Gratinado Light de Legumes

Por Michelle Franzoni em 09 de agosto de 2016

Essa receita é uma delícia! E é perfeita para acompanhar a refeição principal. O gratinado de legumes é aposta certa aqui em casa desde que éramos crianças. Tenho certeza que a família toda vai amar.

E mais! É uma boa dica para quem ainda não está acostumado a comer legumes. Pois o molho branco deixa tudo mais gostoso!

Vamos fazer já!

Pra quem ama culinária, todas as minhas receitas magrinhas e saudáveis  estão AQUI.

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Gratinado Light de Legumes
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Porções: Calorias por porção
69 Kcal
Ingredientes
Legumes
Molho
Modo de preparo
  1. Misture a cenoura cozida e os demais vegetais crus em uma travessa e reserve.
  2. Separe meia xícara de leite e misture com a farinha de trigo (ou amido de milho) até formar um creme liso.
  3. Refogue a cebola no azeite de oliva até ficar transparente.
  4. Adicione o restante do leite na panela com a cebola, deixe levantar fervura e baixe o fogo.
  5. Incorpore aos poucos o creme feito com o trigo, mexendo sempre.
  6. Deixe engrossar até o ponto desejado. Se preferir, adicione um pouco mais de leite para ficar mais líquido.
  7. Tempere com o sal, a noz moscada e pimenta do reino.
  8. Coloque sobre os legumes e leve ao forno para até aquecer e dourar.
Dicas

Pode acrescentar outros vegetais que preferir.

Se for intolerante à lactose ou vegetariano, opte pela bebida vegetal (receitas aqui).

Para intolerantes ao glúten, use amido de milho ao invés do trigo.

Qualquer troca de ingrediente alterará a receita original e as calorias. É preciso testar e adaptar sua quantidade.

Sugestão
Almoço, jantar
www.blogdamimis.com.br

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

45 respostas para “Gratinado Light de Legumes”

  1. gostei da informacao que orientar para a a minha doenca tenho comer muitos ligumes tem que tudo simples aos 80 anos que tenho endomitriose profunda sou seguida pelo medico

  2. paula disse:

    noite boa o gratinado de legumes pra congela precisa gratinar no forno antes

  3. paula disse:

    noite boa o gratinado de legumes pra congela precisa gratinar no forno antes

  4. Sandra Maria Zampieri disse:

    Gostei muito da sugestão do gratinado de legumes.Vou começar uma dieta mais saudável e achei uma ótima ideia.! Vou fazer!

  5. Tatiana Pinto disse:

    Mimis, achei essa receita com a TAG low carb. Mas tem farinha de trigo. Posso considerar low carb?

  6. Francilucia disse:

    Bom dia. Posso substituir o amido de molho por aveia?

  7. Graciele disse:

    Ah sempre faço esta receita, porém troco o molho branco. Substituo por um ovo bem batido, jogo por cima dos vegetais, e finalizo com queijo parmesão ralado , orégano e pimenta e voilà….

  8. simona disse:

    oi boa tarde sigo seu site mas nao entendo algumas medidas tipo 0,5 unidade e alguns bolo tbm tem

  9. Erika disse:

    Estou fazendo agora, adorei a receita.. agora só esperar ficar pronto :), depois comento como ficou , bjssss

  10. Fazer nova conta no Facebook da mimd

  11. Daiana Almeida disse:

    Oie boa noite nessa receita gratinado de legumes posso usar a farinha de trigo integral ?? Obrigada

  12. claudia disse:

    Boa tarde, estou conhecendo agora este blog, e farei o possivél e o impossivél para com ajuda de vocÊs, obter meu objetivo!!!

  13. Larissa disse:

    Olá Mimis! Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho aqui no blog!
    Bom, fiz esta receita e embora tenha ficado gostosa, achei muito “aguada”, talvez por conta da abobrinha.
    Beijos.

  14. Jana disse:

    Oi, Michelle!! Tudo bem? Acompanho seu blog faz tempo, mas nunca tinha comentado. Fiquei com uma dúvida sobre o gratinado light de legumes. Os legumes têm q estar cozidos? Pq depois q faz o molho, coloca tudo ao forno, eles cozinham no forno? Realmente me bateu essa dúvida. Bjs

  15. Cecilia disse:

    Olá… comecei o seu projeto de emagrecimento, mais tenho uma duvida que me acompanha já algum tempo. Qtas gramas de macarrão cru integral eu peso pra fazer uma refeição pra uma pessoa, no caso eu?

  16. Luciana disse:

    Olá Michelle, estou amando seus posts mas me tire uma dúvida por favor, ouvi dizer que o azeite não pode ser aquecido, é verdade? o que é mais saudável usar para refogar?

  17. Luciana disse:

    Oi Michelle, estou amando seus posts, preciso muito de ajuda porque não consigo baixar as taxas de colesterol, agora decidimos aqui em casa mudar todos os hábitos alimentares então estou em busca de receitas saudáveis para sempre diferenciar o cardápio, mas me tire uma dúvida por favor, me disseram que o azeite não pode ser aquecido, gostaria de saber o que realmente é certo usar para refogar, obrigada e bjinhos

  18. Maria Elizabeth Sanna disse:

    Estou adorando fazer parte deste grupo, porque vocês mostram todas as receitas que me ajuda a emagrecer e também manter o peso.E também todo o incentivo psicológico que preciso para conseguir alcançar minha meta. Obrigada.

  19. Ramda Cynthia Gomes Alles disse:

    Boa noite, dá para fazer no micro-ondas ?

  20. Sonia disse:

    Nunca consigo abrir as receitas de vcs amo comida fit e as de vcs são de dar agua na boca mas ñ abre de jeito nenhum…muito chateada vou discurtir a página 🙁

  21. Cleide disse:

    Esse bolo de banana é maravilhoso

  22. Gabrielle disse:

    Gostaria de substituir a farinha de trigo ou o amido de milho por outra coisa (mais saudável). Tem alguma sugestão???

  23. FRANCINE SPINDLER KOPP disse:

    o que quer dizer 0,5 litros de leite? Nao entendi!

  24. Rafa disse:

    Se colocar berinjela no meio da certo também?

  25. Suzana disse:

    Mimis, e se esses legumes fossem cozidos no vapor e depois gratinados com cubos de queijo? Será que ficaria bom?

  26. Letícia disse:

    Oi Mimis. Adorei a receita e vou fazer hoje para o jantar para acompanhar o frango grelhado. Parabéns pelo blog! Estou sempre aqui e o conteúdo do blog me ajuda muito ( obrigada! ), mas é a primeira vez que eu comento. Bjs

  27. Janaina disse:

    Qual a temperatura e quanto tempo no forno?

  28. JAMILE disse:

    Quero muito fazer!!! Deu uma fominha :p haha
    Parabéns!
    Fiz um blog para compartilhar dicas, incluindo de alimentação. Gostaria da sua visita! beijos linda 😉
    http://amigasdamily.blogspot.com.br/

  29. Daniela disse:

    Eu AMO quando você posta receitinhas!
    Por mim poderia ter, pelo o menos, duas receitas por dia aqui no blog!
    É tão bom poder preparar receitas diferenciadas e que nos ajude a sair da rotina do tradicional de sempre!

  30. Samy disse:

    Somente a cenoura precisa estar cozida? Os outros legumes podem estar crus?

  31. viviane disse:

    Nao tou conseguindo ver as receitas aqui no blog abro para ver a receita depois aparece ler a materia completa dou um cliqie em cima disso e nao abre q para eu ver a receita

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