Óleo de canola, óleo de coco, azeite extravirgem, qual a melhor escolha?

Por Michelle Franzoni em 20 de novembro de 2017

Escolher o óleo que vamos usar na cozinha não é tarefa fácil. Além de inúmeras opções de óleos vegetais no mercado, há também muito “disse-me-disse”, e acabamos nos atrapalhando e fazendo escolhas erradas. Para ajudar, trouxe 3 dos óleos mais conhecidos ultimamente como “saudáveis” para observarmos as diferenças e fazermos a melhor escolha, e são: o óleo de canola, o óleo de coco e o azeite extravirgem.

O óleo de canola, apesar de ser mais indicado para refogar, pode ser um substituto do azeite de oliva nas saladas, pois é um óleo monoinsaturado e contém menor teor de gordura saturada comparado aos óleos vegetais.

O óleo de coco é uma gordura quase que completamente saturada, não perdendo suas características nutricionais quando submetida a altas temperaturas e não apresentando gordura trans, como os demais óleos vegetais.

E o óleo de azeite é o mais famoso óleo monoinsaturado, seu consumo de forma moderada ajuda a regular o colesterol e o intestino. É conhecido pelo gosto característico de azeitona, não agradando a todos os paladares. A diferença entre o azeite e o azeite extravirgem está na acidez, quanto menor a acidez maior a pureza do produto. O extravirgem é menos ácido e é recomendado utilizar na forma crua.

Para quem quer apostar em uma dieta saudável, vale começar evitando a fritura! Vejam aqui> como fritar sem óleo! 😉 Prefiram usar o óleo para fazer bolos, refogar (no máximo) e temperar saladas, ok?!

Bom, o óleo é gordura, mas o que muitos não sabem é que a gordura é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas, claro, não em excesso!

Confiram a tabela a seguir:

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

5 respostas para “Óleo de canola, óleo de coco, azeite extravirgem, qual a melhor escolha?”

  1. Divino Santos disse:

    Li o artigo e achei excelte. Muito bom mesmo!

  2. Hellen disse:

    Olá! É interessante buscar o que é mais saudável mesmo. Mas, de fato, o óleo de canola poderia ser substituído nesse quadro por diversos outros óleos, também naturais, e nutricionalmente interessantes. A Colza é usada a muito tempo, mas não é qualquer variedade dela que pode ser consumida pelo ser humano ou animais. Inicialmente as variedades mais comuns eram para um óleo usado para lubrificantes e outros fins, com algumas alterações foi possível chegar a uma variedade consumível por animais. Por vários motivos pode ser melhor optar por outros óleos…mas o ser humano é sempre surpreendente e hoje falsifica-se até azeite. É sempre complicado saber se não estamos sendo enganados.

  3. Leonardo Vieira disse:

    Perdeu uma boa oportunidade de ficar calada! Quanto besteira! A senhora sabe o que é óleo de canola? Já viu alguma planta chamada canola? Como pode ser chamado de óleo vegetal algo que não existe na natureza?

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi, Leonardo! Colza (também conhecido como Canola) é membro da família da mostarda. O nome canola foi escolhido pela diretoria da Associação de colza do Canadá na década de 1970. Várias fontes, incluindo o Free Dictionary, continuam a afirmar que o nome representa Can(adian) + o(il) + l(ow) + a(cid), uma contração que significa “óleo canadense de baixo teor de ácido”.

  4. fabiana disse:

    Oi bom dia,adorei a matéria,sobre os benéficios do oléo,gostaria de compartilhar nossa loja virtual lá vc encontra tudo em suplementaçaõ,inclusive o óleo de côcô,conheça também nosso Sineflex http://www.nutritivasaude.com.br, corre e garanta o seu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *