Ansiedade: principais sintomas e tratamento

Por Michelle Franzoni em 20 de outubro de 2021

A ansiedade é uma emoção muito comum na vida de todas as pessoas e, quando ela se apresenta em um nível considerado “normal”, pode até nos ajudar a lidar com situações do dia a dia, nos deixando em alerta em momentos arriscados ou mais pontuais com afazeres e compromissos, por exemplo. Mas quando essa ansiedade se torna excessiva, começa a atrapalhar a rotina e apresentar alguns sintomas físicos e psicológicos, é sinal de que algo está errado e de que possivelmente essa ansiedade se tornou um problema patológico.

O transtorno de ansiedade atualmente é reconhecido como doença psíquica pela ciência e atinge 264 milhões de pessoas no mundo. Diversas causas podem desencadear o problema, como estresse, traumas, doenças físicas, genética e inclusive a depressão. As crises de ansiedade podem durar vários dias, por isso, é fundamental prestar atenção na própria saúde mental e reconhecer os sintomas da ansiedade para buscar ajuda.

O tratamento para ansiedade pode variar em cada caso, dependendo dos sintomas apresentados e das necessidades que o paciente precisa. No entanto, na maioria dos casos pode incluir o uso de medicamentos como ansiolíticos ou antidepressivos e a realização de psicoterapia.

Pode ser recomendado também que o paciente realize atividades como meditação, exercícios físicos, dança, yoga e outras medidas naturais que ajudam a aumentar a sensação de relaxamento, a diminuir os níveis de estresse e a incluir hábitos mais saudáveis no cotidiano.

A forma mais eficaz de tratar a ansiedade é buscando ajuda com um psicólogo ou psiquiatra, pois são esses profissionais que poderão avaliar os sintomas, diagnosticar o transtorno e indicar o tratamento correto.

Veja abaixo os principais sintomas que uma pessoa com transtorno de ansiedade pode apresentar e caso se identifique ou conheça alguém que esteja passando por alguma dessas situações, procure ajuda médica especializada.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *