Arroz e feijão: combinação perfeita na dieta e vida saudável

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Foto: www.eatingrichly.com

Essa combinação é perfeita! Eu tenho um carinho todo especial e adoro! Além disso, eles juntos são tudo de bom e fazem muito bem a saúde!

O arroz e feijão constituem a base da alimentação no Brasil. É uma combinação rica em carboidratos complexos, proteínas, fibras, vitaminas (ácido fólico), minerais como o potássio, ferro, manganês e zinco, possui poucas gorduras, tem um baixo teor de sódio, e é rica em compostos bio-ativos.

O feijão é fonte de proteína vegetal, vitaminas do complexo B, ferro, dentre outros minerais, importantes para o bom funcionamento do corpo.  Apresenta também uma excelente biodisponibilidade de aminoácidos, ou seja, eles são aproveitados rapidamente pelo organismo.

O arroz é um cereal rico em fibras e aminoácidos, como a metionina e cistina. É um carboidrato complexo e fornece energia necessária ao nosso corpo. Para ter os benefícios completos do arroz, é importante usar o integral no nosso dia a dia.

Aliás, o que difere o arroz branco do integral é que esse último não passa pela etapa de polimento, e assim preserva grande parte dos nutrientes que são eliminados no processo de polimento.

E olhem essa! Especialistas dizem que o arroz integral é excelente para diminuir a gordura abdominal! #querojá A casquinha do arroz integral é rica em fibras que formam uma espécie de goma no estômago promovendo saciedade. Ainda diminuem a absorção de glicose e gorduras no organismo.

Vamos ver  os nutrientes de cada um:

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Muita gente acha que para fazer dieta e emagrecer é preciso cortar essa combinação e isso é um erro comum. Os benefícios à saúde são tantos que eles devem sim entrar no cardápio de quem quer perder peso, e ainda ajudam a emagrecer. Porém, como qualquer outro alimento, deve ter sua quantidade controlada, pois em excesso pode engordar ou atrapalhar a dieta.

Eu consumo arroz e feijão toda semana e na minha dieta de emagrecimento (ver AQUI) eles também entravam no almoço.

Os benefícios são muitos. Vejam só!

– Ajudam a emagrecer, pois possuem pouca gordura. Isso em quantidades corretas, sem exageros, como 3 colheres de sopa de arroz e uma colher de sopa de feijão;

– Auxiliam no controle a diabetes, pois possui baixo índice glicêmico;

– Previnem doenças cardiovasculares, pois a dieta será baixa em gorduras, rica em fibras, antioxidantes e isoflavonas;

– Têm efeito na prevenção do câncer oral e de mama, por serem ricos em fitoquímicos e antioxidantes;

– Contribuem para o melhor funcionamento do intestino;

– Garantem saciedade na dieta pela presença de fibras;

– Ajudam a prevenir cáries: a combinação proporciona ama dose de flúor que auxilia no combate às cáries.

Para aprender a fazer feijão magrinho, tem dicas nesse POST. E como seu que muita gente não consegue preparar o arroz integral direito, fiz um post ensinando como deixa-lo bem gostoso AQUI.

Existem outros tipos de arroz que são ricos em fibras também, como o preto e o vermelho, porém são mais difíceis de achar e um pouco mais caros que o integral.

E os tipos de  feijões? Ah São muitos! E cada região costuma ter um como preferido. Aqui na minha cidade é muito comum o feijão vermelho, mas eu adoro todos! Tem o branco, preto, de corda, carioca, e muito mais. Qual o preferido de vocês?

 

 

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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27 Comentários Mostrar comentários

  1. Pingback: Como fazer o arroz integral perfeito - HORA fit | HORA fit

  2. Uma dica que amo: ao invés do óleo, banha de porco, uma colher rasa é o suficiente para se fazer um bom feijão. Alho , sal, cebola picadinha fritos antes de refogar. 🙂

  3. Bruna Cipriano em

    Olá Mimis adoro seu blog… estou fazendo uma reeducação alimentar e uma delas é substituir o arroz branco pelo integral, porém eu nunca acerto o ponto… Você teria alguma dica de como preparar? Obrigada

  4. Bom dia!!! Gosto muito do seu blog. Tenho muita dificuldade em preparar as refeições. Gostaria de sugerir uma pauta para vc: Montar um cardápio para uma semana ou seja 7 dias com suas receitas. Com dicas de lanches pré treino. Um cardápio com baixo teor calórico e assim cada pessoa vai adaptando. Muitas pessoas tem dificuldades em combinar as refeições. Bom é só uma dica!!

  5. Ivana Caroline Cavalcanti em

    Oi Mimis… amei o blog, já estou te seguindo no Instagram, Face! Vc vai ser minha inspiração. o/
    Vou entrar na academia esse mês, mas me preocupo pois sou muiiiito magrela e tenho medo de definir meus músculos sem criar volume. Que dieta seguir?
    Há… Tenho 1,78 de altura e 57 kg, :'(
    Alguma dica??? Obrigada

  6. Olá adoro suas dicas, como arroz (integral) e feijão todo dia, e vejo que na maioria das vezes as pessoas que fazem dieta evitam comê-los diariamente. Quantos dias na semana é bom evitar comer arroz e feijão.

    Bjux

  7. Eu amoo arroz e feijão. E agora só consumo o arroz integral, e estou adorando. E não como arroz e feijão na janta. Como carne, ovos e salada. Dá uma boa desinchada.
    Adoro seu blog, to sempre aqui 😉
    E te admiro muito!
    Beiijos

  8. Olá Mimis!!Gosto muito de temperar meu feijão com coentro, fica ótimo!!E como não gosto de beterraba mas sei que faz bem, cozinho uma baterraba junto com o feijão, dizem que as vitaminas ficam nele! Você sabe se isso é verdade? bjos

  9. Com certeza, para manter a alimentação saudável não é preciso e nem se deve abolir o arroz com feijão, como muitos pensam. Desde que feito sem utilizar itens gordurosos, mas apostando nos temperos naturais, o feijão pode ser saborosíssimo e um grande aliado, pois sacia a fome que é uma beleza. Muito boa a dica!

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