O que você precisa saber sobre o melasma

Por Michelle Franzoni em 17 de novembro de 2021

Você sabe o que é melasma? Já ouviu falar? Melasma são manchas escuras que aparecem principalmente no rosto, mas podem aparecer em outras partes do corpo como braços, colo e pescoço, devido a hiperpigmentação causada pelo excesso de melanina. As manchas não causam ardência, coceira ou dor.

Não se sabe ao certo a causa do aparecimento do melasma, mas sabe-se que é desencadeado pela exposição à luz ultravioleta do sol ou à luz emitida no computador, tablets e smartphones, por exemplo. Outras possíveis causas são uso de medicamentos, gravidez ou predisposição genética.

O melasma não tem cura, porém tem tratamento e controle. É importante ter o acompanhamento de um médico dermatologista que indicara o melhor tratamento para obter o resultado desejado, o que varia de acordo com a intensidade e a profundidade do melasma. Os procedimentos mais comuns são cremes clareadores, peelings químicos, microagulhamento, luz pulsada, tratamentos a laser e nutricosméticos. Porém o principal e mais importante tratamento é o protetor solar, que deve ser usado todos os dias.

Abaixo eu conto alguns cuidados que você precisa tomar para ajudar controlar o melasma. Gostou das dicas? Me conta nos comentários 🙂

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *