ASMR: o método relaxante para dormir

Por Michelle Franzoni em 05 de abril de 2018

Já ouviram falar em ASMR? Uma seguidora comentou em um post do Facebook sobre insônia que só dormia se assistisse a um ASMR, fiquei curiosa e fui me informar. Descobri que um vídeo de ASMR é feito para relaxar, mas relaxar a um ponto extremo, de fazer a pessoa mais ansiosa do mundo dormir ao assisti-lo ou simplesmente ouvi-lo.

ASMR é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response ou, em português, Resposta Sensorial Meridiana Autônoma e se refere a sensações agradáveis que se manifestam em resposta a estímulos visuais, auditivos e cognitivos. E em alguns sites é chamado de “orgasmo cerebral”.

Como funciona?
Os vídeos são feitos de uma forma que mexa com os seus estímulos. Muitos fazem você se arrepiar, como um cafuné na cabeça. Nos vídeos, pessoas comuns falam com a voz bem baixinha, quase em sussurro, mexem em objetos que fazem sons relaxantes, tudo bem suave, e fazem isso como se estivessem conversando com você. Te dão a maior atenção do mundo.

Mas, nem todos acham os vídeos relaxantes, muitos acham bizarro (como eu), outros se entediam. Vai de pessoa para pessoa. Afinal, cada um tem um “botãozinho” que acessa esse “estado”. O que de fato faz com que você entre no “estado de ASMR”??

O precursor do ASMR pode ter sido o artista Bob Ross, em 1980, que fazia suas pinturas na frente das câmeras, na TV dos Estados Unidos, e ia falando de forma suave sobre suas técnicas. Apesar de arte não dar ibope, seu programa dava. Isso porque relaxava e fazia as pessoas dormirem.

No dia a dia também é possível entrar no “estado de ASMR”, pode ser como falei acima: com um cafune, um sol da manhã, uma conversa ao pé do ouvido.

Apesar de ser algo em ascensão, a ciência até hoje não sabe explicar, com precisão, como o ASMR ocorre.

Abaixo selecionei alguns vídeos para vocês verem do que se trata. Rsrsrs (Se você for no Youtube e colocar “ASMR” vai encontrar de tudo.)

Essa resolveu fazer uma limpeza de pele em você…

Uma agente secreta?

Nesse você tem que ouvir com fone de ouvido.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Uma resposta para “ASMR: o método relaxante para dormir”

  1. LÉO disse:

    Excelente dica muito obriga, pois tenho muita dificuldade do dormir .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *