Ômega 3,6 e 9: onde encontrar e benefícios para a saúde

Por Michelle Franzoni em 18 de agosto de 2021

O Ômega 3, 6 e 9 são gorduras boas encontradas em peixes como atum, sardinha e salmão, e também em oleaginosas como castanha de caju, nozes e amêndoas, por exemplo. Por conter diversos benefícios para a saúde, esses ômegas têm sido muito estudados nos últimos anos, sendo possível, inclusive, encontrar suplementos para auxiliar na alimentação de pessoas que não tem o costume de consumir alimentos ricos nessa “gordura saudável”.

É importante lembrar que cada ômega precisa estar de forma adequada no organismo, por isso, o ideal é procurar um médico para verificar se há carências nutricionais e se há necessidade de suplementação. Apesar de serem gorduras de diferentes fontes, a combinação desses 3 nutrientes ajuda a manter a estrutura das células do nosso sistema nervoso, o bom funcionamento do cérebro, prevenindo doenças inflamatórias, depressão e Alzheimer.

Esses nutrientes podem ser identificados também como ácidos graxos ALA, DHA e EPA. Eles precisam estar equilibrados entre si, o ômega 3, por exemplo, deve estar em maior quantidade no organismo do que o ômega 6, caso contrário, pode aumentar as chances do surgimento de diabetes e doenças cardiovasculares, sendo necessário suplementar o ômega 3 para balancear.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *