SuperAção Vanessa Vasconcellos

Por Michelle Franzoni em 28 de janeiro de 2015

superação-venassa-vasconcellos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-1

A história de superação de hoje é da Vanessa, de 31 anos, que emagreceu 37,8kg em 18 meses, aliando reeducação alimentar e atividades físicas.

Vanessa sempre foi uma criança gordinha. O pai, por ter diabetes, sempre se preocupou com a saúde das filhas e as levava para fazer exames regularmente. “Lembro que ele comia de forma saudável e sempre comia salada, mas mesmo assim eu não tinha interesse em nenhum tipo de salada”.

Quando chegou na adolescência, Vanessa começou a crescer rapidamente, alcançando 1,73 aos 12 anos de idade. Nessa época ela se apaixonou pela atividade física e conseguiu emagrecer.

Aos 15 anos o pai de Vanessa faleceu e ela teve que sair da escola particular em que estudava. “Tive de estudar à noite e começar a trabalhar e todas outras atribuições e preocupações de uma vida (prematuramente) adulta. Logo eu já não tinha mais tempo e muito menos vontade de praticar atividade física”.

Conforme os anos iam passando, os quilos a mais também se acumulavam em seu corpo. Aos 19 anos ela se casou e a partir dali engordar se tornou um processo mais rápido e imperceptível. Com 23 anos, Vanessa já contabilizava três digitos na balança.

superação-venassa-vasconcellos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-2

Durante todo período em que esteve obesa, Vanessa nunca se aceitou. Ela tinha consciência de que estava acima do peso, mas acreditava que conseguiria emagrecer.

Nessa mesma época, ela passou por muita discriminação, como conta: “Já fui humilhada por vendedora por entrar em loja “que não era pra mim”. Procurar vestidos para eventos, então?! Era a verdadeira tortura! Acabava comprando sapatos porque neles eu sabia que caberia”.

Vanessa fez muitas dietas malucas: dieta da sopa, shake, frutas, proteína e muitas outras. Teve épocas em que se alimentava somente de salsicha ou de salgadinhos regados a muito refrigerante zero. Ela se preocupava somente com as calorias e nada mais. “Eu pensava em emagrecer a qualquer custo. E o custo foi a minha saúde”.

Por viver assim, Vanessa passava muito tempo doente. Além disso, tomava remédios para emagrecer que detonavam sua imunidade. Foi assim que adquiriu uma doença pulmonar séria, e passou nove meses em tratamento. Assim,  ela comenta que chegou a conclusão de que “dietas da moda” a deixavam cada vez mais gorda.

É desta forma que se inicia o efeito sanfona. Eu também vivi o engorda e emagrece que parecia não ter fim, contudo, com determinação e muita força de vontade eu consegui vencer (ver AQUI).

Vanessa sofreu com a compulsão alimentar. Comia quando estava triste, feliz, cansada. Todas as emoções eram motivo para comer. Muitas vezes também ficava horas sem se alimentar, e quando a fome batia, não se controlava e comia tudo que via pela frente. “Parecia que nada era suficiente para mim. Depois ficava deprimida por ter comido em excesso, esse ciclo se tornou muito constante e acabei tendo um transtorno alimentar “.

Perto dos 30 anos, Vanessa conta que começou a se sentir feia, velha, sem energia e com a saúde prejudicada. Ela percebeu que estava jogando fora toda a juventude e não aguentava mais se sentir assim. Foi aí que decidiu retomar a reeducação alimentar e emagrecer com saúde e bem-estar.

O início da sua reeducação foi limpar e nutrir o corpo adequadamente. “Comecei a experimentar coisas que achava que não gostava, e introduzir saladas nas minhas refeições”. Vanessa também pediu ajuda para o marido, que também era obeso, e para sua melhor amiga, os quais a apoiaram muito, ajudando-a a não desistir. E o resultado desta parceria foi tão grande que os três emagreceram!

Muito vaidosa, louca por roupas, sapatos, maquiagens e acessórios, Vanessa adorava tudo que envolvia esse ítens, mas, segundo ela, o excesso de peso afetava a sua vida. Ela vestia apenas preto e maquiava bem os olhos, acreditando que desta forma as pessoas não olhariam para o seu corpo.

Só era possível encontrar roupas para ela nas sessões de grávidas ou em tamanhos especiais. “Eu saía para comprar roupa e voltava com um sapato, porque era tudo o que me servia”.

superação-venassa-vasconcellos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-3

Para ela, a parte mais difícil do processo de emagrecimento foram as lesões. Vanessa tinha problemas nos joelhos, e com o excesso de peso, o problema se agravou. “Durante todo o emagrecimento tive que me afastar muitas vezes da atividade física”.

Ela se sentia desanimada em ter que fazer fisioteapias, punções e muitos exames. Cada vez que parava de praticar exercícios, os ponteiros da balança também paravam de descer. “Sempre fui muito imediatista, mas tudo é um processo e cada um tem o seu tempo para emagrecer”.

Quando ainda estava acima do peso, a alimentação de Vanessa era desregrada e sem qualidade alguma. Ela não acreditava que alguém pudesse gostar de vegetais. Além disso, ela só comia alface quando vinha acompanhado com dois hambúrgueres e pão. Ou seja, suas refeições eram baseadas em fast foods todos os dias, muito refrigerante e muita fritura. Raramente bebia água e se hidratava somenete com os refrigerantes zero.

Pensando em mudar seus hábitos para sempre, ela procurou o auxílio de um grupo de emagrecimento e em seguida viu a necessidade de procurar uma nutricionista esportiva para ajudá-la a conquistar seus objetivos.

Assim, Vanessa começou a aprender a se alimentar e abandonou os velhos hábitos. Aliás, os hábitos errados prejudicam e muito o emagrecimento e eu conto AQUI como mudá-los e emagrecer com saúde e efetividade.

E realmente as coisas mudaram bastante na alimentação de Vanessa. Hoje em dia ela come salada em todas as refeições. Adora rúcula e descobriu aversão por refrigerantes e hambúrgueres. Come de 3 em 3 horas, mas não dispensa um bom churrasco. “Hoje eu como com muito mais prazer, o meu paladar mudou completamente”.

Como vocês sabem, na minha dieta de emagrecimento (ver AQUI), eu dava prioridade para os alimentos com qualidade, mas não deixei de comer bem e o que eu gosto, assim como a Vanessa. Equilíbrio é a palavra-chave para uma dieta mais tranquila e atraente.

superação-venassa-vasconcellos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-4

Após perder 10kg, Vanessa resolver se matricular na academia e lá se apaixonou novamente pela atividade física. “Entrei nas turmas de step, jump, spinning, zumba e comecei a correr. Daí o resultado do emagrecimento foi só a consequência do meu novo estilo de vida”.

Realizar exercício físico é muito importante, não somente para emagrecer, mas para manter a saúde e o corpo em dia. Nesse POST eu dou dicas de como escolher a atividade física ideal e começar a praticar.

Ainda existem muitas pessoas que afirmam não terem tempo para praticar exercícios, no entanto, Vanessa consegue conciliar trabalho e saúde e dá a dica: “Se você não tem tempo, corra. Você pode correr na rua, na sua quadra, no seu condomínio, em um parque ou em qualquer lugar e para praticá-la só é necessário um par de tênis”.

superação-venassa-vasconcellos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-5

Segundo ela, o grande segredo para o emagrecimento é querer de todo o coração. “Você tem que colocar na balança: “ser magra e saudável” x “comer o que eu acho que gosto”.  O dia em que você perceber que ser magra e saudável é o que você realmente quer, nada impedirá você de alcançar seu objetivo”.

O emagrecimento trouxe inúmeros ganhos para Vanessa. Hoje ela tem qualidade de vida, autoestima e muita disposição para fazer o que quer.

Vanessa também contou com a ajuda da internet em todo o processo. Quando iniciou, ela procurava se inspirar em pessoas que venceram a obesidade, além de encontrar receitas saudáveis e dicas de alimentos e atividade física. “Foi quando achei o blog da Mimis e vi ela lindona, sem cirurgias e pensei se ela conseguiu emagrecer, um dia eu também chegarei lá”. E ela conseguiu e hoje compartilha suas conquistas também no instagram . Ela Venceu todos os obstáculos e chegou até aqui, cheia de saúde e determinação!

superação-venassa-vasconcellos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-6

Peso antes: 109,9kg     Peso agora: 72,1kg     Altura: 1,73cm     Tempo de emagrecimento: 18 meses.

Vem ver mais histórias de superação AQUI.

superação-venassa-vasconcellos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-7

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

26 respostas para “SuperAção Vanessa Vasconcellos”

  1. Jaqueline disse:

    Preciso emagrecer

  2. bruna disse:

    Acho muito legal todos os depoimentos, porém seria mais interessante colocar o cardápio que as pessoas seguiam, mesmo que não seja o mesmo que devemos seguir, daria uma ótima ajuda. Obrigada

  3. Fernanda disse:

    Que legal!! Conhecer relatos de mulheres fortes e poderosas que conseguem se superar e atingir seus objetivos é emocionante!! Eu também estou na luta! Tenho 1,55 de altura e estava com 59,1kg (o ponteiro subindo cada vez mais depois de toda angústia e desânimo), mas chega né! Como você diz, Mimis, a gente tem que se encontrar, e eu não quero ser uma mulher perdedora e não ter orgulho de mim mesma. Por isso, faz uma semana que estou em reeducação alimentar (provando várias receitinhas do blogdamimis!) e fazendo atividade física. Hoje, após 8 dias, consegui chegar aos 56,7kg. Super feliz e animada para continuar e vencer!

  4. claudia disse:

    Boa tarde, estou lendo vários depoimentos depois de subir na balança e o ponteiro ir a 94 kg, preciso de ajuda urgente.

  5. priscila guedes da silva disse:

    OI

  6. Jen disse:

    I need to learn the language! I only speak English, but your site is sooo inspiring!

  7. sandra machado disse:

    Me ajude não consigo emagrecer acho que to entrando em depressão não tenho vontade nem de sair de casa Tenho 33anos e me sinto como se tivesse 50

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi querida! Leia os demais posts. Conto tudo no blog! Seria interessante você procurar um nutricionista se puder. Siga também as dicas da Fanpage e instagram. Beijos!

  8. Aline disse:

    Quero muito emagrecer tenho 1.48 e 83 k tenho muita dificuldades ;(

  9. zenilda disse:

    Preciso também perder peso,estou na luta,adora adoro ler esses relatos de superação,parabéns a vcs

  10. zenilda disse:

    Estou também na luta para perder peso não esta fácil mas sempre que leio histórias como esse ergo minha cabeça e acredito no resultado satisfatório,parabéns a vcs que conseguiram com a reeducação alimentar.

  11. Maria luiza Favoretti do Prado disse:

    Há 6 meses estou fazendo reeducação alimentar e caminhadas. Procurei ajuda quando vi que meus exames estavam alterados ( triglicérides, glicemia, acido urico), além de ser hipertensiva. Eu estava pesando 98 kg, comia por compulsão . Hoje estou com 74 kg e minha meta é chegar aos 70 com acompanhamento da minha nutricionista. EStou bem mais feliz agora.Como de 3 em 3 horas, posso comer de tudo e estou aprendendo a fazer substituições sem stress.

  12. Mary 83 disse:

    Nossa, gostei muito de ler esse relato. Estou prestes a completar 32 anos, sou obesa desde a infância e preciso eliminar pelo menos 30 quilos para ficar bem com a minha saúde. Volta e meia me vem o pensamento de que já estou muito velha pra querer ficar magra e bonita…. preciso sempre me auto convencer de que posso melhorar o meu corpo e minha saúde. A história da Vanessa me fez lembrar de que sempre há tempo para lutar contra a obesidade e buscar ser feliz! Parabéns para ela, seu feito é inspirador.

  13. Andrea disse:

    EU TMB PRECISO EMAGRECER 37 KG CONSEGUI EMAGRECER 16 KG, O QUE TA COMPLICADO PRA MIM SÃO OS FINS DE SEMANAS! MAS TENHO FÉ QUE VOU CONSEGUIR…PARABÉNS VANESSA VC JÁ ERA LINDA AGORA FICOU MAIS LINDA AINDA! BEIJOS

  14. Muriel disse:

    Amo quando tem histórias de superação… É admirável a forma com que essas pessoas transformaram suas vidas e mostra o quanto isso é possível só basta ter força de vontade…

  15. natasha lins disse:

    ela fez alguma plástica na barriga ?

  16. Milena disse:

    Fico muito feliz em presenciar a determinação da minha irmã Vanessa! Ver ela feliz e com saúde não tem preço! Parabéns Vanessa! Vc que já era dona de um rosto lindo, agora tem um corpo que é o sonho de consumo de qq mulher!

  17. Lucas Tambosi disse:

    Parabéns Vanessa!!!!! Que legal a matéria!!

  18. Linda minha irmã! Uma linda história de superação dessa menina guerreira que sempre foi! A Vanessa relux felicidade e motiva a todos na sua volta!

  19. Viviane disse:

    Nossa estou pasma com a nova mulher que ela virou, parece ser outra pessoa, minha nossa que emoção que linda mil vezes parabéns……………….

  20. simone disse:

    Parabéns por suas conquistas… Vc ficou ainda mais gata!!! Amo ler as histórias de superação, fico cada vez mais inspirada e confiante em seguir minha RA. Logo pretendo mandar minha história de sucesso e ve- lá publicada aqui será um orgulho. Bjos a todas

  21. leds disse:

    parabéns !!!!! Uma grande conquista.

  22. Adri disse:

    Mais um grande exemplo de superação, ela já era bonita, mas se achava feia e transparecia isso no olhar e no visual, agora, não está apenas magra, mas sim, linda por fora e por dentro, feliz e saudável acima de tudo. Ela deixou bem claro que a força de vontade tem que estar em primeiro lugar e que não precisa ser tão menina para começar um estilo de vida diferente e melhor!
    Adorei o post
    Bjsss

    http://www.caseiquerocasa.blogspot.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *