Dieta saudável: o que comer no café da manhã

Por Michelle Franzoni em 11 de julho de 2016

Todo mundo sabe a importância de comer bem ao acordar. Mas nem sempre conseguimos colocar em prática ou ter criatividade para fazer um bom café da manhã. A primeira refeição é a mais importante do dia, ela vai despertar o metabolismo e repor nossas energias.

Mas também devemos respeitar o hábito e fome de cada um. Eu por exemplo, quase não sinto fome de manhã, então acabo comendo menos nesse momento do dia. Já meu marido acorda morto de fome! kkk E vocês? Sentem fome ao acordar?

Hoje vou mostrar algumas combinações que gostamos de fazer aqui em casa e todas as opções do meu cardápio de café da manhã, recheado de receitas gostosas aqui do blog.

E para aprendermos um pouco mais, é importante saber o que não pode faltar no café da manhã. Devemos estar atentos a todos os macronutrientes e fazer uma refeição combinando carboidratos, proteínas e gorduras boas.

1. Carboidratos: alimentos ricos nesse nutriente tem a função de fornecer energia. Alguns exemplos são: cereais, bolos, pães, frutas, aveia e quinoa. Sobre os pães, bolos e farinhas, as melhores opções são os integrais. Fuja dos refinados.

2. Proteínas: também garantem saciedade e regulam a taxa de açúcar no sangue. Exemplos de alimentos ricos em proteínas: leite e seus derivados, ovos, carnes e frios.

3. Gorduras: vão auxiliar na absorção das vitaminas, são ótimas para fortalecer a imunidade e também ajudam a saciar. Elas estão separadas em gorduras insaturadas, que são de origem vegetal e são encontradas no açaí, no abacate e nas oleaginosas. Já nas saturadas, de origem animal, encontramos nos ovos, leite e seus derivados.

Lembrem-se que a refeição ideal deve conter boa quantidade de fibras que saciam e ajudam no funcionamento do organismo. No caso do bolo e do pão, faça a escolha por suas versões integrais, pois contêm fibras. Outros exemplos estão nas frutas.

As vitaminas e minerais também são micronutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Vejam nesse post o guia das vitaminas e dos sais minerais e os alimentos ricos em cada grupo.

Pronto, agora que vocês já sabem o que não pode faltar, vejam os meus exemplos de café da manhã:

 

cafe-da-manha-blog-da-mimis-michelle-franzoni.post

Clicando aqui vocês encontram todas as minhas receitas para o café da manhã. E abaixo segue cada receita que coloquei nesse post:
>> Queijos brancos
>> Omelete
>> Pão integral
>> Sucos detox
>> Cestinha de ovos
>> Shakes de banana
>> Pão de queijo de frigideira (crepioca)
>> Chocolate quente proteico
>> Cookies
>> Pão de microondas
>> Suco verde
>> Banana termogênica
>> Doce de abóbora
>> Creme de abacate
>> Torrada com ovo (croque madame)
>> Panquelete
>> Sanduíche de abacate
>> Pão de mel
>> Iogurte

Gente! Muitas vezes quando vamos começar a dieta e mudar hábitos, e não estamos acostumados, não conseguimos comer de manhã. Eu era assim, quando comia até ficava enjoada, pois ainda não tinha o hábito de tomar café da manhã. Então eu apostava nos sucos e shakes mais leves até acostumr.

Se o problema é falta de tempo para preparar a refeição, inspirem-se nas dicas de lanches práticos, que passei aqui ou deixem tudo organizado na noite anterior.

Lembrem-se que importante consultar um nutricionista para ver as necessidades nutricionais diárias de cada um. Assim teremos um plano alimentar individual e completo.

Gostaram das dicas? Agora me contem o que vocês gostam de comer no café da manhã?

 

Vetores: Shutterstock.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

79 respostas para “Dieta saudável: o que comer no café da manhã”

  1. Aryane disse:

    Mimis, eu amo seu blog e com ele já consegui emagrecer 1kg em duas semanas! Porém, sou como seu marido, sinto muita fome de manhã e também preciso comer melhor no café da tarde, pois estudo a noite e só vou jantar as 23h (pq tb estou com muita fome). Você tem alguma dica ou algo do tipo pra me passar, que possa me ajudar? Pois acabo saindo das dietas e vida saudável exatamento pelo problema do café da manhã e café da tarde. Aguardo retorno.

  2. Ceiça perone disse:

    Olha eu estou amando suas sugestoes…quero te agradecer de todo coraçao..estoucompartilhando tudo com as pessoas que eu gosto..Deus te ilumine mais e mais!!!

  3. Ana Lima disse:

    Adoro seu blog!!!!!

  4. Elisa Cunha disse:

    Bom dia!
    Meu café da manhã estava bem saboroso:
    1 pão chapati integral caseiro + ricota caseira + alface + tomate
    1 ovo mexido temperado com pimenta do reino
    1 xícara de café preto sem açúcar
    Me sinto revigorada e pronta pra treinar…
    Boa semana pra todos nós!
    Beijos!

  5. Ana Claudia disse:

    O cafe da manhã e uma das refeições mais importante do dia, e fazer uma dieta balanceada nos mulheres temos que fazer um esforço, por que deixar de comer coisas que nos adoramos não e tarefa fácil.

    Adorei seu blog muitas dicas que vai me ajudar, vou seguir a partir de hoje.

  6. Talita disse:

    Bom dia!
    Posso substituir o adoçante das receitas pelo açúcar de coco?

    Obrigada.

  7. Sandra disse:

    O q comer no café da manhã?

  8. Leilinha disse:

    Olá Mimis! Estou a 2 meses sem comer pão francês de manhã. Agora como omelete e já posso ver resultados. Todo mundo deve ver esse post. PArabéns!

  9. Helida Marielle Carmelio disse:

    Gostei muito das receitas da mimis me ajudou muito a perder peso. Agora estou tentando voltar na dieta sei que não vai ser fácil mas com a ajuda do blog vou conseguir

  10. Kati Schneider disse:

    Oi mimis,
    Eu treino de manhã das 7:00 às 8:00, 5x na semana. E não consigo comer, mas to fazendo um super esforço e to comendo um potinho de iogurte com granola. Quando chego em casa, preciso de proteína certo? aí antes do trabalho estou tomando uma vitamina onde ponho:
    1 banana + 2 colheres de aveia + 1 colher de Nescau + meio copo de leite desnatado + 1 ovo cru
    (Os marombas da academia me ensinaram).
    O que você tem a dizer sobre o ovo cru na vitamina, sabe se faz mal? é indicado ?
    Iniciei meu projeto quase no verão. Um pouco tarde mas, vamos lá. Não estou muito acima do peso pois já consegui perder bastante coisa cortando as gordices e fazendo tuas receitinhas <3, e faz uma semana que comecei meus treinos.
    Ah,
    MUITO OBRIGADA, foi lendo teu blog, tua história que decidi ter uma vida melhor e mais saudável e, quer saber, to amando <3 <3

  11. Maria Cordeiro disse:

    Olá Mimis! Sou a Maria e sou de Portugal, e adoro o seu Blog. Queria perguntar se os cereais integrais (tipo Kellogg’s Special K) são uma boa opção para o pequeno almoço.
    Muito Obrigado e continuação de bom trabalho!

  12. Cleidimar disse:

    Quero ememagrecer com saúde

  13. Solange Faraco Vieira disse:

    Sou diabética e sigo suas receitas !como a torta com a massa feita com grão de bico deliciosa!

  14. Vanessa disse:

    Sofro de ansiedade.nao consigo emagrecer

  15. Nicole disse:

    Olá querida, a geleia você tem a receita ou seria a comprada mesmo? Parabéns pelo trabalho, obrigada.

  16. Denize disse:

    Oi Mimis!!! Faz um desses pro jantar! É a minha maior dificuldade…montar lanches nessa hora do dia! Beeijo! Obrigada!

  17. Lívia disse:

    Eu não toma café nem chá. Qual seria a substituição mais próxima das calorias desses?

  18. amanda disse:

    Oi Mimis… gostaria de saber se você podia montar um cardápio com opções de lanches da tarde (lanche 03), fico muito na dúvida do que comer a acabo sempre repetindo a refeição e ja fica enjoativo , se você puder será ótimo!

  19. Sheila disse:

    Faz um desses cardápio de almoço! !!

  20. Simone disse:

    Oi minha dificuldade é o jantar e pode me ajudar a sair do frango com salada.

  21. Simone Guimarães disse:

    Eu acho que o café da manhã é fácil de montar mais o jantar com essa vida corrida e pouco tempo esse sim é difícil, gostaria de ver um post igual para jantares práticos e rápidos

  22. Enicleide disse:

    Olha comecei a trocar os alimentos mas ainda ta um pouco difícil, mas ja estou me acostumando e ja tenho percebido a diferença no meu corpo. O café da manhã e a janta são os mais difíceis pra mim. Eu estava acostumada a jantar muito aquele prato bem caprichado mas estou mudando aos poucos. Já o café da manhã sinto muita fome mas estou mudando meus hábitos graças aos seus post. Estou amando e muito obrigada por se importar.

  23. Alex disse:

    Adorei as dicas. O café da manhã é uma das principais refeições diárias e muita gente se descuida disso.

  24. HELOISA disse:

    LEGAL GOSTARIA DE AS DICAS PARA ALMOÇO E JANTAR

  25. Fernanda disse:

    Oi Mimis, tudo bem?

    Sou muito desleixada em relação à alimentação, e vejo que está cada vez mais difícil manter a forma física.

    Tenho percebido que um bom café da manhã é o pontapé inicial pra se ter uma dieta rica e equilibrada, e hoje não me faltaram boas ideias lendo seu post.

    Muito obrigada!

  26. Priscila disse:

    Nossa eu acordo virada de fome,ótimas dica.Mais meu problema é mesmo os lanches,trabalho á noite e não consigo jantar de madrugada,acho q vou substituir por uma dessas opções.Vlw pelas dicas ;).

  27. Alexandre disse:

    Olá Mimis e todos os seguidores do blog.

    Me chamo Alexandre, tenho 31 anos, tenho 1,73 e estou com muita dificuldade para eliminar meus 102,kg.
    Gostaria de receber dicas, encontrar receitas, e até práticas de exercícios para alcançar meus 75kg.

    Poderia me ajudar?

    Um forte abraço!

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi querido! Todas minhas dicas e receitas estão no site! Leia os posts com calma e cadastre seu email gratuitamente para receber as novidades. tenho certeza que vc vai conseguir! Beijao e força!

  28. Alline disse:

    Mimis, fala sobre o cuscuz. Eu como quase todos os dias de manhã uma porção pequena, ele me saceia bastante e consigo segurar a fome atéa hora do almoço. Estou fazendo certo? Obrigada desde já.

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi Aline, depende do acompanhamento, como ele é preparado e a quantidade ingerida. Se tudo estiver magrinho não tem problema 🙂

  29. Susana disse:

    Oi gostaria de dicas para a janta ,como lanches leves porque trabalho e estudo e meu tempo e muito corrido

  30. Thaísy disse:

    Você poderia fazer um cardápio assim de opções para comer a noite depois das 18h, que tal? Obrigado pelas dicas!

  31. camila danielc disse:

    adorei as dicas. bjos

  32. Alessandra Conceição Pedroso Menezes disse:

    Meu nome é Alessandra tenho 41 anos e gostaria muito da sia ajuda para perder peso!!! Já tentei vários métodos e não consigo. Quero muito estou com 96 mil os visualmente bem distribuídos mas TiO me sentindo bem

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi amada! tem muitas dicas aqui no site. Leia com calma os posts e me siga nas redes sociais que posto muita coisa legal. Se tiver condições procure um nutricionista que irá te ajudar. Beijos e força!

  33. Nathalia disse:

    Boa tarde Mimis,

    Acompanho o seu blog e faço diariamente suas receitas, as quais são uma delícia. No entanto, tenho a seguinte dúvida: acordo às 9h, devo tomar o café da manha ou apenas o lanche da manhã, visto que irei almoças às 12h?
    Obrigada, muito sucesso!

  34. Luciana disse:

    Boa tarde!!!! Amo suas postagens e sou muito grata por dividir conosco seus conhecimentos !!!!!! Muito obrigada!!!

  35. Estou querendo participar
    Preciso perder até novembro uns 10 quilos pois tenho um casamento e estou fora de forma preciso de ajuda não sei o que comer ao certo para perder peso.
    Me ajude
    Obrigada.

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi querida! Leia os demais posts. Conto tudo no blog! Seria interessante você procurar um nutricionista se puder. Siga também as dicas da Fanpage e instagram. Beijos!

  36. Daisy Michelle Ribeiro Carriel disse:

    Oi Mimis!!!
    Primeiramente quero te parabenizar pelo site,te encontrei a pouco tempo e já me ajudou imensamente.Eu e mais 3 amigas começamos recentemente uma reeducação alimentar e nos inspiramos bastante em vc e suas dietas,então,obrigada pela ajuda!
    Minha dúvida é a seguinte: eu simplesmente NÃO CONSIGO ficar sem tomar meu café com leite de manhã,NÃO DÁ, kkkkkkkkkk eu sei que deveria ser mais firme quanto a isso mas me faz tanta falta e me sinto tão aborrecida quando não tomo q já desisti das substituições e tô me focando nas outras refeições do dia pra amenizar qualquer consequência disso.Eu substitui o leite integral pelo desnatado e o açúcar refinado pelo mascavo(não gosto de adoçante).Diz aí, tô encanado em coisa boba? Meu amigo inseparável pode mesmo prejudicar minha dieta??? Bjux mil das minhas colegas e meus tb!

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi lindona! Obrigada pelo carinho! O café com leite não tem problema. a questão é o açúcar. O refinado tem praticamente as mesmas calorias do mascavo. 🙂 Beijào!

  37. Fran Jacomel disse:

    Estarei ansiosa esperando pelas opções de almoço também! Deliciosas opções de café da manhã! Obrigado! Deus te abençoe Mimis!

  38. Lais disse:

    Mimis, adooooorrrroo suas dicas, você é demais, um inspiração.
    Preciso de uma ajuda, eu acordo das 06h e chego no serviço as 08h e só tomo o café lá pois pego o ônibus às 06:30h, faz mal ficar esse intervalo de 2h para a primeira refeição do dia?

    Beijinhooooooossss

  39. Gisele Wons disse:

    Bom dia Mimis,
    Estas opções de café da manhã posso usar como pré treino?
    Obrigada.

  40. Maria Célia disse:

    Achei muito interessante as dicas dadas,neste blog da Mimis,vou entrar de cabeça,pois os alimentos q ai estão ja fazem parte da minha alimentaçao diária,gosto de integrais e mais natural possível. NA verdade,minha gdr dificuldade esta na quantidade,nos tamanhos das porções, não consigo ter controle,mas vou me esforçar,e hei de conseguir ,

  41. Ilza Carla disse:

    Olá Mimis,

    Irei começar fazer academia na hora do almoço, e precisarei comer na minha sala, pois não dará tempo de comer durante o horário de almoço. Você poderia fazer uma lista dessa de alimentos práticos e fáceis e indicados para comer nessa situação?

    Tomara que simmm, vai ajudar bastante!!!!

  42. Yamaiara disse:

    Adorei as dicas !!!!!
    Faz pras outras refeições TB ❤❤❤
    Bjus mimis te acompanho sempre

  43. Luana Pereira disse:

    Ministério,, amei o post, como ficamos sem ideia e criatividade na hora do café, recorrendo ao que está mais prático. Sem contar q a parte gráfica ficou linda e apetitosa! Parabéns! Bjs

  44. Julia disse:

    Oi!! Adorei!
    Uma sugestão: dicas sobre o que comer a noite, naquela refeição após o jantar..
    Nunca sei o que comer nesse horário e acabo comendo besteira.. Acredito que outras pessoas também passem por isso..

    Obrigada!! Bjs!

  45. ALINE disse:

    NOSSA MUITO LEGAL!! AMEI ESTE POST! gOSTARIA QUE VC PUBLICASSE TODAS AS OUTRAS REFEIÇÕES DO DIA ASSIM EXPLICADINHA E COM MUITAS OPÇÕES!
    E TODAS ESTAS OPÇÕES AJUDAM O EMAGRECIMENTO?

  46. sissa disse:

    mimis, estou seguindo suas dicass.. adoro voceeee

  47. sissa disse:

    mimis, estou seguindo sua dieta que vc postou no site,
    Hoje eu comi: uma tapioca com requeijão light + uma colher de chia e meia xicara de cha de frutas e hibisco.
    o que vc acha?
    beijosss adoro você

  48. Fátima disse:

    Adorei as dicas e receitas! Parabéns, estou amando seu blog.

  49. Larissa Andrade Pereira disse:

    Olá mimis tudo bem?
    Bem que você podia fazer um post e com um cardapio para as grávidas que querem manter uma alimentação saudável e que estão com glicose alta tipo eu
    Espero que me responda bjss

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi LArissa! Eu não monto cardápios específicos, apenas mostro minhas opções de alimentação. Seria legal você procurar um nutricionista para te ajudar. Um beijào!

  50. Ana Maria disse:

    Oi Mimis. Amo suas dicas. Vi que você não tem leite no café da manhã. Você não gosta ou não toma mesmo? Eu tomo o desnatado há um ano e meio, pois não fico sem leite. Obrigada. Abraços, Ana.

  51. Angelica disse:

    Suas dicas são sempre ótimas! Você é bem objetiva! Adoro quando chega o e-mail com o post.
    E com tantas opções assim não tem desculpa para não ser saudável… Faz dicas de jantar também 🙂
    E Mi você tem dicas para quando bate aquela compulsão? Aquela vontade de desistir da dieta e comer só porcaria…

  52. Mônica freitas disse:

    Mimi,preciao muito de sua ajuda! Já tentei tudo e estou sem dinheiro pra pagar uma nutricionista , e por questão a de saúde preciso emagrecer 20 kg. Vc poderia fazer um cardápio pra mim!! Aguardo urgente a sua resposta! Obrogada desde já pela sua atenção!!

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi amada! eu não monto cardapios. Esse é o meu que coloquei a pedidos aqui. Quando puder, seria legal consultar um nutricionista para te atender. LEia as dicas do blog que tem muita coisa boa que pode te ajudar nessa fase! beijos e sucesso!

  53. adelaide disse:

    Muito bacana essas opções, em geral, a nutri passa de três a cinco…. Essas sugestão poderia usar também no lanche da tarde ou não? Obrigada

  54. Bruna disse:

    Adoreeei esse post! São tantas opções que acabo esquecendo no dia a dia, e acabo sempre comendo a mesma coisa…
    Você poderia fazer um post parecido com opções de lanches e jantar.
    Beijo, adoro seu blog!

  55. Carmen disse:

    Adoreeeei esse post! São muitas opções que nunca lembro que existem e sempre acabo comendo o mesmo… podias fazer um post assim sobre opções de lanches e jantar. Beijos

  56. REGIANE disse:

    Adorei…estou na luta na perda de peso e seu blog e minha inspiração…ja tentei várias vezes e desisti…mas agora to firme…nao consigo ficar sem o cafe da manha e estava sem opçoes…obrigada…
    Quando puder coloque opçoes de lanche da tarde….sempre me enrolo e quando como pao a tarde percebo q engordo mais…Obrigada.

  57. Carla disse:

    Adorei as dicas! Obrigada Mimis! Não tenho muita criatividade em comida saudável hehe

  58. Eliana Costa disse:

    Vc é um anjo, explica com tanto carinho, agradeço por todas que estão na luta. Sou muita grata por todas suas postagens e receitas detalhadas, Obrigada por ser tão gentil e verdadeira, vc merece o melhor de Deus.

  59. Ana Lucia disse:

    Amei essas dicas de café da manhã, mas tenho medo de comer pão porque engordo fácil , e adoro doces sei que não posso ,gostaria de receitas de doces que tenham poucas calorias. Obrigada.

  60. Cristiane disse:

    Seu blog é sensacional…. Parabéns !!

  61. Lorena disse:

    Bom dia, Michelle. A quinoa é fonte de proteína e não de carboidrato como você postou hoje. Obrigada.

    • Michelle Franzoni disse:

      Olá! Para cada 45 g de quinoa temos 31 g de carboidratos e apenas 6g de proteinas. Por isso considerei como fonte de carboidratos, sendo que assim como outros alimentos, possui proteinas tambem, mas em menor quantidade. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *