Como fazer produtos de limpeza em casa

31

produtos-limpeza-caseiros-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

As compras dos produtos de limpeza são um dos pontos que mais pesam no nosso orçamento. Além disso, esses produtos normalmente são feitos de componentes químicos tóxicos e, segundo pesquisas, um dos fatores que mais gera intoxicação dentro de casa é uso inadequado desses produtos.

Foi pensando nisso que preparei um post super bacana para ensinar vocês a produzirem produtos de limpeza em casa, uma opção a mais na hora de cuidar do lar e da família!

Gente,  eles não fazem mal a nossa saúde, pois possuem um potencial de alergia menor que os demais, para o nosso bolso, afinal custam menos que os convencionais, e para o nosso planeta!

Dentre os produtos de limpeza existem várias linhas, como desinfetantes, amaciantes, tira mofo, e muitas receitas ecológicas abrangem todas essas funções.  Muito legal, né? Olhem só essas dicas! São super fáceis e todos podem fazer em casa.

 

produtos-limpeza-caseiros-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Uma boa dica é usar a embalagem antiga dos produtos de limpeza para armazenar, assim a gente recicla também.

Gostaram das dicas? Quem tiver mais ideias ecológicas poste aqui!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

31 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá Michele

    Me chamo Eric Rocha e creio que eu e você poderíamos ajudar mais pessoas juntos! Michele eu escrevi um livro que ensina as pessoas a fazer os 20 tipos de produtos de limpeza mais procurados pelo o mercado brasileiro em sua própria casa, passo a passo e ali eu compartilho diversas dicas que torna impossível a pessoa não ter sucesso no empreendimento, e creio que esse material seria muito relevante para sua audiência agregando mais valor ao seu excelente trabalho que venho acompanhando, junto a minha mãe que é sua fã e segue as suas dietas! Parabéns pelo excelente trabalho e que continue ajudando as pessoas a recuperar sua autoestima e melhorarem suas vidas.

    Para mais informações sobre o livro visite: http://www.livrocomofazerprodutosdelimpeza.com/
    Para se unir a min acesse: https://www.hotmart.com/recruit.html?to=6286C2502850

  2. Oi mimis, você tinha mencionado o tira mofo, mas não achei a receita! Vc pode postar? Gasto muito dinheiro naqueles do mercado e nessecito usar periodicamente. Obrigada!

  3. como fazer produto para tirar limo, sabonete, sei lá o k seria…srsrsrs do box do banheiro….ja comprei inumeras marcas e produtos e não sae??? afff

  4. Mimis, ai vai a receita meu produto de limpeza caseiro:
    . 2 copos de vinagre para um copo de detergente.
    Fever os dois copos de vinagre, e misture com o detergente.
    Uso para lavar o banheiro, o meu banheiro nunca ficou tão branquinho.
    Beijos!

  5. Mimis,
    gostei das suas receitas, eu descobri a algum tempo que o uso de vinagre de alcool branco e bicarbonato de sódio serve para infinitos tipos de limpeza, em especial tira o cheiro desagradável de camas, chão etc. Para tirar manchas de sofás por explo. use água morna, sabão em pó e bicarbonato de sódio.

    Abraços

    Telma

  6. Minha mãe costuma fazer sabão em casa ,e fácil e bom além de preservar o meio em que vivemos!! a receita sempre buscamos na net!!

    4 L de óleo comestível usado (coe antes de usar para retirar as impurezas)
    2 L de água
    1/2 copo de sabão em pó
    1 Kg de soda cáustica
    5 mL de essência aromatizante (opcional)

    Como preparar:

    Dissolver o sabão em pó em ½ L de água quente
    Dissolver a soda cáustica em 1 e ½ L de água quente
    Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo
    Mexer por 20 minutos
    Adicionar a essência aromatizante
    Despejar em formas
    Desenformar no dia seguinte

  7. Patricia Bispo em

    Mimis. Pense como amei esse post. Affff. Acho tudo sempre muito caro, pois gosto de cheiros bons e minha casa é enorme. E sou super alérgica a cheiros fortes, mas adoro cheirinho de limpeza e por isso passo um bom tempo na sessão de limpeza do mercado, escolhendo. Com certeza farei tuuuudo isso!! Obrigadaaaa!!! Abraços!!!

    • Encontrei num blog português, o mesmo onde encontrei o link para este onde agora escrevo – ” Há dias, em conversa de escritório, uma colega falou-me que, juntando uma dose de lixívia com igual dose de bicabornato de sódio, se consegue uma pasta que ajuda (e muito!) a limpar as juntas dos azulejos.
      Eu, que desesperava já com a quantidade de dinheiro gasto em detergentes e horas perdidas a esfregar as ditas juntas, resolvi experimentar a mistura, utilizando uma velha escova de dentes. E gentes, funciona!! Se à medida que vamos esfregando vamos vendo o branco a reaparecer, quando passamos com água e depois desta secar, a casa parece nova!

  8. Eduardo Marinho em

    Vela de citronela é natural e não dá alergia , deixe queimar nos cantos da casa pequenas velas.
    Tem citronela liquida que vc pode pingar nas muretas ou nos cantos da casa tambem.

    • Não sou a Mimis, mas talvez possa ajudar.
      Nas minhas pesquisas de receitas pra substituir o amaciante, teve uma mais aclamada: vinagre branco no primeiro enxague das roupas.
      Já testei e não fica cheiro, o que é ótimo pra quem é alérgico.
      Agora se vc quer algo que fique cheiro mesmo, eu já não sei te falar…

  9. Valessa Marques em

    Bom dia Mimi!
    Tenho essas receitas a algum tempo, mas nao consigo usa las pq o bicarbonato sempre intopeo caninho do bottle do spray, como vc faz?
    Outra pergunta, alguem sabe de um repelente natural? Sou alergica ao pernilongo e ao spray!
    Tks
    Adoro suas dicas. Beijos

    • A Citronela ‘e um repelente natural por excelenci e a planta ‘e muito semelhante ao Capim Limao – cuidado para nao confundir.

      A planta exala um odor agradavel quando movida pelo vento

      Plante citronela em um vaso ou jardineira – lembre-se de coloca-lo proximo de janelas / portas por onde os insetos costumam entrar. A acao do vento ira afast’a-los e voce pode controlar o tamanho da planta removendo folhas que podem ser usadas para perfumar crèmes hidratantes – que passarao a agir como repelentes diretamente na pele.

      A planta forma uma touceira que pode facilmente ser manipulada para reproduzir e ampliar a quantidade de plantas. Esta touceira tem cerca de 20 cm de diametro por 50 cm de altura, portanto tome cuidado com o tamanho do vaso.

×