Vitamina B12 – importância e onde encontrar

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Já ouviram falara da vitamina B12? Também chamada de Cobalamina, ela é responsável pela saúde dos nossos sistemas nervoso e cardiovascular, além de trabalhar na produção de glóbulos vermelhos no sangue. O nosso organismo necessita de uma série de vitaminas e minerais para conseguir funcionar de forma saudável e entre esses nutrientes essenciais está a Vitamina B12.

A deficiência da Vitamina B12 no nosso organismo pode causar diversos sintomas como anemia, mau humor, cansaço, quadros depressivos, dificuldades intestinais, trombose, falta de concentração, problemas de memória, entre outros desconfortos que podem prejudicar a qualidade de vida. Vale lembrar, que é necessário consultar um médico para avaliar os níveis de Vitamina B12 no organismo e fazer uma reposição do nutriente, caso necessite.

De onde vem a Vitamina B12?

A Vitamina B12 pode ser encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carnes em geral, ovos, leites e derivados, peixes de água fria, como salmão e atum, ostras, entre outros. Há alimentos de origem vegetal que acabam sendo fortificados artificialmente com esse nutriente, como por exemplo a soja e cereais matinais.

Além disso, existem suplementos vitamínicos em forma de comprimidos, solução ou injetável que ajudam a equilibrar os níveis da Vitamina B12 no organismo. Eles devem ser indicados somente por um especialista e ingeridos caso seja comprovado por exames de sangue a deficiência do nutriente.

Quem pode ter deficiência da Vitamina B12?

As pessoas que seguem uma alimentação vegana ou vegetariana podem apresentar diminuição dos níveis de Vitamina B12 no organismo, já que a maioria dos alimentos ricos desse nutriente são de origem animal. Essa deficiência pode acontecer também em pessoas que já fizeram cirurgia bariátrica ou que utilizam medicamentos para tratar gastrites e úlceras ou alguns antibióticos.

Pessoas que apresentam problemas digestivos, como a síndrome da má absorção e também indivíduos com hipotireoidismo também podem sofrer com níveis baixos da Vitamina B12. Há ainda alguns idosos que tem uma maior dificuldade na absorção desse nutriente. O uso de álcool e cigarro também pode influenciar na absorção dessa vitamina.

Portanto, há diversos fatores que podem resultar na deficiência da Vitamina B12 no organismo. Dessa forma, é fundamental ter o acompanhamento médico para a realização de exames que possam avaliar os níveis desse nutriente e se o paciente precisará de uma suplementação.

Benefícios da Vitamina B12

A Vitamina B12 oferece inúmeros benefícios para a nossa saúde (na arte abaixo eu conto os principais), sendo fundamental para uma boa qualidade de vida. Por isso é fundamental que os níveis desse nutriente estejam equilibrados no nosso organismo.

Gostaram de saber mais sobre a vitamina B12? Já sabiam de todos os seus benefícios? Me contem nos comentários 🙂

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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5 Comentários Mostrar comentários

  1. Hamilton Domingues da silva em

    Passei muito mal, e tive que ser internado. Ao fazer uma série de exames, foi constatado que eu estava com falta da vitamina B12, e por eu ter parado de tomar o comprimido diário da tireóide. Ao dar alta, passei a tomar a vitamina B12 injetável, e os comprimidos da tireóide. Hoje estou ótimo, me sentindo bem melhor.

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