Truques caseiros para prevenir e tratar calos e bolhas

Por Michelle Franzoni em 22 de junho de 2016

E tem dor mais incômoda que a dor causada por calos e bolhas? Quem pratica esportes está mais propenso a desenvolver esses machucados, mas não são os únicos. Atrito, umidade e sujeira são as principais causas do desenvolvimento de calos e bolhas nas mãos e pés.

Eu sofro demais! E não é só praticando esportes. Quando viajo e caminho muito geralmente formo bolhas grandes nos pés que incomodam um montão. É por isso que resolvi escrever esse post para quem sofre desse problema, que pode ser evitado e curado de forma rápida.

Vamos falar apenas sobre bolhas e calos causadas por irritação física, porém esses problemas podem ser causados também por alergias, doenças autoimunes e outras complicações. Se for esse o caso, procurem um médico, ok!?

calos-e-bolhas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

calos-e-bolhas-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02
Eu caminho muito rápido, mesmo passeando 🙂 e já notei que isso favorece o aparecimento das bolhas, pois gera mais atrito. Então a dica é controlar o passo! Quando elas aparecem, tenho sempre na bolsa um curativo de hidrocoloide que é excelente para bolhas. Encontramos em farmácias e lojas especializadas de produtos médicos e hospitalares.

Quem aí sofre com calo e bolhas constantemente? Contem pra mim! E se tiverem alguma diquinha especial, compartilhem!
Vetor e imagens: Shutterstock.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

4 respostas para “Truques caseiros para prevenir e tratar calos e bolhas”

  1. Carla disse:

    Mimis, tem uma dica muito errada na sua lista. Nunca se deve estourar bolhas de calos, o o motivo é muito simples: os calos que causam bolhas, são uma espécie de queimadura. Diferente de uma quimadura por calor, mas é uma queimadura por atrito. e o calo cria essa bolha cheia de líquido pelo mesmo motivo: o organismo cria uma barreira ao local machucado levantando a bolha, e mantém o machucado hidratado, com o líquido dentro. Furá-lo vai fazer com que a pele da bolha grude na lesão, fazendo doer muito mais, e vai deixar cicatriz, também. o ideal e hidratar a região ao redor da bolha com pomada cicatrizante que contenha pantenol (a pomada bepantol baby é a mais indicada). o certo é esperar a bolha secar sozinha, ou no máximo, furar quando já estiver bem murchinha.
    essas dicas recebi num curso na área da saúde, onde tive palestras com bombeiros treinados e em outras ocasiões também, todas indicando pra não mexer. segui esses cuidados com uma queimadura com óleo quente na perna, e não fiquei com nenhuma cicatriz.

  2. Patrícia disse:

    Olá! Gostamos muito do seu blog.
    Temos o Moda por 2 (www.modapor2.com.br), blog de moda e estilo voltado para mulheres acima de 30 anos. Faça uma visitinha pra nós! 😉
    Obrigada!
    Beijo,
    Pati e Laura @modapor2

  3. mariah disse:

    Adorei o post e to louca para achar esse curativo pois sofro muito com eles. Beijos

  4. Maria Teresinha de Jesus Pedrosa disse:

    Sinceramente,não vi nada de novo…como tenho calos pensei que tivesse uma solução.não acrescentou nada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *