sentir um arranhão em sua garganta, ou se já está com uma gripe, tente beber este chá para gripe caseiro, um chá bom para gripe, que mata as bactérias, solta o muco, é um tranquilizador chá para dor de cabeça e permite você lutar naturalmente contra a gripe. De que chá estamos a falar, o chá de limão e mel, e o chá de alho para gripe.

    Tudo Sobre Chá

  5. Yane disse:

    Oi Michele. Eu comecei uma dieta há duas semanas, não estou comendo farinha branca, reduzi o consumo da carne vermelha pra uma vez na semana, bebo um copo de água gelada com limão todos os dias de manhã em jejum, estou comendo alimentos ricos em fibras (mamão, linhaça, chia, farinha de maracujá, farinha de banana verde etc), não como nada derivado do leite, às vezes qndo bato uma vitamina é com leite desnatado, tomo em média 2l de água todos os dias, e estou fazendo atividade física. Acontece que eu perdi 4kg nessas 2 semanas, mas o meu intestino ta preso, nunca tive intestino preso, antes de começar a dieta eu ia no banheiro todos os dias, agora mau mau um dia sim um não. Queria saber o q pode ser, pq eu achei q ingerir fibras com bastante água melhoraria o funcionamento do meu intestino, mas piorou. Obrigada! Adorei a matéria.

    • Joana disse:

      Yane, estou com o mesmo problema. Como ameixa e linhaça quase todos os dias, só consumo produtos integrais e ricos em fibras, e meu intestino funciona pior do que antes da dieta. Como você conseguiu resolver o seu problema?

    • Marcela disse:

      Por incrível que pareça tive esse problema quando comecei uma dieta. Comia fibras e bebia bastante água, além de fazer atividade física e tive constipção intestinal. Indetifiquei duas causas para o problema. A primeira é a redução do volume de alimento ingerido e a segunda e principal foi a redução drástica de ingestão de gordura.

      • Rosemary Sanchez Ribeiro disse:

        Oi Marcela, iniciei a semana passada um reeducação alimentar e estou com o mesmo problema, mesmo tomando 2 litros e 1/2 de água, chia, linhaça, frutas e cereais integrais, meu intestino está preguiçoso, mas seu comentário me fez entender que você está certa. Eu até tinha pensado isso.

        • Michelle Franzoni disse:

          Oi meninas! Realmente vamos menos ao banheiro por causa do volume de comida. Já a gordura não me afetou. Agora uma coisa é constipação e outra é ir menos vezes ao banheiro .Atentem para isso 🙂 Bjks!

  6. Monique disse:

    Michelle , sua matéria esta incrível !!
    Gostaria de convidá-la a vir conhecer nosso consultório e essa técnica milenar, pouco conhecida no Brasil , muito usada na Europa e pelas celebridades de Hollywood.
    Uma técnica segura e indolor de limpeza intestinal , que promove a reeducação dos intestinos e desintoxicação geral do corpo , aliado a homeopatia.
    Ficaríamos muito felizes com sua presença.
    http://www.spacolonterapia.com.br
    Obrigada Monique

  7. Bruna disse:

    Fiz de tudo mesmo e somente com laxante consigo ir aos pés. Não dá mais…

  8. luciana disse:

    eu estou fazendo reduacaçao alimentar mas não posso fazer exercicios porque tenho minha amada mamãe e ela nao pode ficar mais sozinha entao comecei a dançar eu ja eliminei 43k e tenho mais trinta cada mês fica mais dificil mas eu não vou desistir. bjs

  9. IRONILDE ANGELO DA COSTA disse:

    Minha sobrinha, professora de Educação Física, e está com dificuldades para defecar, come muita fibra, mas tem muito problemas emocionais…0brigada

  10. Edna disse:

    Preciso de ajuda,já faz três semanas que não vou ao banheiro e,nem sinto vontade,já tomei lacto purga e também fiz a lavagem e,nao reslveu nada.Estou com muito medo,eu tenho médico esta semana.gostaria de saber se tem alguém passando pelo mesmo problema? obrigada

  11. oi Mimis , achei seu blog muito interessante , e este post em particular , porque sou medico e atuo nessa área , gostaria que vise o meu site , sobre hidrocolonterapia , terapia usada para detoxificar o corpo e curar definitivamente a constipação . Por ser natural e obvio que não se divulgue muito . um abraço Pablo

  12. CAROL disse:

    OLA, GOSTARIA DE SABER SE, POR EXEMPLO MORO NO RIO GRANDE DO SUL ONDE FAZ MUITO FRIO, TOMAMOS MUITOS CALDOS, GALINHADAS E TAL, PRINCIPALMENTE A NOITE, SERA QUE COMENDO A NOITE POSSO COMPENSA NO OUTRO DIA EM COMER UMA COISINHA LEVINHA, NA MANHA SEGUINTE PARA NÃO ACUMULAR TANTAS CALORIAS?

  13. Katia disse:

    Oiii

    O conhecimento é a chave. Eu tinha problemas de prisão de ventre, mas a partir do momento que comecei a inserir fibras, mais água, enfim, alimentos saudáveis em minha dieta, e diminuí alimentos refinados, o funcionamento do meu intestino melhorou drasticamente, e com isso, a disposição, a pele, o humor também, e inclusive me auxiliou muito na perda de peso.
    beijos Mimis e sucesso.
    Deus te abençoe

  14. Paula disse:

    Olá Mimis!!
    Sigo vc no insta e adoro suas dicas. Te parabenizo pela dedicação e força de vontade de ter uma vida saudavel.
    Sofro muito com prisão de ventre, inchaço, mal estar, determinados alimentos saudaveis me causam desconforto, porém, levo uma vida saudavel, pratico atividades fisicas, bebo muitas agua, frutas, verduras, nada de frituras, açucares, e farinha branca. Faço todas as receitas que me passam para ter um intestino fincionando, mas nada acontece e não gosto de laxantes pq vira um ciclo vicioso. No meu caso vida saudavel ajuda mas não resolve, penso que já é caso ajuda médica e tratamento.
    Obrigada pelas postagens, são sempre uteis para o nosso dia-a-dia.

  15. Lorena disse:

    Bom dia Mimis,

    Muito bom estes post. Eu tive câncer de intestino em 2012 e um dos fatores era a mpa alimentação que eu levava e o sedentarismo. Eu tinha 25 anos e hoje com 27 levo uma vida super saudável, apesa de ainda assim o meu instestino ser preguiçoso.
    Mas alimentar bem, e fazer atividade física é o essencial para manter a saúde do nosso organisomo.
    um beijo a todas.

  16. Brenda Sales disse:

    Olá Mimis,
    Conheci seu blog a mais ou menos um ano, e desde então não deixei de conferir seus posts sempre! Tenho 15 anos e era gordinha, comecei a malhar com 13, mas não levava a sério faltava mais do que ia e a alimentação precária do mesmo jeito, pois não acreditava que conseguiria emagrecer, já tinha me acostumado a ser gordinha e pronto, foi então que comecei a pesquisar e conheci vários blogs, e fiquei admirada com sua trajetória, foi um grande incentivo para mim. Comecei a seguir suas dicas de alimentação e culinária, e fui me apaixonando pela culinária saudável. Com incentivos como o seu, e um acompanhamento de uma nutricionista, consegui emagrecer 18 kg de forma saudável, apenas com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos, também tinha o intestino muuito preso, perdia até as contas dos dias em que funcionava ou não… depois de mudar a alimentação e me exercitar mais, agora funciona direitinho (hehe) cortei os exageiros e alguns alimentos também, inseri outros saudáveis e hoje nem sinto (muita) falta das gordices. Obrigada por manter um blog como este, que ajuda pessoas como eu, e nos mostram que não estamos sozinhas, e que só basta querer e dedicar. Bjos você é muito linda e dedicada! (:

  17. Fabiana Coutinho De Oliveira disse:

    Oi Mimis, sou sua fã desde o dia 14 de janeiro de 2014, quando vi seu blog pela primeira vez, desde então, emagreci 10 quilos com exercícios e RA, mas meu intestino ainda é uma bagunça e sofro demais, aguardo suas dicas ansiosa, um beijo neste coração lindo que tu tens.

  18. Fabiana disse:

    O que resolveu magicamente pra mim foi tomar 2 colheres de óleo de coco por dia.
    Misturo no café preto (sem açúcar ou adoçante) e tomo. No início achei ruim mas acostumei e até gosto.

  19. Camila disse:

    Eu sofria MUITO e hoje não sofro mais!!!

    Não era raro o caso de eu ir aos pés uma ou duas vezes na semana, e de maneira insatisfatória. Sempre tomando chás ou laxantes, mas hoje a realidade é outra! Vou todos os dias, e meu intestino funciona como um relógio!

    A dica número 1 para mim é: MUITA ÁGUA, aliado a atividades físicas e uma boa alimentação… Para mim, mamão+linhaça pela manhã é meu remédio natural!!

    Eu sofria muito mesmo, pois sentia um inchaço enorme, além de dores… Mas isso mudou quando eu mudei 🙂

    Fica a minha dica!!!

  20. Camila disse:

    Eu sofria MUITO e hoje não sofro mais!!!

    Não era raro o caso de eu ir aos pés uma ou duas vezes na semana, e de maneira insatisfatória. Sempre tomando chás ou laxantes, mas hoje a realidade é outra! Vou todos os dias, e meu intestino funciona como um relógio!

    A dica número 1 para mim é: MUITA ÁGUA, aliado a atividades físicas e uma boa alimentação… Para mim, mamão+linhaça pela manhã é meu remédio natural!!

    Eu sofria muito mesmo, pois sentia um inchaço enorme, além de dores… Mas isso mudou quando eu mudei 🙂

    Fica a minha dica!!!

  21. Sara nobre Chialastri disse:

    Mimis,eu tenho uma constipação aguda e não estou conseguido emagrecer,comecei a me tratar com um protologista.no primeiro momento me passou todos os farelos de fibras mistura e usar quando comer frutas e alimentos e caspulas de naturreti(mas prefiro pasta de tamarino natural que ótimo e vou fazer um exame,mas preciso de mais dicas conto com você!!!!

    bjcassssssssss

  22. Katia disse:

    Mimis, você não poderia escolher tema melhor, todos os dias são uma luta pra mim, uma dificuldade de ir ao banheiro, e quando consigo tenho que fazer muita força, espero que você possa nos ajudar com os alimentos.

  23. Thaís Vieira Lima disse:

    Mimis, que bom você abordar esse assunto, eu sofro todos os dias com esse problema, sem contar o mau humor, barriga muito inchada, espero ansiosamente o post sobre os alimentos que ajudam. Seu blog é lindo, acompanho você e admiro muito seu trabalho.
    Lindaaaaaaaa

  24. Thaís Vieira Lima disse:

    Mimis, que bom você abordar esse assunto, eu sofro todos os dias com esse problema, sem contar o mau humor, barriga muito inchada, espero ansiosamente o post sobre os alimentos que ajudam. Seu blog é lindo, acompanho você e admiro muito seu trabalho.
    Lindaaaaaaaa

  25. Thaís Vieira Lima disse:

    Mimis, que bom você abordar esse assunto, isso é um sofrimento a vida toda passei por isso, não é fácil, gera um mau humor, e um desconforto. Espero ansiosamente suas dicas de alimentos que ajudam.

  26. Karla disse:

    Suco maravilha, TOMO TODOS DOS DIAS: deixar de molho na noite anterior 2 col sopa de linhaça, 2 ameixas secas em meio copo de água. De manhã, cedo, em jejum, tomar essa mistura batida no liquid. com mamão, gengibre e 2 cubos de couve. Esperar 20 min para tomar o café da manhã!mude a alimentação para os integrais, beba bastante água, ingira as fibras das folhas e pratique atividade física! Activia é fabricado e não regula o intestino, o que regula é a ingestão de fibras + água + reed.alimentar + atividade física. Tudo ao alcance de qq pessoa. Na TPM, qdo piora a prisão de ventre, além do que falei acima, tomo 1 copão de água morna e semente de mamão!! Nunca mais tive prisão de ventre! Faça isso e você vai ver o seu intestino funcionar!

  27. Najla Cristina de Souza disse:

    Bom Dia, Mimis.
    Adorei essa materia que você me mandou, eu sofro muito com esse problema, e muito rui eu não agueto mais me ajude com algumas receitinha de alimentaçâo que você tem beijos brigado…

  28. Edilma disse:

    Nao vejo a hora desse post sobre alimentos que melhoram o funcionamento do intestino.
    Sofro muito com meu intestino preso. Aguardando. Bjs

  29. Jéssica V.M. disse:

    Nossa esse é um excelente assunto Mimis, pois é algo muito sério.
    O meu intestino é péssimo. Eu tenho uma alimentação saudável mas mesmo assim ele não trabalha. Eu como mamão, abacate, fibras em geral, não uso nada dos ditos “brancos”, bebo água exageradamente e assim fico coisa de 15/20 dias sem ir no banheiro. Agora imagina… eu quase morro né. Meu humor é terrível. Se vc me ver muito feliz, rindo a toa pode ter certeza qe consegui ir ao banheiro hahahahhah.
    E ainda quando eu consigo ir faço muita força. E com isso ganhei um negocinho não muito normal. Semana qe vem tenho consulta com o coloproctologista pra saber o qe é isso. E claro vou estudar a fundo o qe é esse problema em mim.
    Hoje em dia o maior problema é a vergonha. Eu sempre tive, mas chega uma hora qe vc fala pra todo mundo em busca de opções, uma ajuda. Pq cansa e desequilibra totalmente a gente.
    Semana qe vem eu vou bombardear o dputor doutor com perguntas. Ai se tiver alguma informação útil eu devido com vcs!!

    Beeijos

  30. Renata disse:

    Mimis, adquiri na minha primeira gravidez há 5 anos uma hemorroida de presente. rsrs… me alimentava mal e por isso o mal persistiu até hoje. Mas estou mudando minha alimentação aos poucos, não estou comendo mais frituras, nem embutidos. e ingerindo mais fibras e água e melhorou bastante. Vale a pena se alimentar bem!

  31. Nara disse:

    Eu ja cheguei a pagar uma ultra pra ver o q eu tinha, tamanha a dor, e era gazes (q vergonha da médica kk) . Hj sou uma nova mulher kkk Viva a RA , viva o suco verde em jejum! eeeee

  32. Mariane Antunes disse:

    Mimis amei seu post!!!! Eu tenho uma prisão de ventre terrível, passo dias a fio sem ir ao banheiro… Mas não me considero uma pessoa estressada, mas retenho muuuuuito líquido e até estou tentando levar uma vida saudável (graças as suas belas dicas). Estou aguardando as dicas para o bom funcionamento do intestino, ok?? Bjo grande ;*

  33. Renata disse:

    Tenho uma irmã que sofre muito com isso.
    Já chegou a desmaiar e sentir falta de ar por ficar 10 dias sem ir ao banheiro, mas infelizmente por mais que ela saiba, ela faz exatamente o contrário de todas as coisa descritas…
    O abdome dela fica inchado o mês inteiro. Ela diz que quer melhorar, mas falta a força de vontade.
    Eu fico aqui passando todas a dias da Mamis para ver se ela muda.
    Abraço a todas

  34. Evelize disse:

    Sim com certeza!!! como faço para passar a dieta que aderi e já emagreci uns 7kgs em 2 meses , só com alimento integral.Comecei com o pão de 2minutos do micro-ondas

  35. Paula disse:

    Oiii Michele, adoro seu blog, cheio de dicas valiosas.
    E que vitória a sua hein, muito obrigada por compartilha-la conosco.
    Estou montando um blog se puder dá uma passadinha por lá.
    http://tudoq1garotaquer.blogspot.com.br/, estou falando da minha reeducação alimentar, e você é umas das minhas inspirações.

    Bjs

  36. silviene disse:

    Muito bom! eu gostaria de saber se colocarmos 2 colheres de aveia no nosso cardápio todos os dias, ajuda o nosso intestino a funcionar melhor? E quais os alimentos que são bons para a prisão de ventre?

  37. Michelle Duarte disse:

    Tenho um intestino muito preguiçoso, já fiz até um exame pra ver o meu intestino grosso (colonoscópia), não deu nada graças a Deus, mais fico vários dias sem ir ao banheiro, é muito ruim, me sinto inchada demais!

  38. valderice vilela morais disse:

    Maravilha O asunto.

  39. Dayse Lucy disse:

    Mimis, eu sofro muito com prisão de ventre, mas sei que é devido a falta de hábitos saudáveis. Quando eu tomo bastante água eu sinto que melhora, mas quando está frio eu não consigo ingerir tanto líquido. Eu chego a ficar 1 semana sem ir ao banheiro e quando vou sinto fortes dores, machuca e até sangra. Tenho tomado activia todos os dias e já senti uma grande melhora. Estou me empenhando tb na ingestão de água e fribras (granola, linhaça, aveia, etc). Procuro comer nos lanches frutas o que tb tem ajudado mto. Vou iniciar academia esta semana o que acredito tb que irá contribuir positivamente, Semana passada eu ganhei 6 cm de inchaço devido à prisão de ventre, além de enjôos e mal estar. Vale a pena ser saudável, porque o corpo inteiro sente e agradece!!!

  40. Andreia disse:

    Excelente matéria.

    Eu mesma sou prova real no que se refere a constipação intestinal.
    E a minha vida mudou a partir do momento que tive a conscientização que de que alimentação saudável + atividade física seria o caminho correto.
    Hoje posso dizer que estou de bem com a vida e comigo mesma.
    Super beijo.

  41. daniele disse:

    meu problema não é a alimentação saudável pois isso venho fazendo, e graças a Deus estou me adaptando bem.
    o que ocorre é a dificuldade enorme de beber água e líquidos..
    Mimis tem alguma dica para me passar quanto a isso??

  42. Milton disse:

    Meu intestino, desde que comecei a praticar o triathlon (atividade física frequente) e mudei minha alimentação, virou atleta também. Funciona que é uma beleza mas… vou poupá-la de maiores detalhes. Kkkk
    Legal o tema.
    Bjs.
    Milton – http://www.vintesemanas.com.br

  43. Mirian Evangelista Silva Gonçalves disse:

    eu sofria muito de prisão de ventre antes de iniciar com hábitos mais saudáveis como: alimentação balanceada, ingesta hídrica e atividades físicas.
    Hoje meu intestino funciona direitinho todos os dias, um relojinho!!
    Valeu pelas dicas Mimis adoro seu blog!

  44. Joanna disse:

    Mimis, sou hoje dependente TOTALMENTE de medicamentos/laxantes, mesmo mantendo uma alimentação saudável e fazendo exercícios regularmente. Costumo dizer que tenho apenas 6 dias por semana, pois o dia que tomo os remedos é como se eu tivesse perdido meu dia. Tenho sofrido muito e vou procurar um nutricionista e um gastro urgentemente.

  45. Renata Fuliotti disse:

    Eu tenho grande dificuldade de ir so banheiro, preciso sempre de laxantes. Vou aguardar suas dicas. Bjsss.

  46. Nycolle disse:

    Adorei o post. Sofro com isso e vivo pesquisando sobre o assunto. Esperando ansiosamente pelo próximo post prometido.
    Grande Abraço!
    Bjão

  47. Laryssa Alves disse:

    Eu sofro muito com isso.
    Vivo tomando o Dulcolax, mas tem hora que para de fazer efeito.
    É um saco.
    O incrível que depois que vou ao banheiro, me peso na balança e o meu peso cai absurdamente.
    Que tipo de médico preciso procurar?

    Laryssa Alves

  48. Bianca disse:

    Muito bom, o ideal é evitarmos a bebida na refeição realmente, ainda não consigo, mas vou tentar sempre..bjs

  49. Tatima disse:

    Olá, eu sofri por muito tempo com a prisão de ventre mesmo tendo uma alimentação balanceada, até que descobri que o problema era o leite de cada manhã! Fica a dica!

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi linda! Sim cada organismo responde de maneira única aos alimentos ingeridos! O segredo é conhecer os alimentos que te fazem bem e dar preferência a eles!
      Beijos!

  50. Marcia disse:

    Gostei muito desse post, eu costumo me alimentar bem, de maneira saudável, mas meu marido e filho não, aliás na família de meu esposo tem alto índice de câncer, 2 tios e os avós morreram de câncer no sistema digestorio, minha sogra e um sobrinho conseguiram vencer essa doença horrível. Fico muito preocupada com a saúde deles, porém não da pra enfiar goela abaixo o que é saudável. Tenho me alimentado com muitas digas que vc da no blog e no insta, já comprei chia, farelo de aveia, trigo, psillium, agar agar, linhaça, mas ninguém come, só eu, estou atrás de receitas que coloque isso tudo e não seja percebido. Rsrsrsrs
    Outra coisa onde acho a fonte dessa ilustração do intestino? Vou indicar para o colégio de meu filho, eles estão estudando sobre o corpo humano e alimentação saudável. Beijo e obrigada. Falei demais.

  51. Lidiane disse:

    Eu concordo! É incrível como quando consigo seguir uma rotina certinha todos os dias tudo funciona bonitinho, mas para isso tenho que comer frutas, iogurte com granola, pão integral e meu cereal fit ao decorrer de todo o dia. Quando me deixo levar pela correria e não sigo esta alimentação a risca, pronto, tudo trava! Fico até 3 dias sem ir ao banheiro. É terrível mesmo. Mas vale lembrar que quando comemos muitas fibras devemos beber muita água, senão trava do mesmo jeito.
    Adorei o post Mimis. Que você continue sempre com muito sucesso na sua vida e nas dicas pra gente. Beijos.

  52. Silvana Paulino Nicolau Lira disse:

    Mimis!
    Suas dicas são perfeitas, e aliás eu sofria de prisão de ventre e antes mesmo de me reeducar para uma alimentação saudável, eu comecei a ingerir água alcalina (cuidado que não pode ser qualquer marca, pois algumas são engarrafadas e outras são pobres em minerais, como o magnésio!!) e a partir daí, meu sistema digestivo melhorou consideravelmente. Isso porque essa água além de ser alcalina, é rica em minerais e anti-oxidantes (como você colocou no post sobre as toxinas que são formadas no sistema digestivo, ela ajuda o corpo a expeli-las pelas fezes, urina e suor). Minha família e muitos amigos passaram a consumir e perceberam também essa melhora!
    Estou à disposição para passar maiores informações até para fazermos uma matéria sobre ela!
    É muito importante pois a água mineral é ÁCIDA.
    Beijos a todos e boa saúde!
    https://www.facebook.com/silvana.paulinonicolaulira

  53. Danielle Petitto disse:

    Mimis, eu comecei a R.A e A.F há dois meses, nunca tive problemas com meu intestino, mais percebo que quando exagero nas proteínas meu intestino não funciona de maneira legal, então utilizo dos “alimentos laxantes”, que me ajudam bastante. Bjão

  54. Interssante Mimis! Eu estava mesmo pensando sobre este assunto… e queria lhe perguntar, assim como voce esta fazendo um dieta voltada mais para as proterinas, por acaso voce sente alguma diferenca no processo digestivo/intestinal? Obrigada!

  55. Kíssila Martins disse:

    Perfeito Mimis!
    Esperando ansiosamente pelo próximo post!
    Sofro demais com prisão de ventre.
    Bjão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *