5 dicas para identificar o câncer de pele

Por Michelle Franzoni em 08 de dezembro de 2022

Você conhece os vários tipos de câncer de pele? Os principais são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma maligno, além de outros tipos menos comuns como carcinoma de Merkel e os sarcomas de pele. O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele), ele pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais.

Se diagnosticado em sua fase inicial o prognóstico costuma ser bom, pois possibilita melhores resultados no tratamento, por isso deve-se ficar atento e sempre consultar um médico dermatologista. Os principais sintomas são o aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação, em casos de uma lesão pigmentada preexistente ocorre aumento no tamanho, alteração na coloração e na forma da lesão, que passa a apresentar bordas irregulares. Na arte abaixo você pode ver a regra “ABCDE” que aponta sinais sugestivos de tumor de pele do tipo melanoma.

Se expor ao sol de forma prolongada e repetida, se expor a câmeras de bronzeamento artificial aumenta o risco de desenvolver câncer de pele, pessoas com pele e olhos claros, cabelos ruivos ou loiros, com histórico familiar ou pessoal de câncer de pele também tem o risco aumentado. Para se prevenir o mais indicado é se proteger do sol, utilizar filtro solar, bonés, óculos escuros, evitar exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *