Capim-santo: os benefícios dessa planta para a sua saúde

3

O capim-santo é bem popular, mas, se você não o conhece com esse nome, pode ser que o conheça como: capim-limão, capim-cheiroso ou capim-cidreira (não é o mesmo que erva-cidreira). Quase não possui caule, e suas folhas são estreitas e compridas. Parece “capim” mesmo rs. Tem um cheirinho que lembra limão e o sabor de seu chá é cítrico. Reconheceu? Ótimo! Pois essa planta traz muitos benefícios para a nossa saúde, e eles vão desde combater a insônia até a ajudar a emagrecer.

A planta é nativa da Índia, e resiste a diversos climas e solos, podendo ser encontrado facilmente em todo Brasil. E é tão fácil de cultivar o capim-santo que ela aceita até viver em vasinhos dentro de casa. Fica a dica

O motivo de ser tão santo esse capim

O capim santo faz com que o corpo trabalhe de forma harmônica, pois é diurético, auxiliando a eliminação de líquidos e excessos, diminuindo o inchaço e trazendo saciedade. É termogênico, acelerando o metabolismo e auxiliando a eliminação de peso. Possui a vitamina A, que traz vitalidade ao organismo e citral, um composto antimicrobiano e antifúngico eficaz na inibição e destruição de micro-organismos, e que aumenta a capacidade do corpo em aproveitar a vitamina A.

Tem ainda mirceno, responsável pela ação analgésica. E outros componentes possuem o poder de inibição da coagulação sanguínea e afinamento do sangue, evitando entupimento das vias sanguíneas. Formando um santo remédio natural. 😀

Como usar?

Você pode usar o capim-santo como chá, fazendo a infusão da folha, ou ainda comprando o chá já em sachê no mercado. Desde modo, e com uso periódico, englobará todos os benefícios da planta.

Ou, pode usar o seu óleo como aromaterapia, sua inalação trabalha diretamente com dores de cabeça, depressão, estresse e tensão muscular. Sua massagem ajuda a tratar dores de artrite. E, também pode ser usado como um antifúngico para condições de pele, como micoses.

Indicado: 1 xícara (de chá) por dia. Preferencialmente à noite. Com 2 folhas da planta ou 1 sachê.

Contraindicação: grávidas e lactantes. E em excesso pode causar sonolência, diarreia, hipotensão arterial, fraqueza e sedação.

Confira os benefícios desse “santo” capim e contem para mim, vocês já conheciam? Fazem uso dessa maravilha?

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

3 Comentários Mostrar comentários

×