Como plantar amora

Por Michelle Franzoni em 21 de dezembro de 2017

Eu adoro amora! Frutinha linda, que mancha os dentes de roxo e tem gostinho doce e no final aquele azedinho. Lembra muito a minha infância e agora eu tenho um pezinho na minha horta! A amoreira pega fácil e pode ser plantada em vaso mesmo. Então, se você ama amoras como eu e não tem um quintal para ter uma árvore, sem problemas, podemos tê-la na sacadinha do apê!

Olhem que lindo o meu pé de amoras:

A amora é rica em antioxidantes (que é o que dá essa cor roxa nela), além de fitonutrientes, fibras, Ferro, Magnésio, Potássio, Zinco… É rica em vitamina K e vitaminas do complexo B, niacina, riboflavina e ácido fólico, ajudando o corpo no metabolismo dos carboidratos, no combate a anemia e das doenças cardiovasculares. Existe ainda a amora branca e a vermelha, mas a roxa é mais comum e mais rica em nutrientes também.

No verão o pé sempre está carregado de frutinhas, então aproveito para fazer receitas com ela, como o iogurte de amora, veja a receita aqui. Mas dá pra usar no shake, no bolo, é só tem uma boa quantidade e imaginação 😉

Mas, como plantar??? (Veja abaixo a arte com o passo a passo)
O plantio em vaso ou direto na terra são iguais. Ela gosta de clima temperado subtropical e temperatura entre 24 ºC e 28 ºC e ambiente úmido é o melhor para o seu desenvolvimento.
Compre uma muda, é mais fácil do que apostar em sementes. Plante em solo bem profundo e úmido. Se as mudas não estiverem plantadas no local definitivo, o transplante deve ser feito quando atingirem uma altura de até 30 centímetros.

Se for plantar várias mudas, o espaçamento entre elas deve ser de, no mínimo, dois metros. A adubação deve ser feita com húmus e fosfato. Irrigue a sua amoreira frequentemente e deixe para podar apenas no inverno. Os primeiros frutos começam a surgir a partir de um ano e meio após o plantio. Em geral, o período de frutificação aqui ocorre entre setembro e novembro, que está mais quente.

O mais legal é que depois que seu pé estiver bonito, dá para retirar mudas! Durante a poda, escolha os galhos mais bonitos e com algumas folhas e transplante. Pronto! Você pode presentear a família e amigos com mudinhas de frutíferas!

Gostaram das dicas? E agora vamos plantar! Postem fotinhos das hortas de vocês no facebook do blog pra eu ver.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *