Plantas companheiras

7

Cultivar alimentos orgânicos em casa é uma delícia e pode ser feito em qualquer lugar, independentemente do tamanho do cantinho, o que importa é gostar de plantas e dedicar um tempinho para cuidar.

Sabiam que a escolha do lugar de cada espécie na hora de plantar faz muita diferença na qualidade da colheita? Isso se dá porque existem plantas que convivem melhore uma com as outras, enquanto algumas espécies não se bicam e devem ficar afastadas.

Eu amo minha horta orgânica e até postei um super tour AQUI. Na verdade, sempre gostei de plantas, mas somente agora que moro em casa é que pude dedicar um espaço e um tempo para cultivar. Foi aí que descobri que meu amor pelas plantas era maior do que eu imaginava.

E foi pesquisando sobre como controlar os bichinhos da couve que descobri sobre as plantas companheiras.

Algumas espécies de plantas se ajudam e se complementam, seja pela ocupação do espaço, utilização de nutrientes, água e luz e até pelo controle das suas pragas, já os bichinhos de algumas plantas podem ser predadores de outras e vice-versa. Falando nesses bichos danados, isso é pauta para um novo post, não acham?

O termo alelopatia designa os processos metabólitos secundários liberados para o ambiente e que podem afetar negativamente as plantas vizinhas, por isso algumas plantas não se dão bem com as outras e são chamadas de antagônicas.

Então se você tem uma hortinha em casa, esse guia de plantas companheiras e antagônicas vai ajudar a acertar na escolha das espécies que devem ficar mais próximas e mais afastadas. Foi assim que eu montei a minha horta!

Os corações representam plantas que se dão bem, e a carinha triste são aquelas que não gostam muito da companhia da outra. Cliquem na imagem para ampliar e imprimir.

E aí? Prontos para fazer uma hortinha também?

Se vocês tiverem horta em casa, me mandem foto no email promoção@blogdamimis.com.br pra eu ver! Tô louca pra fazer um post com as hortinhas de vocês!

Plantas-companheiras-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

7 Comentários Mostrar comentários

  1. Melhor post! E viva os orgânicos! Sou engenheira agrônoma, e como eu gostaria de que tudo fosse orgânico! Hahaha Mas enquanto não dá, a gente se equilibra como dá! Sou sua fã, depois desse post mais ainda! Beijos

  2. Mimis,
    eu já era sua fã, agora então com esse post! Sou engenheira agrônoma e não poderia ficar mais feliz de ler um post como esse! O seu blog é o retrato do que todos podemos ser e fazer, sem precisar de muito! Vc é linda por fora, isso todos podem ver! Mas ser linda por dentro é mais difícil do que fazer qualquer dieta! Cuidar do meio ambiente é cuidar da nossa saúde! E viva os orgânicos! Que um dia eles sejam a maioria! Enquanto isso a gente se equilibra como pode! Beijos

  3. Olá Mimis, venho acompanhando seu blog e acho maravilhoso que a sua história possa inspirar mais mulheres a se conhecerem e mudarem de vida. Sobre o post, gostaria de saber se existe algum aqui que fale de conservação dos alimentos congelando e também gostaria de saber se durante o seu processo de reeducação alimentar você teve acompanhamento psicológico.

    Aguardo resposta e continue sendo um espelho para todas! <3
    Beijos

    • Michelle Franzoni em

      Oi Jessika! As plantas precisa de sol, água e adubação. Veja se não falhou em alguma parte. Espia o video da minha horta que linkei nesse post. Um beijinho!

×