Propriedades terapêuticas da lavanda na saúde e beleza

Por Michelle Franzoni em 12 de setembro de 2014

lavanda-blog-da-mimis-michelle-franzoni-1

Minha viagem pela França me levou à Provence, região do sul famosa pelos belos campos de lavanda. Infelizmente cheguei tarde para ver as plantações que enfeitam as cidades, mas não perdi a foto e fiz uma montagem pra garantir! #InvejososDirãoQueÉPhotoshop Hahaha

Eu visitei várias lojinhas e as lavandas estavam por toda cidade. A lavanda é uma erva mediterrânea comumente associada à limpeza, usada em muitos produtos, tanto para higiene, como para a casa. Bom, de fato o nome vem do latim lavandus, que significa lavar. Tá explicado!

lavanda-blog-da-mimis-michelle-franzoni-2

Até hoje o aroma de lavanda é um dos favoritos para roupas, sabonetes, armários, e até mesmo para produtos de limpeza.

Normalmente, a lavanda era utilizada como inalação para aliviar o cansaço, insônia, depressão e irritabilidade. As mulheres do século XIX utilizavam a lavanda em seus travesseiros para se refazerem dos desmaios causados pelas roupas super apertadas. O cheiro da flor que as acordavam. Que coisa! rsss

A lavanda tem um cheirinho doce, herbal, floral, com nota balsâmica e tem propriedades terapêuticas anti-séptica, antiinflamatória, analgésica, relaxante, calmante. Também estimula a circulação, alivia cãibras e espasmos musculares.

Conhecida também por Alfazema, a lavanda está entre os óleos aromaterapêuticos mais usados, auxiliando no alívio de dores musculares, enxaquecas e dores de cabeça. Também tem ação sobre infecções, dentre as quais estão as respiratórias, pulmonares, vaginais, especialmente a candidíase.

Mas o que me chamou atenção na minha viagem, quando pude conhecer um pouquinho mais sobre a lavanda, foi o óleo essencial, que é bem conhecido por suas propriedades aromaterapêuticas. Dentre as fragrâncias testadas por pesquisadores da aromaterapia, a lavanda é a mais utilizada. Ela tem o poder de relaxar e reduzir o estresse.

lavanda-blog-da-mimis-michelle-franzoni-3

A extração do óleo essencial da lavanda é feita através das flores da planta. Neste caso, o método utilizado é a destilação, fervendo e condensando o líquido.

Pode-se aplicar o óleo essencial de lavanda puro sobre a pele em pequenas áreas. Também pode ser utilizada em queimaduras, cortes,  infecções ou para cicatrização. Gente, para quem gosta de uma boa noite de sono, dá para aproveitar o óleo também. Pingue duas gostas sobre o travasseiro e relaxe!

Aos que sofrem com dores de cabeça, a aplicação é de uma gota nas têmporas. Já para abrir as vias aéreas, use um difusor ou umidificador para a inalação.

Para deixar o ambiente com aquele cheirinho delicioso, coloque dez gotas do puro óleo essencial de lavanda na água de um difusor.

Para quem se preocupa com a pele, pode encontrar na lavanda uma aliada. É isso mesmo! Essa lindeza serve para qualquer tipo de pele, e tem poder de regenerar as células, cicatrizar as estrias e até mesmo retardar o aparecimento de rugas.

E aí, quem se identifica com o aroma da lavanda?

 

 

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

12 respostas para “Propriedades terapêuticas da lavanda na saúde e beleza”

  1. Cinthia disse:

    Estive na Provence em setembro de 2011 e também já havia passado o período para ver as lavandas.
    Lembro que até sorvete de lavanda e de rosas existe. Maravilhosos! Aliás, amo a França!

  2. Mazé Barbosa disse:

    Adoro lavanda!

  3. Mazé Barbosa disse:

    Adoro lavanda e agora com essas informações vou caprichar no uso

  4. Denise Pilla disse:

    Se eu já gostava do perfume, agora o óleo com estas propriedades, é tudo de bom! Amei. Bjs

  5. Rose Merces disse:

    Deve ser maravilhoso,o cheiro , tem gente que tem o bumbum pra lua mesmo kkkkkkkkkkkkkkkk beijo

  6. Hahahaha… adorei a foto “sem filtros” pareceu propaganda de loja de perfume! 😛
    Essas suas viagens me deixam louca de vontade de viajar tb! ;D

  7. Angela disse:

    Oi Mimis! Adoro seu blog!
    Deixa eu te perguntar uma coisa (nada a ver com o post, mas espero que me responda): como você colocou esses emoticons (carinhas) nos seus posts? Tipo, tem que mexer no HTML, ou é de outro jeito? Já tentei saber em outros locais, mas não consegui… se puder me ajudar, ficarei grata!
    beijos e sucesso sempre!

  8. Aline disse:

    AMO esta fragrãncia! Uma dica: semanalmente, quando troco os lençóis das camas, coloco água de lavanda nos colchões, cobertores, lençóis, travesseiros… A ala dos quartos fica perfumada por dias e o sono é relaxante!!! #ficadica

  9. Vaneuza da Silva Dantas disse:

    Adorei o post. Gostaria de adquirir o travesseiro terapeutico de lavanda. Você tem alguma indicação? Beijos!!!

  10. Liu Moreira disse:

    Delícia o cheirinho de lavanda imagina de uma plantação inteira,revigorante só de olhar,imagine sentir!
    Bom dia linda!!

  11. Alessandra Ramos disse:

    Aiiiii que delícia de post!! Adoreiiiii!! Bom dia querida!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *