Fibromialgia: usando a alimentação como aliada

Por Michelle Franzoni em 08 de agosto de 2018

A fibromialgia é considerada uma síndrome essencialmente caracterizada por uma dor crônica e generalizada, principalmente em tendões e articulações. Ela e que afeta de 2% a 4% da população, especialmente mulheres. Além da dor, traz um conjunto de problemas, como fadiga, edemas, distúrbios do sono, podendo levar à depressão. E a alimentação é uma importante aliada no seu tratamento!

Além de aliviar a dor, comer adequadamente ainda é útil para combater o excesso de peso, comum em quem sofre da síndrome, por causa dos remédios e/ou pela falta de atividade física induzida pela dor.

O tratamento é multidisciplinar e engloba medicamentos como antidepressivos e analgésicos, além de psicoterapia e atividade física. A doença não tem uma causa definida, podendo ser provocada por distúrbios infecciosos, reumatológicos, neurológicos e psiquiátricos (como distúrbios de ansiedade).

Abaixo montei um cardápio especial para ameninar as dores da fibromialgia. Mas, vale lembrar que o efeito desses nutrientes não é imediato e a alimentação é apenas um dos pilares do tratamento.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

3 respostas para “Fibromialgia: usando a alimentação como aliada”

  1. Rebeca Chaves Taveira disse:

    Recebi meu diagnóstico como fibromiálgica á menos de um ano; E mesmo com a pregabalina e sertralina – para controle de ansiedade – as minhas dores estão sendo extremante intensas! Principalmente na região dos pés. Tem dias que é horrendo acordar com dores. Entretanto, já notei que, ao consumir certos alimentos me sinto mais disposta e com um certo alívio de dores! Foi uma dádiva ter encontrado essa postagem; Irei buscar ajuda nutricional e mostrarei esse informativo. Grata pela partilha

  2. Fibromialgia,dores insuportável!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *