Fica a Dica: filmes, literatura e exposições

13

Oi, Gente! Criei esse espaço para trocar figurinhas com vocês sobre livros, filmes, séries e exposições. Ou seja, tudo o que está rolando pelo Brasil na área cultural – e porque não pelo mundo também? Vou contar o que conseguiu me segurar na poltrana, afinal não consigo ficar parada!!! Rsrs… Compartilhar opiniões e também próximos desejos de consumo.

Para que este espaço dê certo vou precisar da ajuda de todos. Quero saber a opinião de vocês e sugestões de atividades culturais legais para visitar nas cidades que moram. Vocês topam? Vão curtir?

Então vamos nessa! Vou começar com a série do Dexter, que amei, um filme de ação que está nos cinemas, livros ótimo, como o do querido Guga Kuerten e a exposição do Kandinski que estou louca para ir. Confiram:

fica-a-dica-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Filmes/ Séries

Dexter
O cara é um assassino frio que durante o dia leva uma vida bem pacata. É daquelas séries que a gente para pra pensar: “será que o meu vizinho é assim?” rsrs… Mas, ao mesmo tempo que ele é um psicopata é também uma espécie de herói. Quando o pai adotivo do Dexter percebe suas tendências psicopatas, o ensina a usá-las contra os verdadeiros bandidos da história. Bem bacana! São 8 temporadas. Mas passam voando, porque prende mesmo. Ainda mais que eu adoro esse tipo de filme com seriais killers rsrs… Ele estreou em 2006 e teve seu último episódio liberado em 2013. Vale ressaltar que a saga Dexter também tem a versão livro.

Exterminador do Futuro – Gênesis
Pra quem gosta daquele mix de ação e ficção, tipo super-herói e tal. É uma continuação da saga que ficou famosa pelo jargão “I’ll be back” e o sorriso forçado do homem-máquina protagonizado por Arnold Schwarzenegger. Ideal para fazer aquela surpresa pro gato, que sempre te acompanha nos filmes água com açúcar. Aí vocês colocam na balança pra ver se o namorado tá ou não merecendo. Porque pra mim seria um baita de um esforço, pois não gosto desse gênero rsrs…

A Teoria de Tudo
Perfeito! Se vocês querem uma história motivadora, realista e impactante, este é o filme. Baseado na biografia do famoso astrofísico Stephen Hawking, o filme, lançado este ano, mostra sua vida antes e durante a descoberta da doença motora degenerativa que o prende em uma cadeira de rodas desde seus 21 anos. O filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por Jane Hawking, sua ex-mulher. Vale ressaltar que mesmo sem ter domínio sobre o próprio corpo, Stephen Hawking é considerado um dos físicos mais geniais de todos os tempos.

Livre
Baseado em fatos reais, Livre mostra a história de uma mulher que resolve fazer sozinha uma das trilhas mais difíceis dos Estados Unidos, a Pacific Crest Trail. Isso, sem experiência nenhuma no esporte. A ideia é fazer disso um ritual de passagem. Deixar pra trás coisas que não lhe fazem mais bem. Serão 4.200 Km de caminhada entre pensamentos. O resultado é uma reconexão com ela mesma e, claro, com a natureza. Confesso que deu vontade de fazer o mesmo. Indico mil vezes! O filme foi lançado em 2014.

Livros

Guga, um brasileiro
O meu conterrâneo Gustavo Kuerten, que ajudou bastante para que Santa Catarina fosse reconhecida no Brasil com o seu orgulho “mané”, escreveu uma linda biografia. Eu tenho muito carinho por ele e pela sua história de superação e vida. Estudei no mesmo colégio que o Guga e tenho lembranças bem bacanas. Tenho orgulho por ele ter se tornado quem é hoje. E no livro ele conta toda sua trajetória de forma bem leve e sincera. Uma delícia!

Gênesis – Sebastião Salgado
As fotos em preto e branco de Sebastião Salgado são famosas no mundo inteiro. Com certeza vocês já viram muitas delas contando histórias de terceiros. Agora, o reconhecido fotógrafo resolveu publicar um livro com 250 imagens capturadas em 8 anos de viagem pelo mundo. Ele escolheu cenários intocados da natureza, o que resultou no nome da obra. Chego a me arrepiar só de lembrar das fotografias. Sinto-me pequena com a imensidão do nosso mundo, revelado pelas suas lentes. Nota mil para o trabalho. O livro serve também para deixar aberto na mesa de centro da sala. Eu tenho na minha! 🙂

Queijos veganos
Livro de receitas perfeito pra gente, turminha!!! Este livro traz mais de vinte versões de queijos veganos para fazer em casa. Imaginem comer queijo e não ficar com peso na consciência! As receitas mostram como fazê-los sem lactose e sem produtos de origem animal. Estou amando!

Exposições/ eventos culturais

Kandinsky: tudo começa num ponto
Composta por 153 obras e objetos que contam a trajetória de Wassily Kandinsky, precursor do abstracionismo. O acervo conta com obras de museus da Rússia e coleções procedentes da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França.
Quando? Até 28 de agosto.
Quanto? Entrada franca.
Mais informações AQUI.

Mandela em cartaz
São 95 obras em homenagem ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. Está é a primeira vez que a mostra vem ao Brasil.
Quando? Até 27 de setembro.
Quanto? Entrada franca.
Mais informações por telefone: (41) 2118 – 5111

Picasso e a modernidade espanhola
Mostra traz 90 obras de Picasso e outros grandes nomes do modernismo espanhol. A exposição mostra as contribuições do fundador do Cubismo sobre o cenário internacional da arte.
Quando? Até 7 de setembro.
Quanto? Entrada franca.
Mais informações AQUI.

Gostaram das dicas? Se souberem de mais livros, filmes e exposições legais comentem aqui!

 

Vetores: Shutterstock

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

13 Comentários Mostrar comentários

  1. Estou assistindo poucas séries, as que mais gosto são as de comédia, The Big Bang Theory é a minha preferida. Também assisto Once Upon a Time e Nashville. O problema é que os canais que transmitem estas séries estão com as legendas ruins, ou nem tao pouco colocam legendas. Não gosto de assistir dublado.

  2. oi Mimis!! tudo bem? eu adorei esse post! eu acompanho suas dicas e acho muito legal!!
    lendo eu tive uma ideia: que tal se a gente fizesse um post, igual a esse que você fez, mas com dicas de filmes e livros relacionados com comida? por exemplo, tem um livro bacanérrimo chamado “a cozinha das escritoras” e tem filmes e filmes relacionados a isso que são bem legais de dar dicas. eu amo, por exemplo, “a festa de babette” (1987), tem outro livro, do jo soares, “as esganadas” muito bom, trailler policial incrível! tem o filme “julie e julia”, “ratatouille”, enfim, dá para dar altas dicas de filmes assim pra quem acha bacana. enfim, só uma ideia. um beijo grande, seu blog é lindo” 😉

  3. Mimis, muito boa a iniciativa de indicações culturais! Eu vi a exposição Gesenis, do Sebastião Salgado no MON em Curitiba, em junho, incrível, vale muito à pena. Atualmente a exposição está na Europa. Quem quiser saber mais um pouco sobre a exposição, o artista, entrevistas, entra na página do facebook https://www.facebook.com/SebastiaoSalgadoGenesis. Fica a dica! bjs

  4. Muito interessante este seu novo post, vou sempre acompanhá-lo.
    Parabéns pelo blog, sempre renovando e buscando novos e dinâmicos assuntos.
    Bom trabalho!

  5. Maravilhosa idéia de trocar “esse tipo de figurinhas”.PARABÉNS.
    E como sugestão indico o filme O JUÍZ

    BJS Bom trabalho sempre!!!
    Deus abençoe Mimis

×