SuperAção Heitor Araújo

22

superação-heitor-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Hoje eu vou contar a história de superação do Heitor, que com apenas 16 anos, emagreceu 42kg em 6 meses, com reeducação alimentar e exercícios físicos.

Heitor teve maus hábitos desde a infância. Comia frituras e tomava refrigerantes todos os dias. “Quando eu era criança não tinha costume de almoçar porque não gostava de feijão, o que fazia com que eu fosse pra escola sem me alimentar e quando chegasse em casa na hora do jantar eu comesse pelas duas refeições, o jantar e o almoço”, relembra.

Nesta época, todos da família estavam acima do peso, e não se preocupavam com a alimentação e a saúde. Chegaram a procurar um nutricionista, mas faziam apenas uma semana de reeducação alimentar, e em seguida retornavam aos velhos hábitos.

Por estar acima do peso, Heitor sofreu com o preconceito na escola: “Acho que todos os dias eu escutava uma piada sobre gordos ou me chamavam de baleia. Eu ficava lá escutando aquelas coisas e não fazia nada para pararem. Lembro de uma vez ter chegado em casa, me trancado no quarto e ficar chorando e repetindo para mim mesmo: Eu vou emagrecer”.

superação-heitor-blog-da-mimis-michelle-franzoni-2

Heitor chegou a tentar emagrecer seguindo dicas que via na TV e revistas, e sempre que conseguia perder um pouco de peso e recebia elogios, voltava a comer tudo o que comia antes. “Acho que o problema das minhas tentativas estavam nos elogios, pois quando me elogiavam eu achava que já tinha emagrecido o suficiente”.

O efeito sanfona faz parte da vida de muita gente, e é um vilão no emagrecimento. Eu mesma vivi um engorda emagrece a vida toda, até que dei um basta, como conto AQUI. Heitor também passou pelo mesmo dilema, pois não se preocupava com a mudança de hábitos.

Viver no efeito sanfona, para ele, é um sentimento de incapacidade. Ele conta:  “A minha ficha caiu em outubro do ano passado, quando eu estava tomando banho e meu nariz começou a sangrar, mesmo não sendo um problema ligado ao meu peso (110kg na época ), todos os médicos falaram que eu tinha que perder peso”. Foi aí que Heitor percebeu que aquele excesso de peso não estava trazendo nada de bom e resolveu que dessa vez conseguiria.

No primeiro mês ele ainda não tinha acompanhamento de uma nutricionista, então começou tirando o óleo das carnes, cortando o refrigerante e diminuindo as porções.  Como ele é bastante jovem e ativo, rapidamente emagreceu 10 kg já no primeiro mês.

superação-heitor-blog-da-mimis-michelle-franzoni-3

Durante o processo de emagrecimento, Heitor teve o apoio de todos de casa. Inclusive, todos entraram no clima e iniciaram a reeducação alimentar juntos. “Até hoje eles ficam surpresos com a rapidez do meu processo de emagrecimento e dizem que queriam ter a força de vontade que eu tenho, mas eu digo que a mesma força de vontade que eu tenho eles também tem, só falta descobrir”.

Toda dieta deve ser equilibrada de acordo com as necessidades de cada pessoa, assim como mostrei AQUI na minha dieta de emagrecimento. Na reeducação alimentar, Heitor comia um sanduíche no café-da-manhã, um iogurte no lanche da manhã, no almoço salada, arroz com feijão e frango grelhado, um fruta no lanche da tarde, no jantar um grelhado mais uma raiz e comia uma fruta na ceia. Uau! A mudança foi realmente radical! “Na dieta de emagrecimento eu aprendi o valor de uma comida saudável que faz o nosso corpo funcionar de uma forma bem melhor, que todos alimentos têm a sua importância e aprendi a comer em porções menores para me saciar”. Heitor também contou com a ajuda de uma nutricionista e de uma endocrinologista.

Hoje em dia, para Heitor, dieta é sinônimo de organização. Pensando assim, ele se organizou e chegou até a tirar o dinheiro da carteira, para não correr o risco de comer besteira na escola. Afinal, a alimentação que antes era a base de frituras e refrigerantes, hoje é muito mais saudável. Organizar e planejar a dieta é importante para que consigamos atingir nossas metas, e nesse POST eu dei super dicas de como fiz isso no meu processo de emagrecimento.

superação-heitor-blog-da-mimis-michelle-franzoni-4

Heitor não encontrou muitas dificuldades ao longo do processo de emagrecimento, mas o que o perturbava era não conseguir resistir aos doces nas festas da família. “Não tive uma fase difícil, acho que foi pelo fato da minha ficha ter caído de vez. O que eu fiz para não desistir foi saber que comer aquelas besteiras só iam me dar um prazer momentâneo e que a minha felicidade não podia estar ligada a comida, além de pensar em todas as coisas que iam melhorar depois que eu emagrecesse”.

Doces realmente são o fraco de muitas pessoas, e resistir a eles pode ser complicado! Nesse POST eu dou algumas dicas de como diminuir a compulsão por doces e atingir os objetivos.

Aliás, todos nós sabemos que manter a dieta e a vida social não é tarefa fácil,  mas é possível conciliar, como contei AQUI.  Heitor é um adolescente, e como tal sempre sai com os amigos, mas sempre mantendo a dieta na linha. “Eu me controlava e conseguia não sair da dieta. Minha família achava incrível como eu estava emagrecendo e meus amigos achavam que eu ia desaparecer ou estava doente rsrs”.

Aos 13 anos, Heitor resolveu começar a fazer musculação. O motivo: poder comer mais ainda. “Eu comia muito e achava que ia perder tudo aquilo fazendo uma horinha de musculação. O que fazia com que eu engordasse cada vez mais”.

Após ter alguns problemas de saúde, ele sabia que não adiantaria fazer a reeducação alimentar sem praticar exercícios físicos. Foi então que começou a sua rotina fitness, dessa vez, pensando na sua saúde e boa forma.

superação-heitor-blog-da-mimis-michelle-franzoni-5

O Heitor mudou completamente! Ele conta que quando estava gordinho não tinha auto estima, era tímido e de poucos amigos.  Já o agora vive rodeado de gente, faz sucesso entre as meninas, pois tem muito mais confiança!

Ele encontrou na internet uma forma de se informar sobre uma alimentação saudável, foi assim que ele conheceu o blog! Aqui ele aprendeu a entender sobre o valor dos alimentos e novas receitas (ver AQUI) para inserir no seu dia a dia.

Hoje, esse menino lindo não pretende mais emagrecer. “Agora eu faço dieta de hipertrofia e meu objetivo é ficar mais forte mantendo esse estilo de vida saudável”.

Parabéns, Heitor!

Peso antes: 110kg     Peso agora: 68kg     Altura: 1,80m    Tempo de  emagrecimento: 6 meses.

Vem ver mais histórias de superação AQUI.

superação-heitor-blog-da-mimis-michelle-franzoni-6

 

 

 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

22 Comentários Mostrar comentários

  1. Tenho 14 anos e peso atualmente 81 quilos que não são nada fáceis de perder. To na luta contra a balança e estou de dieta, espero chegar a minha meta de 65 quilos

  2. ola bom dia Heitor estou muito impressionada com vc estou na luta já 4 mês e espero alcançar também o peso desejado ainda não me pesei preferir esperar para não ficar ansiosa ha pode me passar sua dieta bj

  3. Tanto gente que fica ae chorando , tanto mulher e homem formado, sem força de vontade nenhuma de ter uma melhor qualidade de vida, e o pior de tudo, os pais não se tocam, que ao terem uma má educação alimentar, obviamente seus filhos também serão obesos e terão problemas sociais e físicos , Agora esse garoto ae consegui remar contra toda a maré, e deu ensinamento para os pais ( que deveriam estar ensinando e não aprendendo ) , Parabéns de verdade garoto e faça questão de esfregar na cara de todo mundo a diferença entre ter força de vontade e ficar chorando e resmungando que ta obeso .

  4. Que história de superação, hein?? pq acredito que na adolescência já naturalmente há tantos conflitos pertinentes a idade q ter tido essa atitude tão madura de dizer: agora vai”, é surpreendente. Parabéns Heitor! parabéns pela decisão certa de mudar!! bjs, meu lindo!!! saúde sempre e desfrute essa “nova vida”!!

  5. Ficou muito lindo! Parabéns…Adoro as histórias de superação, Obrigada mimis por nos ajudar a fazer a nossa reeducação tão gostosa sou sua fã e faço sempre as sua receitas, beijoss

  6. ualllll, parabéns Heitor, voce foi um guerreiro, pois não é nada facil fazer dieta nesta fase que é a adolescencia….Mimis voce é maravilhosa, companho sempre o seu trabalho, e tambem entrei na reeducacao alimentar, assim que tiver os resultados vou postar aqui!

×