Como plantar aipim

Por Michelle Franzoni em 21 de setembro de 2020

O aipim, também conhecida como mandioca ou macaxeira, é um alimento nativo aqui da América do Sul. Muito nutritivo e versátil, pode ser servido simplesmente cozido na água, ou em uma grande variedade de pratos, como sopas, refogados, pães e bolos. É rico em fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ácido fólico, vitamina C e manganês; o que torna uma alimento muito benéfico para a saúde, pois melhora a digestão e a saúde cardiovascular, fortalece os sistema imunológico, faz bem para a pele, ajuda a controlar a diabetes, promove ossos mais fortes e auxilia no trânsito intestinal.

O aipim é um alimento rico em carboidratos, 100g de mandioca cozida possui 120 calorias e 30g de carboidrato, sendo uma ótima fonte de energia para a prática de exercícios. Já em uma dieta de emagrecimento deve-se tomar cuidado com os excessos, o ideal é alternar as fontes de carboidrato.

Podemos ter aipim fresquinho e integralmente orgânico em nossas refeições todos os dias, é só aprender a plantar e a cultivar em casa. E bem fácil!  O aipim é uma planta de raiz tuberosa, ou seja, sua reserva de nutrientes se encontra na raiz. Desta forma é necessário plantá-la em um solo mais profundo, e a vantagem é que ela é uma planta muito resistente, aguenta variações de clima e períodos de seca.

Para dar início ao plantio é necessário pedaços de 15 a 25 cm de comprimento de caule de plantas já adultas, conhecidos como manivas. Depois coloque-as em covas de 5 a 10 cm de profundidade. Se você as posicionar de forma vertical, as raízes serão mais profundas, porém mais rentáveis; de forma horizontal, as raízes serão mais superficiais e a colheita será mais fácil.

É necessário que o solo seja fértil e permeável, o clima ideal é acima de 18 graus. É uma planta que gosta de calor, luz direta ou sombra parcial, o solo deve ser mantido úmido, porém nunca encharcado. A colheita pode ser feita a partir do 6 meses dependendo do desenvolvimento da planta.

Quem é que não gosta de um aipim cozido? É bom demais! Agora é só colocar as mãos na terra! 🙂

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Uma resposta para “Como plantar aipim”

  1. Lory Aguiar disse:

    Lindo infográfico! Parabéns pelo trabalho!

    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *