10 Dicas infalíveis para manter a dieta nas férias

2

As férias estão chegando e vocês planejam viajar? Maravilha! Então é hora de conhecer o Guia Definitivo da Dieta na Viagem! Com ele vocês vão conseguir manter a dieta em dia sem deixar de aproveitar as coisas boas da vida! 😀

É bem comum sair da rotina alimentar e principalmente de exercícios quando estamos fora de casa, mas algumas atitudes podem ajudar a manter o ritmo da dieta de emagrecimento. Assim, evitamos arrependimentos pós-férias e voltamos apenas com ótimas histórias!

dieta-nas-férias-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

1- Pesquise mercados próximos
Ao se programar para viajar, pesquise mercados próximos ao lugar onde ficará hospedado, isso também ajuda! Assim não se perde tanto tempo atrás de comidinhas saudáveis. Ou, se preferir, faça isso no dia em que chegar de viagem. Pergunte para os moradores se existem feiras e anote os dias e horários em que elas acontecem. Busque também saber mais sobre os restaurantes que você tem interesse de visitar, assim evitam surpresas desagradáveis.

2 – Cuide com o café da manhã no hotel
Quando ficamos em hotéis ou pousadas, acabamos nos passando no café da manhã. Pode apostar num lanche reforçado, mas sempre optando por alimentos mais saudáveis e naturais, como frutas e pães integrais. Lembre-se que você vai querer aproveitar uma comida típica, por exemplo, e conhecer um restaurante diferente ainda nesse dia.

3 – Use a regra da compensação
A dica é escolher uma refeição especial por dia e se conter nas demais. Divida as demais refeições em lanchinhos intermediários. E se passou o dia inteiro comendo “bem”, pegue mais leve já no seguinte, para não ficar tão difícil de recuperar depois. No caso de doces, se você não vive sem, procure comer o que você realmente gosta, não só pela satisfação de comer, e não o coma todos os dias. Veja aqui como driblar a compulsão por doces.

4 – Aposte nos lanches intermediários
Dentro da bolsa, coloque oleaginosas e frutinhas secas! Isso evita com que uma fome no meio do dia faça você comer qualquer coisa na rua. Bem comum de acontecer em viagens, principalmente com quem gosta de “bater perna” conhecendo a cidade como eu. Esses lanchinhos irão saciar e ao mesmo tempo manter você nutrido de forma saudável!

5 – Beba água
Leve uma garrafinha de água na bolsa também! Ela vai manter a hidratação do organismo! É legal lembrar que um dos sintomas do início da desidratação é a fome. Isso mesmo, a falta de água faz você pensar que está faminto.

6 – Não exagere no álcool
Bebida alcoólica não combina com dieta. Elas possuem calorias vazias, ou seja, não têm nutriente algum e seu organismo não se beneficia em nada. A dica é beber com moderação, só para curtir o momento, prefira as menos calóricas (veja aqui) e evite comer alimentos muito gordurosos junto.

7 – Alugue um apartamento
Sempre quando viajo prefiro alugar um apartamento a ficar em um hotel, por causa da cozinha! Assim não precisamos fazer todas as refeições na rua, evitando, inclusive, cair em tentação. Sobre valores, faça uma pesquisa, existem opções bem em conta que às vezes valem mais a pena, dependendo do lugar.

8 – Não interrompa a atividade física
Aproveite as atividades que o lugar oferece, como cavalgada, caiaque, stand up, tênis. Assim você se diverte e ainda queima calorias. Outra dica é apostar em exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar, e aqui mostro como faço. Uma corda para pular também é interessante, leve junto a você na mala.

9 – Troque o taxi (Uber) pela bike ou caminhada
Queime as calorias com caminhadas! Deixe para usar taxi e metrô só para ir em lugares muito longes. Caminhar ou até andar de bicicletas (muitas cidades alugam bikes), são muito mais legais e ajudam a conhecer a fundo o lugar que você está visitando. Eu faço isso sempre, vejam aqui.

10 – Aposte na gastronomia típica
O mais legal é conhecer a gastronomia típica do lugar. Muitos, por medo, acabam caindo em fast-foods já conhecidos com medo de experimentar novos sabores. Aproveite para comer coisas diferentes. Porém, fique atento às porções, não exagere! Lembre-se que você está experimentando. E evite frituras, só coma se for algo muito típico da culinária.

Malas prontas e dicas anotadas? Bora viajar tranquilos, então! 🙂 Gente, espero que tenham gostado das dicas! Eu as coloco sempre em prática quando viajo e dão super certo, por isso que resolvi compartilhar. Dúvidas mandem nos comentários! E aproveitem para me contar para onde vão viajar esse ano! 😀

Beijoooo!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

2 Comentários Mostrar comentários

  1. Bom dia, Michele!
    Estou adorando as dicas.
    Porém, as dicas para a viagem podem ser um pouco mais difícil de cumprir quando optamos por Resort all inclusive. Aliás, foi devido à minha lua de mel em um resort que agora estou correndo atrás do prejuízo.
    Teria outras dicas para esse tipo de viagem? Hhehehe.
    Obrigada!

×