Feno-grego: saiba tudo sobre esta semente multifuncional

Por Michelle Franzoni em 22 de janeiro de 2018

O feno-grego, methi ou ainda alforva, é da família das ervilhas (Fabaceae) e é uma das mais antigas plantas medicinais cultivadas, seu uso é terapêutico desde a antiguidade e possui inúmeras propriedades para a saúde, como: afrodisíaca, anti-inflamatória, antioxidante, combate a anemia, é reguladora hormonal, laxante, digestiva e inibidora de apetite, sendo uma ótima aliada da perda de peso.

A explicação de todo esse poder está na riqueza de nutrientes dessa semente, já que é riquíssima em ferro, proteínas, Vitamina C, niacina, potássio, diosgenina (composto que tem propriedades similares ao estrógeno), alcaloides, lisina e L-triptofano.

As sementes são triangulares e têm gosto amargo, assemelhando-se ao aipo, porém, quando cozido fica com um gosto mais suave. Ainda cru, pode ser triturado e usado como tempero na comida. E as folhas da planta podem ser usadas em saladas.

Uso externo do feno-grego (para a beleza)

Além de ótimo aliado na alimentação, o feno-grego pode ser usado também na pele, reduzindo manchas da pele, acnes e até inflamações como eczemas, furúnculo e queimaduras. Também pode ser usado no tratamento capilar, auxiliando no crescimento e fortalecimento dos fios. Que tal um post especial com receitinhas para o uso externo do feno-grego?

Efeitos colaterais do feno-grego
O uso de feno-grego pode causar gases, barriga inchada e diarreia e o uso na pele pode causar irritação em indivíduos alérgicos a planta. Para utilizar feno-grego recomenda-se procurar orientação com um especialista em fitoterapia.

Veja a tabela de benefícios, nutrientes, onde encontrar e contraindicações de seu uso:

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *