30 de agosto – Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

0

Vocês sabiam que o dia 30 de agosto é dedicado a Conscientização sobre a Esclerose Múltipla? A data foi criada para aumentar a visibilidade da Esclerose Múltipla (EM), do seus pacientes e os desafios por eles enfrentados no dia a dia. A EM é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa confundem as células saudáveis com “intrusas” e atacam o próprio sistema nervoso central, causando lesões cerebrais e medulares. É importante saber que a doença não é contagiosa e nem suscetível de prevenção. Ainda não se sabe as causas, mas há dados que sugerem genética, o ambiente ou até mesmo causa viral.

Os sintomas mais comuns são: fadiga, alterações fonoaudiológicas, transtornos visuais, problemas de equilíbrio e coordenação, espasticidade (alteração do tônus muscular), transtornos cognitivos (principalmente memória e na execução das tarefas), transtornos emocionais (sintomas depressivos, ansiosos, transtorno de humor, irritabilidade, transtorno bipolar) e sexualidade, disfunção erétil, nos homens e diminuição de lubrificação vaginal nas mulheres.

Infelizmente a doença não tem cura, mas os tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas e reduzir a progressão da doença. Você conhece alguém que enfrenta essa doença? Quer entender um pouco mais? Acessem o site da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla – ABEM, clicando aqui.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

×