Batalha dos alimentos: iogurte integral X desnatado

Por Michelle Franzoni em 22 de fevereiro de 2016

Amo iogurte! Além de um lanchinho super prático e saboroso ele é também um poderoso alimento, que auxilia a perda de peso e a nutrição do nosso organismo. Produzido a partir da fermentação do leite – pela adição de lactobacilos, um tipo de bactéria benéfica -, o iogurte é responsável por regular a nossa flora intestinal e nos manter longe de bactérias nocivas! Além disso, é rico em proteínas, vitaminas, minerais, fósforo e cálcio, que garantem um verdadeiro upgrade em nossa saúde e bem-estar.

Mas, qual iogurte escolher? Integral (comum) ou desnatado? Qual deles garantem mais benefícios à saúde? Qual optar para acelerar o processo de emagrecimento?

Para responder todas as nossas dúvidas resolvi colocar esses dois alimentos no ring da super Batalha dos Alimentos. Façam as suas apostas e que vença o MELHOR!

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Gente, resumindo… apesar de as proteínas do iogurte desnatado serem em quantidade um pouco inferior, ele ganha a disputa por conseguir manter as mesmas qualidades do iogurte integral e ainda ajudar no processo de emagrecimento, por conta de seu teor de gordura mais baixo.

O legal desse lanche é que ele pode ser consumido a qualquer hora do dia. Porém, seu consumo diário não deve ultrapassar três porções. Vocês podem optar por comprar o iogurte em potinhos e em diversos sabores, mas antes deem uma olhada em suas informações nutricionais, vejam aqui como. Afinal, esses de sabores contam com ingredientes artificiais, não sendo tão saudáveis quanto o “original”.

Eu gosto de adicionar frutas frescas no original, assim só ganho em nutrientes! Outra saída, ainda mais saudável e muito mais econômica é aprender a fazer o iogurte em casa. Vejam as RECEITAS DE IOGURTE, são bem fáceis! Tem de iogurte grego também, opção super em alta ultimamente.

No caso do iogurte grego, ele sofre a retirada do soro de leite, ficando mais sólido. Ele tem menos açúcar, menos carboidratos, e mais proteína em comparação com iogurte integral. Mas isso é questão para discutirmos em outra batalha, não acham? 🙂

E aí, gostaram? Me contem! Mandem também sugestões para outras Batalhas dos Alimentos! Beijocas!

 

Imagens: Shutterstock.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

23 respostas para “Batalha dos alimentos: iogurte integral X desnatado”

  1. Cassi disse:

    Oi, adorando o blog! Uma dúvida, posso adicionar melhor para adoçar um pouco?

  2. Márcio disse:

    Boa tarde

    Admirei muito este conteúdo.

    Abraços!

    Marcio no Guia do Somatodrol

  3. Luiz Silva disse:

    Como vai?
    Impressionada com o post!!
    Até mais!

  4. Gerdi disse:

    Boa Noite
    Impressionada pelo seu texto!
    Beijos!

  5. Neiva Raggi Gamero disse:

    Adorei a proposta do Kefir, é benéfico para vários problemas! Pergunta:- Como criar o Kefir. Não o encontrei na minha procura. grata. Neiva

  6. Bruno disse:

    Ótima matéria, muito obrigado!

  7. Giovana Hexsel disse:

    Mimis, o que engorda não são gorduras, e sim CARBOIDRATOS. O iogurte DESNATADO, ou seja, aquele que foi retirada todaa sua gordura, natural e saudável, sobra apenas carboidratos (açucares), a lactose, que elevam a insulina, e na quebra das moléculas de açúcar transformam o a glicose em GORDURA. Portanto, nesta batalha temos apenas 1 vencedor, e sim o Iogurte INTEGRAL -> rico em gorduras saudáveis, segura o pico de insulina, além de dar maior saciedade pois o que sacia é gordura, carboidratos, só são mais fome.
    Parabéns pelo blog.
    Abçs.
    Giovana Hexsel

  8. Larissa disse:

    Oi mimis adoro suas dicas, comecei uma reeducação alimentar á duas semanas aliada a caminhadas, me responde uma coisa é possível eu me sentir mais magra e mesmo assim o ponteiro da balança não sair do lugar ?

  9. Kelly disse:

    Ontem eu fiz o meu iogurte natural com a sua receita e ficou MARAAAA! Hj inicio uma nova fase na minha vida, espero ser forte e resostir as tentações. Bjs

  10. Larissa disse:

    Adorei!! Já sabia que era desnatado era a ,melhor opção mas agora tenho ,mais argumentos!!

  11. Tem que atualizar informação sobre colesterol, gordura não eleva colesterol e sim açúcar. Veja vídeo domédico Dr.Lair Ribeiro a respeito do colesterol.

  12. ray melo disse:

    Mimis amo seu blog. Me diz uma coisa …tenho cinquenta anos e quero eliminar uns cinco quilos mas ta difícil! Fala um pouco disso??? Moro em Aracaju e te sigo sempre.

  13. Shirley disse:

    show estas dicas!! AMEI!!

  14. Jaquelline Ton Grobério disse:

    Que ótima dica Mimis! Muito bom para tirar nossas dúvidas. Adorei! Beijos.

  15. Flávia disse:

    Olá td bem?? Sempre acompanho seus posta, em relação ao iogurte tem a opção muito melhor que é o Kefir, VC conhece.
    Além de ser muito mais barato VC pode fazer diversas receitas saborosas e muito mais nutritivas que o industrializado.
    Tem até grupos de doação de Kefir.
    Acho que VC iria amar assim como eu estou apaixonada pelos meus bichinhos. Bjs

  16. Joana Silva disse:

    Olá bom dia,

    Aqui temos, ou tenho alguma dificuldade em encontrar um iogurte desnatado. Gosto muito de um iogurte magro dos nossos hipermercados Continente o “slim”, ele não contem açúcar, traz sim lactose e os endulcorantes normais, será uma boa escolha?

    Muito obrigada pela ajuda

  17. Thais disse:

    Muito bem organizadas as comparações dos nutrientes , nem paro pra ler a de outros posts essa li item por item. Amei bjo!

  18. Kaelyanne Angelo disse:

    Oi mimis,
    Faz do presunto magro X peito de peru!!
    Amo muito o blog, o quanto ele está me ajudando no meu processo de emagrecimento, em breve vou mandar minha história para você postar. Faço varias receitas aqui do blog
    Beijo

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