10 Atitudes sustentáveis para um mundo melhor

19

Estamos vivendo em um período de muitas transformações ambientais e as nossas atitudes no dia a dia contam muito para evitar os problemas que podem surgir em nosso planeta. Isso se chama sustentabilidade!

A sustentabilidade está presente em muitas empresas a também na rotina de muitas pessoas, mas muitas outras desconhecem o que é ser sustentável.

Para que a sustentabilidade aconteça, podemos adotar algumas práticas diárias e hoje vou dar muitas dicas para vocês!

10-Atitudes-sustentáveis-para-um-mundo-melhor-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Gaste menos água: Pequenas atitudes contam muito, como evitar o desperdício de água. Não demorar no banho, escovar os dentes com a torneira fechada, lavar a louça sem deixar a torneira aberta, não lavar as calçadas com a mangueira, são ações que contribuem para o meio ambiente.

Faça compras sustentáveis: Para fazer compras, leve a sua sacola retornável. Elas duram muito tempo e algumas são muito fofas também.

Não desperdice alimentos: Evitar o desperdício dos alimentos também é importante. Sempre vá ao supermercado com uma lista de compras, assim você não compra o que não tem necessidade. Quando o alimento estiver próximo a vencer, se puder, congele-o. Também tente usar todo o alimento, como a casca, por exemplo. Utilize o resto das frutas e verduras como adubo em sua horta.

Recicle o seu lixo: Vidro, papel, metal e plástico podem ser reciclados. Separe o seu lixo e ajude o meio ambiente.

Apague as luzes: Quando não estiver em um cômodo da casa, desligue as lâmpadas e até mesmo os eletrodomésticos. Também opte por comprar eletrodomésticos da categoria A, que possuem baixo consumo de energia.

Economize energia: Ao utilizar o ar condicionado, verifique se todas as portas e janelas estão fechadas. Quanto menos o ar fugir, menos o compressor vai trabalhar, evitando o gasto exagerado de energia. Deixe-o sempre no modo automático que regula a temperatura de acordo com o ambiente.

Reduza as impressões: Tente não imprimir papéis, mas caso seja necessário, utilize folhas recicladas e frente e verso. A tecnologia é uma ótima opção nestes casos. Pode-se utilizar os celulares, tablets e notebooks para a leitura.

Menos copos: Tenha sempre canecas ou copos pessoais consigo, assim, evita-se utilizar os copos descartáveis.

Plante seus alimentos: Uma hortinha em casa é tudo de bom. Temperos e hortaliças podem ser facilmente plantados em casa e fornecem saúde para o corpo e para o meio ambiente.

Menos carros: Que tal trocar o carro pela bike? Ou ir a pé a curtas distâncias. O meio ambiente e sua saúde agradecem.

Já notaram que muitas vezes o termo sustentabilidade também está relacionado à economia para o nosso bolso? Mais um motivo para começar a ter atitudes sustentáveis.

O projeto aqui da nossa casa foi todo pensado em atitudes sustentáveis. Temos aquecimento solar e também um sistema de coleta de água da chuva que serve para molhar as plantas e torneiras do jardim. Ah! E vocês já sabem que também tenho uma horta linda aqui, né? Fiz até um vídeo tour nesse POST.

Gente! As pequenas atitudes, quando repetidas constantemente, fazem toda a diferença e garantem a qualidade de vida em nosso planeta. O mais importante é dar o exemplo e passar adiante o que aprendemos.

Quais dicas vocês já seguem? Se tiverem outras, me contem aqui nos comentários!

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

19 Comentários Mostrar comentários

  1. Mimis Parabéns!
    Adoro seu blog, você nunca o abandona como a maioria das blogueiras depois do sucesso.
    Você já ouviu falar sobre a batata Yakon? Faça um post por favor, vou adorar ler a sua opinião.
    Beijosss

  2. Uma sugestão, da um pouco mais de trabalho mas faz uma economia brutal é pesquisar se as embalagens de coisas que usamos constantemente podem ser recicladas. A pasta de dente por exemplo, não pode. A embalagem em tubo de apertar como nós conhecemos é laminada por dentro, não degrada e se não for descartada corretamente vai pro aterro e só aumenta a quantidade de lixo. Solução que eu achei: comprar as pastas que vem em embalagens apenas de plástico pra ter 100% de reaproveitamento se descartada no local correto. Quando for a restaurantes/padarias/lanchonetes pedir a bebida em copo de vidro, se for levar pra viagem ter o seu copo (além de ser mais higiênico também). Prestando atenção da pra economizar lixo em muitas partes do dia a dia

×