Fritadeira elétrica sem óleo é realmente saudável?

14

A nova onda agora é apostar nas fritadeiras elétricas sem óleo, que prometem fritura “saudável” e sem gordura. Mas, será que esse processo é realmente saudável e não apresenta nenhum tipo de risco a saúde? Decidi me informar mais sobre isso, afinal, quem não gosta de uma friturinha? Vejam seus prós e contras. 

Para quem não tem uma fritadeira elétrica, recomendo optarem por assar os alimentos, em vez de fritar. Em alguns casos é possível também fritar sem óleo, como mostro aqui. 🙂 

Como funcional?
Essas fritadeiras, ou funcionam como uma espécie de centrífuga em ambiente altamente aquecido, ou com tecnologia de infravermelho. Em alguns casos, recomenda-se um fio de óleo para trazer um aspecto mais similar ao tradicional. Ou seja, com apenas uma colher de sopa de óleo, é possível fritar em média 1kg de batata na fritadeira elétrica. Resultando numa redução média de 70% de gordura.  

Porém, segundo a Proteste (associação de defesa do consumidor), o aparelho prepara os pratos com rapidez, mas a textura é de comida assada, e não frita, especialmente no caso da batata.  

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

14 Comentários Mostrar comentários

  1. Há dois tipos no mercado, com dois preços. A analógica e a digital. Ambas são ótimas. Para quem aprecia frituras – batatinhas, nuggets, bifes, ovos, etc…- não há coisa melhor. Mesmo congelados pode aprontar em 15 minutos. Ficam secas, crocantes e sem gordura…recomendo a compra e uso…sem medo…. a conferir…

  2. Gosto muito de usar a fritadeira elétrica.

    Costumo fritas asa e coxinha da asa do frango.

    A carne de porco, conhecida como copa lombo, onde tem muita gordura entre as fibras da carne, o que deixa ela sequinha e crocante, lembra o sabor de um torresmo. Desde que seja cortada em pedaços pequenos.

    E a carne de porco se você cozinhar no óleo com água primeiramente e depois levar à fritadeira elétrica, fica bastante saborosa. Muito melhor do que usar somente na fritadeira.

    Quanto ao risco de câncer, uso muito pouco!

    Indispensável!

    • carlos eduardo em

      sim, é econômica, tenho há 3 anos, não vi diferença na luz, uso todos os dias quase… , não sei outras marcas , mas a que tenho não consome quase nada.

  3. nicole waissmann em

    Eu amo a minha pq pra quem não tem tempo é uma mão na roda!! Deixo uns frangos lá e vou fazer minhas outras coisas

    Que nem minha panela de pressão elétrica!! UMA MARAVILHA!! Faço feijão, sopa… Já deixei fazendo durante a noite… E de manhã peguei o feijão pronto, fresquinho! Kkk

    A Airfryer eu já fiz batata frita, frango temperado sassami, frango tipo grelhado, nuggets bolinhos de queijo, bolinho de frango desfiado… Linguiça fatiada.. amo!!! Quase não uso mais óleo ou frigideira. Kk

  4. LEONEL BERTOLINI SANCHEZ IBAÑEZ em

    Eu digo com convicção que jamais deixarei de comer um bom bife à milanesa, um frango a passarinho ou uma batata frita, preparados na forma tradicional. Tenho cinquenta e quatro anos e desde pequeno sempre me deliciei com tudo isso e não vou parar agora. Creio plenamente que todo este mimimi da vida saudável é invenção de grupos interessados em promover o consumo de determinados produtos e desencorajar o uso de outros. Como dizia a música, tudo que eu gosto é imoral, ilegal ou engorda. E assim continuará sendo. Uma coisa que me deixa profundamente triste é ver pessoas que na sua infância e juventude esbaldaram-se de doces, gordura, refrigerantes, bebida alcoólica e em muitos casos de entorpecentes (não é meu caso) e agora quando chegam à idade de pais querem que seus filhos privem-se de tudo que é gostoso, fazendo-lhes “deliciosas” caminhas de espinafre, rúcula e beterraba, com um copo geladíssimo de deliciosa água (filtrada, porque mineral dá pedras nos rins) e de sobremesa um mousse de abóbora (sem açúcar). Que tristeza. Para onde vai este mundo maldito?

  5. Bom dia!!!
    Eu tenho 2 fritadeiras dessa, AMOOOO. Faço de tudo nelas. Acho super prática, e, como tenho enxaqueca e não posso comer fritura, pra mim foi a solução. E para manter mais saudável, nem compro aquelas batatas congeladas, nem nuggets… procuro fazer tudo em casa mesmo, e fica bom demaaaais!

  6. Claro que é melhor que fritar. Quanto ao resto não é só ela que vai te matar. Tudo que passar daquela temperatura corre o risco de te fazer mal. Quem nunca comeu bolo? É assado a 180 graus. É aí? Tô vivo ainda e com 68 anos. Quero viver mais com minha airfryer.
    Hehehehehehe

×