A importância de uma dieta rica em vitaminas

Por Michelle Franzoni em 18 de junho de 2014

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Todo alimento possui características próprias que os diferem uns dos outros. E essas características estão relacionadas a quantidade de macro e micronutrientes que possui.

Os macronutrientes são os maiores componentes presentes no alimento, indispensáveis ao nosso organismo. São eles os carboidratos, proteínas e lipídios. (ver AQUI)

Hoje eu vou falar sobre as vitaminas, que fazem parte dos micronutrientes, assim como os sais minerais, e são fundamentais para o bom funcionamento e equilíbrio do nosso corpo.

Os sais minerais também são muito importantes para a manutenção do nosso organismo. São exemplos:  fósforo, cálcio, potássio, selênio, zinco, entre outros, que falarei em um próximo post.

Prestar atenção ao consumo  de vitaminas é quase uma tradição. Nossos avós, por exemplo,  sempre falavam para comermos laranja porque tem vitamina C e é um santo remédio para a gripe, não é mesmo? E eles não estavam errados!

Embora as vitaminas sejam substâncias essenciais ao organismo, a maioria dos animais não consegue produzi-las em quantidade suficiente, ou não as produz. Por esse motivo, a ingestão de alimentos que as contenham é necessária.

As vitaminas podem ser classificadas em dois tipos: hidrossolúveis e lipossolúveis.

– Hidrossolúveis (B, C, H): são solúveis em água e absorvidas pelo intestino e transportadas pela circulação. Por não serem acumuladas no organismo, precisam de ingestão diária, já que são eliminadas pela urina.

– Lipossolúveis (A, D, E, K): precisam de gorduras para serem absorvidas e são acumuladas pelo organismo.

Elaborei um quadro bem legal com as principais vitaminas, suas fontes, funções e deficiências. Olhem só!

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Olha que legal! A vitamina D pode ser conseguida de forma endógena também, através da incidência solar sobre a pele, ajuda a sintetizar a vitamina D3. Especialistas garantem que pegar sol por cerca de 10 minutos cerca de 3 vezes na semana já é o suficiente para manter as doses de vitamina D no nosso organismo.

Um fator que devemos prestar atenção é  o excesso de vitaminas, chamado também de hipervitaminose, que  pode nos fazer mal. Por isso, a ingestão de suplementos vitamínicos deve ser sempre orientada, para que não ocorra a sobrecarga desses nutrientes.

Como encontramos as vitaminas em todos os alimentos, uma dieta equilibrada é o melhor meio de nos nutrirmos e termos saúde plena.

É importante lembrar que as necessidades vitamínicas variam de acordo com alguns fatores como: sexo, idade, peso, altura, necessidades calóricas, além de estados fisiológicos como gravidez, lactação, entre outros.

E vocês, estão consumindo essas vitaminas e minerais na alimentação?

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

11 respostas para “A importância de uma dieta rica em vitaminas”

  1. Gostaria tanto de perder peso não sei como preciso ter uma dieta mim ajude por favor não sei o qui comer direito pq meu menino ainda mama nas madrugadas air da uma fome

  2. Quero emagrecer, que alimentos posso associar e quais não devo associar.

  3. Amanda disse:

    Ótimo texto!
    No meu caso, que fiz bariátrica, a ingesta correta de vitimainas faz toda diferença!

  4. lau disse:

    Ei meu bem, estou adorando seu blog, muito bom.
    Estou começando minha redução alimentação, gostaria de vê uma lista de proteínas e carboidratos para eu conhecer e usar na minha dieta.

    Vc esta de parabéns.

    Beijos, Lau

  5. […] AQUI sobre a importância dos macronutrientes, e também já falei das vitaminas AQUI, com todas as complicações que a falta desses nutrientes podem ocasionar. […]

  6. […] já escrevi AQUI sobre a importância dos macronutrientes, e também já falei das vitaminas AQUI, com todas as complicações que a falta desses nutrientes podem ocasionar.  É super importante […]

  7. MAYANA disse:

    Muito Bom!!!!

  8. Bianca disse:

    Ufa!!! Já sei que consumo todas as vitaminas…

  9. edson l. disse:

    ÓTIMAS INFORMAÇÕES!

  10. Katia Regia disse:

    Siimm..excelente…minha alimentacao é balanceada e faço uso do suplemento e vitaminas da Herbalife…me dou muuito bem..tem mais de 10 meses q nao gripo!!! :)))

  11. Charmene disse:

    Excelente post amiga… Acho que vale a pena explorar mais o assunto falando sobre as melhores combinações para aproveitar melhor a ingestão das vitaminas.

    Bjs

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