Iogurte caseiro

Por Michelle Franzoni em 28 de outubro de 2013

iogurte caseiro receita dieta blog da mimis michelle franzoni_-3

Gente! Eu adoro iogurte desnatado natural! Eu tomo há mais de 1 ano e é perfeito para fazer combinações com frutas e até usar como molho, sabiam?

Eu peguei implicância com iogurte colorido depois que comprei um litro de uma marca e ele veio com um sabor tão forte artificial que troquei pelo natural de vez. Mas de uns tempos pra cá  a indústria melhorou muito a qualidade dos iogurtes, não acham? E olha que eu consumo iopgurte desde que comecei meu processo de emagrecimento

Todo mundo me pergunta qual a marca do iogurte que eu tomo. Eu não sou fiel a nenhuma marca, pois nem sempre encontro todas no supermercado, então escolho a mais magrinha que tem no dia, lendo o rótulo do potinho como ensinei AQUI

Poréeeeemmmm, 🙂  estava eu na casa de uma amiga esses dias, e ela me perguntou se eu não fazia iogurte em casa. Eu falei que fazia há muito tempo atrás e não sei porque deixei de fazer (talvez porque eu não consumia tantas coisas saudáveis e o danado estragava lá na geladeira) rsss

Mas enfim! Resolvi que iria voltar a fazer iogurte caseiro. E minha gente!!! Tô viciada! sempre amei iogurte mas agora com essa facilidade tô amando muito mais! E o preço? Três vezes mais barato que o do super!

Ficaram curiosos? É muito fácil, basta ter paciência. Vamos lá!

iogurte caseiro receita dieta blog da mimis michelle franzoni_-2

Ingredientes:

– 2 litros de leite semidesnatado(pode usar leite sem lactose)

– 1 potinho de iogurte  integral (consitência firme) 170g aproximadamente

Modo de preparo:

Colocar o leite em uma panela e levar ao fogo. Desligar assim que ferver. Se formou uma película, descarte-a. Deixar esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite e ele se mantém bem quente, mas sem queimar seu dedo. Se o dedo consegue ficar ali por 10 segundos tá no ponto. 🙂  Nesse momento, coloque o copinho de iogurte no leite e misture. Feche a panela e envolva-a com algumas toalhas, para mantê-la aquecida. Deixe  bem fechado por cerca de 8 a 10 horas em temperatura ambiente ou dentro do forno desligado. Se estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes, ou seja, quando ele atingir a consistência, está pronto. 

Gente! Se o tempo estiver frio, a dica é ligar o forno antes de colocar a panela e deixar aquecer e desligar. Isso cria um ambiente quentinho para o iogurte “trabalhar” e se formar. Caso esfrie muito, retire o iogurte e aqueça novamente o forno depois de algumas horas e coloque a panela com ele desligado. Mas a temperatura deve ficar apenas morninha, ok?

Se você gosta mais consistente, basta você retirar o soro com uma concha e descartar. Guarde na geladeira em recipiente fechado.

Rendimento: 10 porções de 95 calorias aproximadamente

* Se usar desnatado, vai ficar mais magrinho.
iogurte caseiro dieta blog da mimis michelle franzoni_-5

Observações:

– Pode fazer com o leite desnatado e o iogurte também. Apenas ele irá ficar mais ralinho. Como a diferença calórica é pouca eu optei fazer com os ingredietes citados.

– Essa mesma receita pode ser feita com  até 4 litros de leite para um copinho de iogurte. Eu costumo fazer sempre 2 litros porque é o que consumo durante a semana. Ou seja, pode usar 1 litro para 1 copinho, 2 litros para 1 copinho, 3 litros para 1 copinho ou 4 litros para 1 copinho. 🙂

– Quanto à validade, aqui em casa ele acaba em 1 semana, então nunca estragou. Já li que dura 10 dias, mas é bom ficar de olho. Na dúvida, recomendo fazer a quantidade a ser consumida em 7 dias. 

– Eu guardo em uma garrafinha e vou servindo sem colocar nenhum talher dentro. Assim evito a contaminação. 🙂 

– Pode bater com frutas, mas faça isso apenas na hora que for servir para não correr o risco de azedar.

– Para adoçar, vale adicionar mel ou adoçante se preferir.

– O custo da receita é de aproximadamente R$ 6,75 e rende 1,7litros de iogurte, ou seja, 10 potinhos. Se você for comprar no supermercado vai gastar cerca de R$ 17,00!

– Para fazer uma nova receita pode usar o mesmo iogurte já feito. Basta separar um copinho no final. 🙂 

 Ah! Neste post AQUI eu mostro a receita pra fazer iogurte grego.

E aí? Gostaram? Me contem quais são suas combinações  preferidas com iogurte! E depois voltem para me dizer se ficou bom heim!

iogurte caseiro dieta blog da mimis michelle franzoni_-5

Vem ver mais receitinhas saudáveis AQUI. E me segue no instagram que lá tá cheio de dicas incríveis @blogdamimis

 

 


Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

1.160 respostas para “Iogurte caseiro”

  1. Valéria disse:

    Amei seu blog e essa receita deu super certo
    Obrigada pelas dicas

  2. Cristiana Valente disse:

    Dá para fazer com bebida vegetal?

  3. luisa raul lino disse:

    gostei das vossas receitas e agradecia que me enviassem para o meu email.

  4. Amanda Frade disse:

    Fazendo pela segunda vez, receita maravilhosa e econômica! Super dá certo!
    Obrigada pelas dicas, Mimis

  5. Susana Terra disse:

    Mimis dá certo fazer com leite de coco caseiro?

  6. Rosana disse:

    Eu descobri os iogurtes infinitos (não é o Kefir): bulgaricus, caspian, filmjork, greek….são uma delícia e mais fáceis de fazer que a sua receita, pois não precisa ferver o leite e tb não precisa de lugar quente. Dá pra misturar o próprio leite direto da geladeira e deixar na temperatura ambiente por algumas horas. O ideal seria entre 22 e 25 graus no ambiente….é uma maravilha!!!!!

  7. Ludmila Pereira disse:

    Olá,se eu fizer o iogurte caseiro com leite integral e iogurte desnatado,o que eu preparei será integral ou desnatado?

  8. mami ferraz disse:

    Ja fiz esta receita ,o otima vale a pena ,vida saudavel sempre.

  9. Samara disse:

    Fiz a receita. Optei pelo leite vendido em saquinho, mas não encontrei semidesnatado. Então, coloquei um litro de leite desnatado + um litro de leite integral + 1 copinho de iogurte natural integral Itambé. Fervi numa panela inox, fundo triplo, deixei amornar até um temperatura tolerável (segundo as instruções) e misturei o iogurte (num recipiente separado, misturei o iogurte a duas conchas de leite morno e, então, misturei ao restante do leite). Tampei a panela, enrolei em uma toalha de mesa e coloquei no forno, que eu havia aquecido um pouco em razão do frio, e deixei por 9 horas. Ao final do processo, a panela ainda estava um pouco morna (bem pouquinho). Formou-se uma quantidade razoável de soro e o iogurte ficou todo talhado. Ficou pouco consistente também, o que já era esperado, mas não achei que ficaria talhado. Ainda assim, coloquei na geladeira e temos consumido assim mesmo. Ficou ok, mas eu gostaria de saber o que pode ter levado o iogurte a talhar, ou o que geralmente leva a esse resultado e como evitar. É mais agradável consumir um iogurte sem granulações. Se alguém puder ajudar, agradeço.

  10. Patrícia disse:

    Pode fazer com leite de vaca normal? Sem ser do mercado?

  11. Polyana disse:

    Olá! Posso armazenar o iogurte em um potencial e plástico?

  12. Cleber Abel disse:

    Mas eu guardo na geladeira em pote fechado depois de pronto? E dessa porção tirada da geladeira que eu vou usar no final pra fazer um novo iogurte? Essa são duas duvidas que tenho.

  13. Shawany disse:

    Olá.. eu fiz essa receita com leite integral.. porém não me atentei ao cuidado com a temperatura e coloquei assim que desliguei o fogo… resultado: O iogurte não atingiu o ponto.. continuou na consistência de leite… sabe me dizer se consigo corrigir e como (será que posso aquecer de novo e adicionar mais um copinho de iogurte e deixar fechado por algumas horas?)? ou está perdido?

  14. Rebecca disse:

    Oi Mimis!
    Já experimentou Iogurte de Kefir? É excelente, e super probiótico!
    Lá em casa agora só consumimos esse.
    Abraços

  15. Hamilton Albano disse:

    Disse as coisa mais importantes que gosta de fazer,disse tudo o que é . E eu digo que além de tudo ,você é muito bonita também . Ví o teu blog procurando como fazer iogurte . Faço parecido, mas uso coalho de coalhada (da melhor que encontro p/ comprar aqui em Curitiba) . Leite natural sem desnatar que compra numa feirinha de orgânicos . O resultado é ótimo ,fica bem consistente ,claro que com mais gordura,também mais calórico . Dá para colocar num saquinho e deixar escorrer o sôro . Fica coalhada sêca tipo árabe . Muito bom ! Obrigado pela dica do iogurte . Vou fazer !

  16. SANDRA REIS disse:

    EU GOSTO DE TOMAR COM AVEIA, FARINHA DE COCO E LINHAÇA.

  17. Perfeito acabei de fazer muito obrigado

  18. Nadir disse:

    Não entendi essa conta. Rs
    Se você usa 2 litros de leite + 1pote de 170g de iogurte íntegral para fazer o iogurte caseiro, como pode o rendimento ser 1,7 litros?

  19. Priscila disse:

    Boa tarde,

    Fiz o iogurte com leite sem lactose integral da marca Itambé e com iogurte da Vigor sem lactose integral também, foi feito a noite e pela manhã coloquei na geladeira, mais ficou gosmento, por que? Pode me ajudar?

    Aguardo resposta!!!

    • Alex de SP disse:

      Passou do ponto. Ficou muito tempo fora da geladeira. fica gosmento mesmo!!!!!
      Eu faço e vou conferindo quando fica firme eu já coloco na geladeira.

  20. Priscila Lopes disse:

    Bom dia
    Fiz o meu iogurte, mas ele não ficou homogêneo. Ficou com muito soro e todo soltinho, tipo ‘esfarelado’.
    Fiz de de leite desnatado e deixei passar a noite fechado com a toalha.
    Queria saber se isso é normal? Ou o que fiz de errado.
    E qual tipo de adoçante que vc usa quando vai colocar nele?
    Obrigada
    Aguardo resposta

    • Samara disse:

      Priscila, também obtive resultado semelhante das duas primeiras vezes em que fiz o iogurte. Imaginei que poderia ser em razão do recipiente utilizado para deixar o iogurte se formar e troquei a panela inox por recipiente de vidro. Talhou também. Da terceira vez, além de usar o recipiente de vidro, deixei o leite amornar até uma temperatura de mamadeira de criança, sabe? Bem menos quente que das duas primeiras vezes. Também não aqueci o forno. Depois de 11 horas, lá estava o iogurte numa consistência e sabor muito bons. Em todas as vezes, o iogurte estava em temperatura ambiente no momento de ser misturado ao leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *