Sauna: benefícios para a saúde e estética

Por Michelle Franzoni em 19 de janeiro de 2018

A sauna é uma maravilha, tanto para saúde como para a estética! Ela ajuda a eliminar toxinas por meio da eliminação de suor, limpando o organismo. Desobstrui as vias respiratórias, combatendo a asma, bronquite, gripes, resfriados e sinusite. E tem mais: meia hora de sauna pode equivaler a dez minutos de exercício cardiovascular ou corrida leve.

Confiram a arte com todos os benefícios e depois me contem o que acharam, se já fazem sauna!

Existem três tipos de sauna. A seca, a sauna a vapor e a com luz infravermelha. Todas as três são aliadas do bem-estar, mas, normalmente, usadas para fins diferentes.

>> A sauna a vapor é a mais comum no Brasil, e geralmente é associada ao uso de óleos essenciais. Sua temperatura varia entre 45 a 60ºC (com umidade de 95%) e seu principal uso é para aliviar congestionamentos de vias respiratórias.

>> Na sauna seca, usam-se rochas aquecidas para criar um calor elevado, e é a sauna que podemos ficar por mais tempo. Sua temperatura fica entre 70º e 90° (com umidade do ar entre 5 e 25%).  É muito usada para relaxar músculos e eliminar de toxinas.

>> E a sauna infravermelha é possível por meio de energia térmica, com temperaturas baixas que transmitem sensação de calor. Normalmente é usada em centros estéticos, para limpeza de pele e eliminação de inchaço.

No caso da limpeza de pele, a sauna abre os poros e ajuda a remover toxinas e a camada superficial da pele.

****Mas calma, nada de ir correndo para a sauna! A técnica é contraindicada para quem tem pressão arterial alta ou muito baixa ou faz uso de remédios para hipertensão, diabéticos, grávidas e crianças muito pequenas. E mesmo que você não esteja em nenhum deles, vale consultar um médico antes.

E para quem já está prontinho para entrar na sala quente, não esqueça de beber muita água antes e estar bem saudável e nutrido. A falta de hidratação, em vez de fortalecer, pode prejudicar o sistema circulatório. E no suor, perde-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cálcio. Fiquem atentos! 😉

E aí, já fizeram ou fazer sauna? Compartilhem suas dúvidas e experiências aqui nos comentários! Beijocas!

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *