Urucum: todos os seus benefícios para a saúde

5

O urucum – também conhecido como colorau – é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro, uma pequena árvore da família das bixáceas, nativa na América tropical, e possui aminoácidos, cálcio, ferro e fósforo, vitaminas B-2 e B-3. Além de flavonoides, betacaroteno e Vitamina C, que são potentes antioxidantes. Tornando-se rico em benefícios para a saúde!

Suas sementinhas eram muito usadas pelos índios por conter uma espécie de tinta vermelha, que os mesmos usavam pelo corpo, como recurso medicinal e repelente.

É comum seu uso em pó, para colorir alimentos, mas também é possível consumi-la em cápsulas ou suas sementinhas integrais. Suas folhas também são riquíssimas, e quando usadas em infusões, viram anti-inflamatório, aliviam azias e até ajudam a emagrecer.

Mesmo com diversos benefícios, há alguns casos de pessoas que relataram reações alérgicas ao urucum. Evite ingerir antes de cirurgias, durante gravidez e período lactante.

Confira os incríveis benefícios abaixo e deixe seu comentário no post. Já usou, já conhecia?

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

5 Comentários Mostrar comentários

  1. Rosangela Francisca Dias em

    Muito obrigado pela sua mensagem são otimas e eu não sabia que o urucum tinha tantos benefícios, na minha casa tem um pé mas nunca dei importância e agora vou olhar ele com outros olhos.um grande abraço.

×