O poder das ervas medicinais

Por Michelle Franzoni em 30 de junho de 2014

ervas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

Quem nunca ouviu falar de uma receita milagrosa que alivia a dor de cabeça, estômago, gripe entre tantas outras?

Pois então! Muitas dessas receitas estão associadas às plantas ou ervas medicinais. A fitoterapia, termo que define o uso das ervas medicinais, é a forma mais antiga de tratar as doenças.

A fitoterapia tem sido muito utilizada por todo o mundo. Inúmeros medicamentos tem escrito em seus rótulos “Produto Natural”. Esses produtos são compostos por plantas com diversas finalidades, como cicatrizar, emagrecer e acalmar entre outros, e prometem uma eficácia maior, além da reduzir a quase zero os efeitos colaterais.

No Brasil, o conhecimento sobre plantas medicinais é uma das riquezas da cultura indígena, sabedoria tradicional passada de pai para filho e que permanece até os dias atuais. A Amazônia é o local onde encontra-se a maior parte dessas ervas.

Mas e o que elas realmente fazem? As plantas medicinais auxiliam na prevenção e tratamento de doenças, e podem, até mesmo, levar a cura.

O consumo pode ser feito através de chás, extratos fluídos, pomadas, tinturas, xaropes e cápsulas.

Vou mostrar pra vocês uma classificação das ervas de acordo com seus efeitos:

ervas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01-01

Alguns cuidados devem ser tomados na hora do uso. Por exemplo, quem sofre de insônia, não deve fazer uso de ervas estimulantes no período da noite. Outras  plantas têm propriedades mais tóxicas e devem ser consumidas com cautela. Portanto, o ideal é consultar um profissional para ter a indicação precisa de cada erva.

Em breve vou escrever sobre o poder de cada grupo e explicar tudinho sobre elas.

Vocês costumam consumir ervas em chás ou outras formas? Quais?

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

21 respostas para “O poder das ervas medicinais”

  1. Glaucia disse:

    Olá! Muito bom o conteúdo do seu blog… adorei! Eu já conhecia o chá-verde e chá-branco mas tem outros que não faia ideia, obrigada!!! Vou correndo fazer os meus!

  2. As ervas aromáticas são excelentes remédios naturais! Recomendo o uso delas para tratar problemas de saúde ou para fazer chás. Por exemplo, o chá de hibisco é feito a partir do cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa. Os cálices são conhecidos por conterem altos níveis de antioxidantes e, para uma boa saúde, os antioxidantes são uma parte essencial das nossas dietas. Eles ajudam a livrar o corpo dos radicais livres (moléculas destrutivas que podem danificar nossas células e DNA) e nos proteger contra doenças crônicas, como doenças cardíacas, artrite reumatóide, diabetes e câncer.

  3. Miriam Lemos disse:

    Ola Mimis, adoro seu blog e queria saber se chá gelado fazem o mesmo efeito? E aqueles de caixinhas que tem zero açúcar e caloria, podem ser tomados na dieta?

  4. daniela disse:

    ansiosa pelo post dos chas. adoro.

  5. tania canuto sobreira disse:

    Estou desesperada , não estou conseguindo emagrecer , aumentei quase 25 kg de 1 ano e 7 meses pra cá depois que deixei o cigarro , daqui 3 meses é o casamento da minha filha , minha princesa , eu gostaria de estar linda nesse dia mas não estou conseguindo , estou desorientada , nao sei por onde começar , já tentei de tudoooooooo ! pelo amor de Deus Mimis me ajuda! Não posso estar gorda nesse dia , vou estar triste e com certeza vou estragar a festa da minha princesa ! Queria uma ajuda diária , tipo assim montar um cardápio pra mim SOCORRO !!

  6. Liiuh Souza disse:

    Oi Mimi, estou nessa luta. Tenho 1,60 de altura e atualmente peso 95,50, aparentemente não parece que eu peso isso tudo. Agora resolvi dar um basta, sempre fui gordinha e agora, finalmente eu resolvi mudar. Com a fé de Deus eu vou alcançar meu objetivo. Haaa… suas dicas são excelentes. Parabéns pelo trabalho!!!

  7. Domingas Pessoa disse:

    Olá Michelle, tdo bem, né!
    Moro em SP-Capital. Então, onde encontro todas essas ervas naturais sem ser de caixinhas as sitadas no seu blog calmantes, desintoxicantes, relaxantes, etc. que não encontro em supermercados, feiras, não gosto de comprar nas ruas por ter muitos poluentes.
    Aguardo respostas pelo meu e-mail.
    Gata
    Domingas

  8. maria luiza paschoal da silva disse:

    Gostaria de saber se os chás não mudam a pressão arterial.Eu tenho a pressão alta.Tomo remédio. Alguns também deixam mais baixas.Como fazer? Mais fraco?Abraço.

  9. rose disse:

    quero saber se tem alguma erva que solta o intestino?

    amooooo seu blog

    abraço

  10. Bruna disse:

    Eu adoro capim-cidreira!
    Agora que vi que ele é desintoxicante, vou consumir mais ainda.
    Com limão é uma delícia!!!
    Um beijo.

  11. Eliete disse:

    Parabéns pelo post, muito didático e esclarecedor! Vc como sempre arrasando hein Dona Michellinda!! Bjs

  12. sissa disse:

    Oi mimis, bom dia!
    Bom hoje eu começei minha dieta. Atraves de seu blog, peguei algumas dicas, mas eu li que tem que comer em 3 em 3 horas.. mais assim, meu café as 07:30 e almoço as 11:30 .. oq vc acha.. eu posso comer em 2 horas; pq o 1 lanche seria 10:30 mais o meu almoço é as 11:30 ñ teria que ter esse intervalo? ou ñ tem problema? beijossss

  13. Oi michelle gostaria muito de um conselho seu eu sempre leio o seu blog e acho um maximo estou tentando mudar a minha alimentação e estou fazendo academia e quero eliminar 3 quilos mais tem um problema sou muito ansiosa e vivo comendo besteira quero parar mais não é facil o que vc me aconselha ? Bjsss

  14. Ana Reis disse:

    Michelle, conheci o teu Blog através do Programa Mulheres, e virei fã das suas Postagens. Amo vida saudável, meu esposo e eu iniciamos há dois meses. Suas dicas são excelentes, te sigo sempre… Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *