Como plantar batata

Por Michelle Franzoni em 16 de fevereiro de 2018

Que tal ir plantar batatas? 😀 A batata é de fácil cultivo, e pode ser plantada até na varanda do apê! Além disso, é uma opção maravilhosa para a dieta saudável, pois contém fibras, flavonoides e outros nutrientes como cobre, manganês, potássio e vitaminas do complexo B.

Benefícios da batata
A batata é rica em vitamina B6, necessária para a renovação celular, regulação do sistema nervoso e, inclusive, de um bom humor equilibrado. Apesar de ser conhecida apenas por sua função energética, ela ajuda no emagrecimento também, pois sacia e facilita a digestão! E tem mais: suas altas quantidades de cobre e ferro impulsionam a atividade do cérebro.

Como cultivar
As batatas podem ser cultivadas em vasos, sacos e recipientes, desde que estes tenham pelo menos 30 cm de largura e de profundidade. Em hortas domésticas o plantio pode ser realizado com batatas mesmo, porém, apenas as que não apresentam sinais de doenças. Cortem-nas na metade e as deixem em ambiente bem iluminado até que os brotos cresçam, e só transfiram de local quando os brotos atingirem aproximadamente 2 cm de comprimento.

As batatas gostam do clima ameno e as temperaturas devem variar entre 15°C e 25°C. Quando a temperatura do solo ultrapassa 27°C, a formação dos tubérculos é inibida. Gostam de sol direto pelo menos algumas horas por dia, em regiões de clima quente, a batata pode ser cultivada com sombra parcial. Plantem-nas em solo bem drenado, sem pedras e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo situa-se entre 5 e 6.

Depois de bem cuidada no local adequado, com nutrientes, água e sol, as flores chegam e a colheita se dá entre 80 a 150 dias. É uma planta bastante ornamental e enfeita qualquer jardim. Irrigue de forma a manter o solo sempre levemente úmido.

Gostaram das dicas? E agora vamos plantar! Postem fotinhos das hortas de vocês no facebook do blog pra eu ver.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Uma resposta para “Como plantar batata”

  1. Aparecida de Fatima Adriano disse:

    Já preparei os caixotes para planta – lá 23/7/18.
    Em breve postarei a foto no Facebook. Vou tirar as fotos dos caixotes antes também. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *