Conheça os benefícios da melancia para saúde

Por Michelle Franzoni em 23 de novembro de 2020

Ninguém pode negar que a melancia é fruta queridinha dos dias de calor! Eu amo e aqui em casa não deixo faltar. Ela é uma fruta cheinha de benefícios para saúde e perfeita para dieta já que 100 gramas da fruta têm aproximadamente 30Kcal e 90% da sua composição é água.

Rica em vitaminas A, B1, B5, B6 e C, e nos minerais potássio e magnésio; a melancia ajuda na hidratação, previne câncer, auxilia na saúde do rins e do coração, tem ação antioxidante, aumenta a imunidade, ajuda no emagrecimento, faz bem para pele e cabelo, tem ação anti-inflamatória, entre outros benefícios.

Para escolher uma melancia docinha e madura tem alguns truques. Opte por aquelas mais redondas de tamanho médio, com o haste seca e com uma mancha na parte inferior mais amarelada (toda melancia tem essa mancha, é a parte que fica em contato com o solo e não pigmenta).

Uma dica bem valiosa é não desperdiçar a casca da melancia, pois ela é tão nutritiva quanto a polpa, com ela podemos fazer sucos, geleias, doces, farofas, conservas e outros. Além da casca, aproveite também a semente, ela é pouco calórica, rica em folato, magnésio, gorduras boas e ferro. Asse a semente e coma como um aperitivo salgado, ou faça uma farinha para adicionar nas refeições.

Abaixo eu conto mais sobre a melancia, seus benefícios e ensino uma receita delícia de antepasto de casca de melancia. Veja também minha receita de salada de melancia com ricota AQUI.

No meu café da manhã, eu sempre tomo um suco ou como a própria fruta, e vocês? Me contem 🙂

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *