Massagens: faça a escolha certa para cada necessidade

Por Michelle Franzoni em 25 de novembro de 2016

Nossa, como eu amo massagem! E quem não ama?? Nós a conhecemos especialmente por seu incrível potencial de aliviar tensões, mas seus benefícios vão muito além dessa habilidade. Existem técnicas para diversos casos, e eles vão desde tratamentos de doenças físicas e psicológicas a tratamentos puramente estéticos. E todas elas, eu disse todas, além de suas especificações, ajudam a melhorar a circulação sanguínea, a eliminar as impurezas, a fortalecer o sistema imunológico e até a evitar a depressão. É incrível o poder que tem!

Mas qual técnica escolher? Para ajudar vocês, selecionei as massagens mais adequadas a cada necessidade. Escolham a que mais precisam, procurem um profissional e tentem manter uma periodicidade. Vocês vão amar o resultado. 🙂

massagens-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

 

Entendendo cada uma:

Dores musculares
Para atletas, sejam eles oficiais ou não, que tencionam muito um só músculo, ou pessoas que sofrem de dores musculares devido a grandes pressões do dia a dia, são indicadas as massagens Desportiva e Sueca, esta última é a mais clássica. Ambas promovem relaxamento da musculatura, aumentam a elasticidade dos músculos e melhoram da circulação do sangue. No caso da massagem desportiva, haverá maior foco nos grupos musculares mais usados pelo atleta.

Relaxamento
Existem muitas opções se o desejo é relaxar, liberar tensão muscular e diminuir e controlar estresse e ansiedade. Uma das técnicas mais procuradas atualmente é a massagem com Pedras Quentes, pois tem poder sedativo. O trabalho é todo voltado às energias e aos chakras. A massagem sueca também tem a função de relaxar.

Ansiedade
Para quem sofre de ansiedade e insônia, recomenda-se o Shiatsu. Sua função é reequilibrar o fluxo energético e retirar toxinas do organismo. O resultado é a renovação do indivíduo, com a melhora na postura, alívio das tensões e vitalidade.

Doenças físicas e psicológicas
Toda massagem ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e redução do estresse, porém algumas técnicas trabalham diretamente nisso e alguns ainda focam em tratamentos específicos, como dependência química, bloqueios emocionais, problemas de coluna. As duas técnicas mais indicadas são a massagem Indiana, a Ayurveda (que trata cada indivíduo de forma específica) e a Reflexologia (que estimula pontos específicos nos pés, que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo).

Inchaço
Para combater a retenção de líquidos existem técnicas especiais: a Destoxi Drenante e a Drenagem Linfática. Ambas desintoxicam o organismo e melhoram a oxigenação dos tecidos. Os resultados são a diminuição do inchaço, menos celulites, alivio nas dores de varizes e nas dores pré-menstruais.

Estética
A massagem Modeladora ajuda a combater a gordura localizada, quebrando gordura e modelando o tecido adiposo. Claro que o trabalho deve ser aliado a uma dieta equilibrada e exercícios físicos para um resultado visual. A massagem Facial ameniza marcas de expressão e olheiras, prevenindo o envelhecimento precoce.

Gente, tem muitas outras técnicas de massagem maravilhosas. Eu falei um pouquinho de cada uma para mostrar as opções para vocês. Claro que cada caso é um caso e também tem o gosto pessoal e afinidade com o método.

Mas sabem aquele tempinho que eu sempre falo que vocês tirarem só para vocês? Aproveitem para fazer uma massagem! Ah, e muitos planos de saúde que cobrem massagens, confirmem com o convênio de vocês ou procurem um profissional que trabalhe com pacotes promocionais. É a nossa saúde e nosso bem estar que estão em jogo.

E aí, quem aí já faz massagens com frequência? Contem pra mim e mandem sugestões de demais técnicas de massagem! 🙂

Beijãooo!

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

3 respostas para “Massagens: faça a escolha certa para cada necessidade”

  1. Ótimo artigo e bastante esclarecedor. Normalmente as pessoas encaram a massagem como um mimo, mas em muitas ocasiões ela é uma necessidade.

  2. É importantíssimo conscientizar as pessoas a respeito dos tipos e modalidades de massagens. Entendendo o tipo de massagem para suas necessidades já é meio caminho para seleção e escolha do profissional terapeuta, também, mais indicado. Parabéns!

  3. Fabricio disse:

    Muito interessante essa matéria, mostrando para gente cada tipo de massagem e seus benefícios.
    No ambiente de trabalho, como passamos muitas horas de nosso dia focados nele, temos que nos preocupar com nossos hábitos de postura, assim como de comportamento.
    O trabalho é uma das atividades que mais ocupam o tempo de um ser humano e é grande o número de pessoas que passam horas em pé, sentadas numa mesma posição ou realizando repetidamente uma mesma atividade. Com isso, os problemas de saúde de origem física e psíquica são cada vez mais frequentes e atingem as mais diversas profissões. Com o objetivo de evitar problemas e despertar a consciência da necessidade da qualidade de vida no ambiente profissional, as ações para manutenção da saúde laboral têm se intensificado.
    Uma empresa que tem esse pensamento, vai ter um excelente retorno.
    Deem uma olhada nessa empresa que presta serviços de massagem em empresas. Muito interessante!

    religaremassagem.com.br/massagem-corporativa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *