Alergia à cafeína: sintomas e alimentos que você deve evitar

Por Michelle Franzoni em 23 de abril de 2018

Alergia à cafeína não é muito comum, mas existe sim! Trata-se de uma série de reações que bagunça seu sistema imunológico. E tem muita gente que nem se dá conta que é o cafezinho inocente quem o deixa agitado, com náuseas e erupções cutâneas. Para ter certeza se você tem alergia à cafeína, procure um especialista! Antes, observe como o seu corpo reage. Abaixo citei os sintomas e os alimentos que você deverá evitar, caso perceba que a cafeína está mesmo te afetando.

Os sintomas da alergia variam de uma pessoa para outra e muitos os sentem meia hora depois de ingerir cafeína.

Porém, agitação, insônia e possível aumento da pressão pode ser simplesmente resultado do excesso de cafeína. Se você passa o dia tomando café e está sentindo os sintomas, tente diminuir o consumo e procure um médico para confirmar.

Intolerância é diferente de alergia!

Pode ser que você seja intolerante à cafeína, que é quando o seu organismo não é capaz de absorvê-la, não possuindo a enzima necessária para a sua quebra e digestão. Nesse caso, os sintomas são parecidos, incluindo flatulência e zumbido, mas talvez demorem mais a aparecer.

Quem tem alergia deve ficar longe da cafeína. Quem tem intolerância deve diminuir o consumo. Ambos devem procurar um especialista que indicará a melhor solução.

Abstinência de cafeína

É comum que após longo uso de cafeína se você cessar o consumo o seu corpo sofra com abstinência. Os sintomas serão: fadiga, ansiedade e náuseas. O melhor é reduzir progressivamente a dose diária de cafeína e após algumas semanas alternar os dias de consumo. Mas é tudo muito rápido: os sintomas da abstinência iniciam após 12h da última ingestão e podem perdurar por até uma semana.

Confiram e depois me contem nos comentários! Beijocas.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Uma resposta para “Alergia à cafeína: sintomas e alimentos que você deve evitar”

  1. MANUEL disse:

    ESQUECERAM DO PROPRIO CAFÉ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *