Trilhas incríveis para fazer no Brasil

Por Michelle Franzoni em 31 de janeiro de 2019

Quem aí ama estar em contato com a natureza? Então, que tal juntar conexão com a natureza com exercícios físicos? Nada mau, hein?! A ideia é apostar em trilhas. Existem trilhas maravilhosas por esse brasilzão, para todos os gostos e padrões físicos. Para os mais aventureiros há opção de trekking. Fiz uma seleção das trilhas que achei mais incríveis pelo Brasil!

Confiram e contem suas experiências nos comentários, já conhecem alguma das que estão na lista? Conhecem outras que não compartilhei? Contem pra mim!


Trilha do Rio do Boi – SC
O Rio do boi é o interior do Canyon Itaimbézinho, trilha de aventura de nível intenso com contato em água e de beleza impressionante, pois chegamos dentro da grande garganta e tocamos os Paredões de até 720mt. O percurso pode ser feito em um dia.  A trilha é controlada 24h pelo ICMbio e esta dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Chapada dos Veadeiros – GO
A Chapada dos Veadeiros é conhecida por seus cânions, cavernas, cachoeiras, fauna e flora riquíssimos. Por lá, há opções de várias trilhas, como a trilha para a Cachoeira do Rio Preto, trilha para o Cânion 2, para a Cachoeira dos Cariocas, para a Cachoeira dos Cristais, trilha para o Vale da Lua e muitas outras que valem a pena conhecer.

Monte Roraima – RR
Esse é um lugar muito famoso, que fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana Inglesa. Esse é um dos pontos mais altos do nosso país, com cerca de 2.875 metros de altitude e área de aproximadamente 40 Km2. A trilha é iniciada na Venezuela, por que os lados do Brasil e da Guiana são paredões intransponíveis. Os trekkings duram geralmente de 6 a 8 dias e exige um bom preparo físico dos aventureiros.

Vale do Pati (Chapada Diamantina)
Considerada a trilha mais linda do Brasil e da América do Sul, o trekking no Vale do Pati percorre uma área do exuberante Parque Nacional da Chapada Diamantina, no estado da Bahia, passando por muitas de suas mais incríveis paisagens, que incluem vales, montanhas, cachoeiras e piscinas naturais, vegetação de mata atlântica, entre tantas outras belezas que existem nessa região. Os trilheiros levam de quatro a oito dias para terminar.

Travessia da Ponta da Joatinga – RJ
A Ponta da Joatinga se trata de uma península situada em Paraty, ao sul do Rio de Janeiro, que vai até a Vila de Laranjeiras, próxima à Trindade, em um percurso extremamente bonito que passa por montanhas, praias desertas, cachoeiras e uma vasta área preservada e protegida de mata atlântica. Essa travessia pode durar até três dias para ser percorrida.

Pico das Agulhas Negras e Prateleiras – RJ
O Parque Nacional do Itatiaia é lar de algumas das mais impressionantes formações rochosas que se estendem desde o Rio de Janeiro até Minas Gerais e sua divisa com São Paulo. Dois dos maiores exemplos disso são o Pico das Agulhas Negras (ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro e quinto mais alto do país, com cerca de 2.790 metros de altitude) e o Maciço ou Pico das Prateleiras (com aproximadamente 2.540 metros de altitude). A trilha do Pico das Prateleiras é considerada mais fácil, sendo dez quilômetros; já a trilha do Pico das Agulhas Negras tem grau de dificuldade mais elevado, pois contém trechos expostos que exigem o uso de cordas.

Travessia dos Lençóis Maranhenses (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses)
Os Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão, é uma região já muito bem conhecida como um dos destinos brasileiros mais exuberantes e ricas em paisagens naturais, portanto, a travessia que percorre esse parque nacional é uma das melhores e mais incríveis maneiras de conhecer tudo que esse lugar tem para oferecer. Dá para percorrer o lugar em quatro dias.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *