Hirsutismo: como lidar com pelos no rosto

Por Michelle Franzoni em 19 de setembro de 2018

Algumas mulheres apresentam hirsutismo, caracterizado pelo crescimento excessivo de pelos em locais que seriam normais em partes do corpo masculinas, como no rosto, por exemplo e até em volta dos mamilos. O problema é hormonal e pode afetar emocionalmente a mulher vítima dele.

Como acontece?
Os pelos aparecem pelo aumento de hormônios andrógenos, que são hormônios masculinos presentes nas mulheres, mas em menor quantidade. O hormônio, quando em excesso, afeta o folículo piloso promovendo o crescimento de pelos.

Quando pode aparecer?
– Na menopausa, quando há queda de hormônios femininos, fazendo com que os hormônios masculinos fiquem maior no organismo.

– Mulheres que apresentam ovários policísticos, já que os hormônios masculinos são produzidos pelos ovários.

– Idiopático, sem causa justificada. Quando as mulheres apresentam taxas hormonais dentro do limite da normalidade e mesmo assim apresentam o hirsutismo.

– Ou ainda, mesmo que raro, o causador ainda pode ser o aparecimento de um tumor ovariano ou da glândula suprarrenal. Por isso, é importante buscar orientação médica assim que notar os pelos ou qualquer diferença.

É comum a paciente apresentar, além do aparecimento de pelos, acne, seborreia, alopecia (perda de cabelos ou pelos), irregularidade menstrual e, em casos mais severos, aumento do clitóris, engrossamento de voz e aumento da massa muscular.

Um histórico clínico completo e um exame físico adequado são essenciais para o correto diagnóstico, além de alguns exames complementares.

Como tratar?
Com acompanhamento médico, será realizado o reequilíbrio hormonal. De forma que os hormônios masculinos diminuam e se estabilizem.

No caso dos ovários policísticos normalmente é recomendada a inclusão de anticoncepcional.

A resposta ao tratamento é lenta, pois obedece ao ciclo de crescimento do pelo, que alterna fases de crescimento, involução e repouso, que duram em média seis meses.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *