Jala Neti: a limpeza nasal que acaba com sinusite, rinite e ronco

1

Se você não é indiano ou não frequenta o Yoga, dificilmente conhecerá a técnica de limpeza nasal Jala Neti. A técnica ou, porque não “o tratamento”, é natural, fácil de fazer em casa e até as crianças podem incluir na higiene diária. Além da limpeza, ele trata sinusiterinite alérgica, resfriados, alergias respiratórias, efeitos da poluição do ar e ar condicionado, e até mesmo ronco e apneia.  

A higienização nasal e dos seios paranasais acontece pela retirada de incrustações e toxinas acumuladas nessa região. Até mesmo prisão de ventre, diabetes, hipertensão, câncer e muitas outras doenças podem ocorrer se esses canais estiverem bloqueados.  

Fazer o Jala Neti é simples: é só misturar sal à água morna e usar um potinho especial, que você encontra por diversos valores, chamado de “lota”, um higienizador nasal.  

Segundo os indianos e yogis, o tratamento tem efeito mental também, auxiliando no tratamento da depressão e angústia, e melhora a oxigenação cerebral, tirando e evitando dores de cabeça, aumentando a capacidade de concentração e memória. 

Mas, como funciona? A solução salina hipertônica melhora a depuração mucociliar, dilui o muco e pode diminuir a inflamações.  

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

1 Comentário Mostrar comentários

×