Combata a anemia apostando nos alimentos certos

Por Michelle Franzoni em 10 de abril de 2017

Volta e meia a gente escuta falar na anemia e damos pouca importância a ela. Mas, definitivamente a anemia não pode ser tratada como algo banal. Ela é uma deficiência nutricional fácil de ser evitada e, se ainda estiver no início, fácil de ser tratada, mas se negligenciada pode causar sérios danos à saúde, inclusive danos irreversíveis.

Existem diferentes tipos de anemia, mas a mais comum é a ferropriva, que afeta diretamente a produção de hemoglobina (responsável pelo transporte de oxigênio e ferro para as células e que fica dentro dos glóbulos vermelhos), diminuindo a quantidade dos componentes indispensáveis para manter o organismo em atividade.

Por isso, os sintomas são bem claros: cansaço, fraqueza, tonturas, sonolência, dor de cabeça, dificuldade de concentração e baixa imunidade. Afinal, é como se as células não recebessem o suficiente para trabalharem.

Para evitar ou até mesmo reverter este quadro da anemia, temos que adquirir alguns hábitos alimentares mais saudáveis e apostar nos alimentos ricos em ferro, vitaminas A, B12 e C, ácido fólico e zinco. Por isso, selecionei os alimentos mais abundantes nesses nutrientes para começarmos a apostar neles já!

Para a melhor absorção do ferro, o principal nutriente contra anemia, recomenda-se diminuir a cafeína, cálcio (como leite e derivados nas refeições principais), e medicamentos contra azia.

Vale ressaltar que apenas no início, quando a anemia ainda é fraca, que é possível ser revertida apenas com alimentação. Nos demais casos a alimentação será apenas um complemento. Em caso de suspeita, consultem um médico! 🙂

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

4 respostas para “Combata a anemia apostando nos alimentos certos”

  1. Pedro disse:

    Muito obrigado pelas dicas, ajudou bastante a me esclarecer.

  2. Silva disse:

    Obrigado pelas dicas do infográfico, gosto muito desses assuntas e certamente será muito útil….

  3. WLADIMIR disse:

    Com certeza, até minha auto estima mudará depois que eu seguir este infográfico,obrigado eu tava precisando,obrigado pela informações.

  4. Lilian disse:

    Adorei esse infográfico! Você que fez ou tem alguém que eles pra você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *