Superação Vanessa: aposta na dieta certa a fez eliminar 54Kg

Por Michelle Franzoni em 02 de junho de 2016

Ao assumir várias responsabilidades ainda na adolescência, Vanessa Haas de 27 anos, colocou-se de lado e passou a sufocar suas angustias e ansiedades na comida, passando a sofrer de compulsão alimentar. Mesmo sendo adepta aos exercícios físicos, a má alimentação fez o seu peso aumentar, chegando aos 111Kg. A baixa autoestima e a falta de tempo fizeram Vanessa protelar os cuidados que deveria tomar, até que acabou parando no hospital. O susto a fez mudar seus hábitos, transformando seu corpo e sua cabeça. A nova Vanessa conseguiu eliminar 53Kg e hoje tem como hobby a corrida.

Vejam como foi essa transformação de corpo e mente. Inspirem-se nessa história e mudem também!

Superação-vanessa-haas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

O excesso de peso
Como era uma criança ativa e os pais controlavam sua alimentação, até os 12 anos Vanessa não sofreu com excesso de peso. O problema veio após essa idade, na adolescência, quando vários acontecimentos mudaram completamente sua vida. Primeiro, como estava entrando na adolescência, comer besteiras passou a ser um hábito comum, depois, descobriu micro ovários policísticos, que bagunçou com sua autoestima e com seus hormônios principalmente. E a perda do pai, que agravou tudo. Logo depois a mãe teve depressão seguida de um AVC e ela sentiu-se sozinha. “Acabei tendo que assumir muita coisa”, conta.

Vanessa passou a descontar tudo na comida e conta que um pote de nutella não durava nem 10 minutos na sua mão.

Sentia-se cada vez mais envergonhada e feia e passou a se comparar com as amigas, sempre se colocando como inferior. Não saia para as festinhas da faculdade. Preferia ficar sozinha. As roupas não cabiam mais e chegou ao número 50. Vivia doente, com sinusites, rinites, amigdalites e tudo o mais.

Mesmo praticando atividades físicas, não emagrecia nem sentia melhora na sua disposição, então chegou a apostar em dietas malucas, que resultavam apenas em desmaios.

O susto
Até que com 19 anos passou muito mal ao ponto de ir parar no hospital. A pressão estava alta e o médico a alertou da necessidade de emagrecer e sugeriu a bariátrica. A sua saúde estava em risco e ele falou que a cirurgia poderia ser sua única saída.

Recusou-se de imediato a fazer cirurgia e a partir daquele momento focou em uma mudança. A primeira coisa que fez foi procurar uma nutricionista e matricular-se na academia.

Superação-vanessa-haas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

A mudança alimentar
A sua primeira nutricionista lhe passou um cardápio apenas, não lhe ensinando de fato sobre a reeducação alimentar ou lhe dando algum apoio psicológico, por exemplo. Mesmo assim ela emagreceu 35Kg. Porém, como Vanessa mesmo diz, “o problema não foi tratado”. Qualquer escorregada eram quilinhos que apareciam. Chegou a recuperar 10Kg em uma fase ruim. Até que descobriu outra profissional, que a apoiou de todos os lados e a ensinou os porquês das mudanças na alimentação, fazendo Vanessa passar pelo verdadeiro emagrecimento.

Superação-vanessa-haas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-04

Antes, Vanessa comida de tudo e um pouco mais. Além dos excessos, ela gostava mesmo era de bolachas recheadas, salgados fritos, doces pizzas e fast foods.

Com a reeducação alimentar, passou a incluir legumes e verduras, folhas verdes, frutas, suco verde e alimentos integrais. Passou a apostar na tapioca e na batata-doce e comer de 3 em 3 horas. Começou a alimentar-se bem e até a criar receitas saudáveis.

“A minha dieta me ensinou a comer de verdade. Aprendi que os alimentos são verdadeiros remédios. Hoje basicamente é ovo, legumes, saladas diversas, frutas diversas, suco natural, chá sem adoçar, pasta de amendoim. Nunca imaginei sentir vontade de comer salada de chicória e nem beliscar baby carrot (cenoura) no lanche.”, revela Vanessa.

Trabalhando contra as tentações
Para Vanessa, tudo é questão de foco. Não adianta pagar uma consulta na nutricionista, a mensalidade na academia e acabar arrumando sempre desculpas para não dar continuidade.
Segundo ela, o processo requer esforço e muitos não estão dispostos a isso. Só dá certo se existir respeito com o nosso corpo e mudanças de hábitos.

Então, no começo, mesmo sentindo falta de sua antiga rotina alimentar, Vanessa segurou firme. “Eu lutei muito contra mim! Mas hoje já não sinto a menor falta de pizza, lanche, pastel, massas, fast-food então passo longe”, revela.

Para facilitar essa luta inicial existem alguns truques, vejam aqui como driblar a compulsão por doces, e neste aqui como vencer a gula noturna. Acredito que esses dois pontos são o que mais pesam. E apostem sempre nas receitas magrinhas.

Hoje, Vanessa conta que por ter uma alimentação equilibrada durante a semana e praticar exercícios regularmente, se dá o direito para aproveitar o fim de semana com uma alimentação mais livre. Manter a vida social não é pecado e se fizermos corretamente, nada será perdido, e isso desde o começo. Vejam aqui como levar a vida social junto com a dieta.

Caso ocorra um deslize maior que o planejado, não tem problema, é só apostar na dieta de ataque no dia seguinte. 😉

Motivação de todos os lados
Vanessa conta que no começo foi complicado lutar contra os desejos, pensamentos negativos, inseguranças e ansiedades. “Lutei contra os palpites. Contra a cabeça dizendo para parar tudo. Creio que a maior ajuda foi eu com eu mesma! Aprendi a mudar a mente”, conta.

Do seu lado sempre estiveram sua mãe e seu noivo. E logo sentiu o apoio nas redes sociais, por meio do Instagram, onde criou uma conta e passou a ser seguida por muitas pessoas. Ela conta que seu perfil começou por acaso e acabou virando um projeto de vida. E ela diz: “ajudar os outros nos ajuda também”.

Para ela, a internet ajuda sim, mas é preciso filtrar muito bem o que se lê e se vê, pois têm muitas “dietas milagrosas por aí”. E é verdade! Para não cairmos nas armadilhas do “disse me disse”, criei o mitos e verdades sobre o emagrecimento, onde desmitifico frases que volta e meia encontramos quando estamos de dieta. Vale a pena ler para não criar expectativas nem cair em promessas mentirosas.

Atividades esportivas
Vanessa sempre gostou de esportes e desde criança estava envolvida em jogos e danças, passando por ballet, jazz, capoeira e vôlei. Chegou a dar aulas de street dance. Na fase em que estava com excesso de peso deu uma parada em tudo, e quando iniciou a reeducação alimentar apostou na academia. No começo sentia-se insegura, por conta do peso, um pouco envergonhada, mas isso não a fez desistir. E hoje ela dá a dica: “Coloque-se em primeiro lugar! Ninguém sabe o porquê você engordou e não tem o direito de julgar! Seja sempre mais você! ”

Atualmente sua rotina de exercícios é bem puxada. Faz crossfit de segunda a sábado. Nos domingos corre, seja em provas, com um grupo de corridas que participa ou sozinha. Hoje se prepara para uma corrida de 21Km que ocorrerá no final deste ano.

Seu objetivo no momento é secar a barriga e ganhar gominhos aparentes. Aliás, quem não tem esse sonho? Por isso já fiz um post sobre isso onde dou dicas para conquistar a tão sonhada barriga tanquinho. Vejam aqui.

Superação-vanessa-haas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-03

Falta de tempo
Muitas pessoas reclamam da falta de tempo para realizar atividades físicas e até mesmo para mudar a alimentação. Afinal, tudo requer mudança na rotina. Segundo Vanessa, o que deve haver é determinação.

Mesmo sem tempo ela realizou tudo isso. No começo ela estava trabalhando e fazendo faculdade. Saia de um e corria para o outro. E o tempo? Ela chegava em casa apenas às 23h e então pulava corda. Começou com 50 pulos e foi aumentando a cada dia. Nos feriados, aproveitava para correr.

“É possível se virar com poucas coisas”, diz Vanessa. E ela tem razão. Vejam neste post os exercícios que podem ser praticados em qualquer lugar. E aqui tem até uma série para perder peso limpando a casa. Tudo é possível.

No caso da alimentação, o melhor a fazer é apostar em marmitas. A sugestão é fazer comida no domingo e congelar em potes para a semana. Show, hein? Vejam as dicas das marmiteiras e aqui como congelar frutas e verduras.

Outra dica é apostar nos lanches certos, aqueles mais práticos e que continuam sendo saudáveis. Vejam a seleção neste post.

Resultados incríveis
O resultado foi avassalador, tanto na autoestima como na estética. Mas, para Vanessa, a saúde com certeza vem em primeiro lugar e ela tem um orgulho enorme de ter alcançado uma saúde 100%.

Após o processo de emagrecimento, ela livrou-se de todas as suas “ites” (sinusite, rinite, amigdalite), seus ovários não têm mais cistos e é raro ficar doente agora. Nada de gripes e resfriados, sua imunidade está em alta e sua disposição também.

Como hoje é um exemplo para as pessoas por meio de seu Instagram, a autoconfiança ganhou espaço em sua vida. “Despertou em mim uma gana de sempre superar meus limites!”, diz Vanessa.

Bora alcançar nossos sonhos também? Para receberem mais histórias de superação, cadastrem gratuitamente o email aqui. E vejam neste post como foi o meu processo de emagrecimento. Todo o incentivo é ótimo nessa hora. Vamos começar?

Peso antes: 111kg  Peso agora: 58kg  Altura: 1,68m
Tempo de emagrecimento: 5 anos e 6 meses.

Superação-vanessa-haas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-05

 

Vetores: Shutterstock.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

21 respostas para “Superação Vanessa: aposta na dieta certa a fez eliminar 54Kg”

  1. LIDIANE DO ROSARIO PEREIRA DA SILVA disse:

    Nossa inspirador

  2. Mirian Speretta disse:

    Como faço para saber mais sobre essa dieta

  3. adricia Renata disse:

    Também quero fazer parte, pois preciso muito perde peso, mas não estou conseguindo.

  4. delbliane rosalvo disse:

    oi eu tenho 100 ks tenho dois filhos um casal…..minha menina tem nove mês….e assim sou muito gorda e a barriga caída….quando vejo testemunhos eu fico muito feliz ……..mas gostaria de ajuda pois eu não trabalho e nos gastamos 300 reais por mês na alimentação….então vc tem uma dieta mas Barrata….pois só eu que sou gorda aqui como faço
    ..

    • Michelle Franzoni disse:

      Olá! Eu não passo dietas , mas tem várias dicas aqui no blog que podem te ajudar. Leia com calma os posts e procure se exercitar na rua ou em casa mesmo. Beijos e sucesso!

  5. Marilza Dantas disse:

    Oi, to seguindo seu blog a alguns dias, foi uma amiga q indicou, mas meu caso é o contrário, sou magra, mas tenho diástase ( abertura do abdômen) tenho intestino preso, já fiz várias receitas…. to no caminho certo. O q vc me indica

  6. Caracas , muito determinada, parabéns!!!

  7. Gabi ritter disse:

    Oi mimis…
    Eu tenho 18 anos tenho um bebe de 1 ano e 4 meses.tenho 64 kg e 1,65 de altura…
    Eu fiz academia durante 1 mes e parei durante 1 mes.dai eu voltei a fazer e fiz 1 mes de novo agora eu estou 3 meses parada..por falta de apoio e de tempo…sou do tipo falsa magra …o tempo que malhei nao fiz dieta so dei uma parada com os excessos e mesmo assim eu ate que vi resultados…queria voltar a malhar mais dessa vez com determinação. ..pra valer.queria procurar a ajuda de profissionais e fazer tudo certo…mas me da um desanimo estar sozinha pois meu marido nao tem vontade nenhuma de mudar…me da um conselho por favor…vou seguir seu blog pra ver se me da uma luz…

  8. Mariana Lima disse:

    Oi bom dia!!

    Estou começando a reeducação alimentar e estou acompanhando o blog todos os dias lendo as dicas e as superações, para que encontre força pois preciso emagrecer 27 kilos, eu estava desanimada pois estou pesando 87 kilos e minha altura é 1,58, mais fui na farmácia domingo dia 05/06 e vi q pesei 84 kilos isso me deu animo pois diminui na semana passada mais fim de semana tomei cerveja, comi lanche e mesmo assim emagreci. Então na segunda dia 06/06 comecei a ler os casos de superação e começar firme na RA, e então comecei a ir na academia do clube que sou sócia, sempre pratiquei atividades físicas, natação, musculação , caminhadas, até o ultimo mês estava com personal, fazendo natação e hidroginástica, mais não emagreci nenhuma grama. Parei com tudo relaxei e agora estou começando ver a balança mexer, então voltei na academia do clube e estou fazendo a RA, lendo esses casos no blog. Obrigada sei que desta vez vou emagrecer. Volto para contar meu progresso.

    Abraços, obrigada pelos posts, tem me ajudado muito. Otimo fim de semana com saúde para nós.

    Mariana 😉

  9. Sabrina gomes disse:

    Ola mimis gostaria muito que você me ajudasse, estou com um problema depois que tiver meu filho emagreci mais depois q tirei a amamentação dele voltei ao peso de quando estava gravida dele porem esse peso não é e nem tem como ser meu eu pesava 57, a 59 quilos depois dele to com 65 quilos. Para o meu tamanho(1,56) estou acima do peso ideal pra mim… O maior problema disso e que não consigo me controlar sofro com uma ansiedade extrema tudo que me afeta me faz comer mais,, estou engordando e eu não tenho muito tempo disponível pra fazer exercícios, pois trabalho em salão de beleza e meu filho tem 1 ano e 03 meses então não me sobra tempo pra nada… Queria que se você podesse me ajudasse com algo que tirasse o excesso de fome e ansiedade que tenho… Sabe pois ultimamente estou num momento critico em questão financeira então não estou podendo gastar muito ou algo do gênero … Queria muito que vc me passasse um cha que seja acessível ou remédio que você acredite que possa eliminar minha ansiedade e minha fome excessiva. Espero sua resposta pois estou desesperada minhas roupas de antes do meu filho não me servem mais, estou com celulite e eu não tinha, enfim estou ficando horrorosa e estou com muito medo de depois não conseguir voltar meu corpo

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi Sabrina! Todas as minhas dicas estão aqui e nas redes sociais. Leia os posts com calma que está tudo aqui. É preciso muita força de vontade e foco. Tenho certeza que vc consegue. Beijos!

  10. Jurema Yara disse:

    Queria saber se ela não ficou com excesso de pele… estou começando agora estou com 108 kg,estou com medo de ficar com muita pele.

    • Vanessa Haas disse:

      Olá Jurema,

      O que ficou de pele foi bem pouquinho na região do abdomen e que já está sendo preenchido por músculo. Não fiquei com muita pele pois meu emagrecimento foi aos poucos, com exercícios e orientação certa. Nada rápido, que é o que faz sobrar muita pele

  11. Alex disse:

    Que legal!!!

    Parabens!!!!!

  12. mara disse:

    Oi…Eu tive filho e depois de 3 anos nao consigo emagrcer, gordura localizada na barriga.. Qual a dieta vcs me aconselharia ??
    Nao tenho tempo p malhar….Me ajude por favor
    Obrigado bjs

  13. nara regina da veiga disse:

    Tem alguma superação de pessoas acima de 56 anos de idade? Porque acho que somente consegue emagrecer pessoas novas.

    Tenho 57 anos de idade e estou com 86 kg 1.62
    Me ajudem !!

    • Michelle Franzoni disse:

      Olá Nara

      Todos conseguem emagrecer, mas nem todos me enviam as histórias. Leia os posts no blog que irão te ajudar. e se puder consulte um nutricionista. Sucesso!

  14. Valquiria Vassello disse:

    Exemplo de disciplina …Vanessa …amooooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *