5 receitas de overnight oats e seus benefícios

Por Michelle Franzoni em 22 de setembro de 2021

Você já ouviu falar em Overnight Oats? Se não, saiba que você está perdendo uma deliciosa e muito saudável opção de lanche, tanto para o seu café da manhã, quanto para qualquer hora do dia. Chamada em português de “aveia adormecida” ou “aveia amanhecida”, essa receita é feita em camadas, misturando aveia ou outro cereal e um líquido como leite ou iogurte natural sem açúcar, sementes de chia para dar consistência e outros ingredientes.

A Overnight Oats deve ser preparada na noite anterior, para ser consumida no dia seguinte, pois ao ficar “descansando” na geladeira, os ingredientes vão amolecer, deixando a mistura bem. A dica é já fazer a receita em um copo ou recipiente que tenha tampa e que possa levar com você no dia seguinte para onde for, seja a escola, faculdade, trabalho ou até uma viagem. Super prático!

A aveia, ingrediente fundamental nessa receita, é muito nutritiva, pode ser encontrada na forma de farinha, flocos ou em farelo. A aveia é rica em fibras, ferro, magnésio, cálcio, potássio, zinco, carboidratos, proteínas e outros nutrientes essenciais para o nosso organismo. Além disso, possui um índice glicêmico baixo, poucas calorias e inúmeros benefícios para a saúde, como saciedade e auxílio no emagrecimento, diminuição da pressão arterial e redução do colesterol ruim, melhora da saúde cardíaca e controle do açúcar no sangue, melhora do humor e aumento de energia, entre outros.

Mesmo com a receita original da overnight oats levando aveia e tendo todas essas vantagens apenas com esse ingrediente, ela é considerada muito versátil e pode ser preparada com diversas modificações. Você pode usar linhaça, quinoa, várias frutas, frutos secos, manteiga de amendoim, castanhas, granola, entre outros. Veja abaixo 5 sugestões bem gostosas e nutritivas.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *