Super gourmet: preparando uma refeição rápida e saudável

68

cozinha rapida pratica dieta blog da nmimis

Quem não quer preparar uma bela refeição em minutos e garantir os nutrientes necessários ao organismo! Ah! Seria bom inventarem uma máquina onde colocássemos todos os ingredientes e saísse em 15 minutos o prato balanceado e completo, não é mesmo?

Eu não sou uma máquina, mas na cozinha pareço bem com essa aí que citei. Quando eu digo que cozinho rápido as pessoas até acreditam, mas não imaginam o quão veloz eu sou.

A pessoa é tão ágil na cozinha, que já recebeu até bronca do marido, que em almoços gourmets reclamava que mesmo antes de abrir o vinho para degustar enquanto se prepara a refeição, eu já estava com o almoço pronto. Continuo rápida todos os dias, mas nessas ocasiões especias tenho dado uma acalmada. 🙂

Isso é muito bom, pois não tem falta de tempo aqui em casa. Às vezes demoro mais para decidir o que quero comer do que para preparar tudo.

O post de hoje surgiu da necessidade da maioria das pessoas, que tem a vida atarefada e ainda assim querem cuidar da saúde, mantendo uma boa alimentação.

E foi então que eu tive a ideia de cronometrar o tempo de preparo de uma refeição diária. E se você pensa que foi um basicão, não foi não! Caprichei e fiz diversas combinações. A ideia do post não é passar a receita, mas sim as dicas para cozinhar com organização e rapidez, ok?

Vamos lá!

A dúvida estava no que fazer. Quase sempre eu decido na hora o que vou comer, a não ser que queira algo especial ou diferente do que tenho em casa, aí preciso me preparar e comrpar antes.

Hoje foi assim! Abri a geladeira e tirei o básico que não pode faltar: abobrinha, cebola, peito de frango e salsinha. Sempre tenho. Amo abobrinha porque ela tem sabor suave e  ela vai bem com tudo!

Aí catei algumas outras coisas que achei que dariam um bom caldo.

foto 2

A brincadeira começou às 13:35.

A primeira coisa que faço quando vou cozinhar é aquecer todas as panelas com ou sem água que vou usar. E assim foi.

O grande lance da culinária organizada é ter em mente o tempo de preparo de cada alimento. Dessa forma, você consegue se organizar para tudo ficar pronto na mesma hora. A segunda sacada é ter alimentos práticos na sua geladeira.

Resolvi fazer uma massa integral com molho de abobrinha e tomate, frango e cogumelos grelhados e cenoura cozida.

Sabendo que a massa e a cenoura são os alimentos que mais demoram para cozinhar, coloquei-os primeiro na água quente.

Nesse meio tempo, cortei o frango e já coloquei na frigideira anti-aderente. Já sabem que grelho sem óleo né? Quem não sabe, veja este post AQUI. A técnica é a mesma.

Enquanto as três panelas estavam a todo vapor, comecei a fazer o molho de abobrinha. Corto a cebola, jogo na panela, corto a aborinha, jogo em seguida. Coloco uma colher de molho de tomate pronto, de preferência orgânico e em 3 minutos está pronto.

Massa e cenouras ainda estão na metade do caminho…

Vamos ao frango. Queremos ele dourado. Enquanto fiz o molho, não esqueci de olhar os filés. Após dourarem, joguei os cogumelos junto e em 2 minutos estavam prontos.

Na verdade o frango e o molho eu faço ao mesmo tempo 🙂 Jogo ali, mexo aqui e tudo dá certo.

cozinha rapida pratica dieta blog da nmimis Tudo pronto, menos a massa que continuava durinha. Dei mais 1,5 minutos pra ela, enquanto preparava o prato com os demais alimentos. Joguei a massa, o molho em cima e pronto!

Ah! E qunto aos temperos, eu tempero tudo ao mesmo tempo, direto na panela, assim controlo a quantidade de sódio dos alimentos. Por exemplo, na massa nem usei sal, pois já temperei o molho. Na cenourinha idem, porque… esqueci de temperar. 🙂 Virou hábito aqui e cada dia diminuo mais o sal das refeições.

E voilà! Meu almoço ficou pronto em 11 minutos e 15 segundos. Ainda demorei tudo isso por conta da massa teimosa.

cozinha rapida pratica dieta blog da nmimis

Ficou doido só de pensar nesse furacão na cozinha?

Sim! Pode me chamar de Mimis furacão. Lembrem-se que eu falei “culinária organizada” e não “cozinha organizada’, né? Minha cozinha fica uma mini baguncinha todos os dias, que eu arrumo bem rapidinho depois de comer.

Vamos às dicas gerais para uma culinária prática e organizada:

– Visualize o tempo de preparo de cada alimento, assim você pode se organizar para que tudo fique pronto na mesma hora.

– Esquente todas as panelas enquanto pega os alimentos na geladeira. Ou  se for usar o forno, ligue-o antes.

– Escolha a refeição de acordo com sua disponibilidade de tempo. Vai fazer feijão? Já sabe que precisará de no mínimo 30 minutos para ele ficar pronto. Coloque o feijão primeiro e coordene o tempo das demais combinações.

– Enquanto os alimentos mais demorados vão cozinhando, vá cortando e preparando os mais simples.

– Não desvie a atenção da cozinha. Por mais que eu consiga fazer várias outras coisas ao mesmo tempo e ainda e cozinhar, aconselho você a focar. Falar ao telefone, mexer no Instagram/  Facebook Tongue Out ou pensar na vida vão atrapalhar o andamento das coisas.

– É assim! Tem que fazer tudo ao mesmo tempo mesmo. Se for preparar o purê e depois a salada e depois ainda grelhar o frango vai demorar mais. Organize-se e mãos a obra!

– Tempere tudo no final, assim você controla o uso de sal e economiza tempo.

E aí? Será que você consegue se aventurar e virar um furacão na cozinha?

Me chama para almoçar aí que eu tô louca pra ver isso!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

68 Comentários Mostrar comentários

  1. Aqui em casa não usamos óleo no feijão, ele já é cozido com sal e os temperos que gostamos, tais como : cebola ralada, louro, salsa enfim o que for do seu agrado. Fica uma delícia e enquanto está cozinhando todos os vizinhos ficam sabendo, pq o cheirinho vai longe. rsrsrsss….

  2. Oi mimis, seria bem legal se você mostrasse como prepara seus alimentos para armazenar na geladeira e ficarem práticos na hora de fazê-los. Tipo… chegou do mercado e pica isso congela em pedaços aquilo, etc. Porque sou muito desorganizada na hora de preparar minha refeição, é tanta coisa para cortar, picar, etc. que chego a levar 1h pra fazer minha refeição. Beijos

  3. Oi Mimis, estou nesse processo de emagrecimento, mas cometo muitos deslizes pela falta de tempo. Queria dicas de receitas que se pode congelar, lanches, almoço, jantar…. Dessa maneira posso fazer tudo em um dia só e consumir durante a semana.

    Obrigada

  4. Oi Mimi! Muito feliz de ler seu blog, suas receitas são demais! Sempre procuro receitas lights na net mas sempre tem um ingrediente dificil ou caro..rs amei tudo tão pratico saudavel e tb é barato! comer coisa gostosa anima ir pra cozinha e era isso q eu precisava, pq tava enjoada das mesmas coisas! mas tenho uma duvida, vc postou como vc emagreceu suas 6 refeicoes diarias e tal, mas e pra manter hoje, como se alimenta, aumentou a quantidade de comida, me diga qual seu cardapio de hoje?? (se puder dar detalhes agradeco)

  5. Olá,desde de que assisti vc no programa da eliana,mudei o meu modo de viver,estava pesando 82 kl,muito infeliz de me ver no espelho,agora sigo suas dicas mudei minha alimentação meus habitos e já eliminei alguns kls,queria dizer q vc é uma pessoa iluminada por Deus,obrigada por dividir com as pessoas sua história de superação,bjs!

  6. Eu percebi que vc usa muito salsinha eu não gosto muito , posso usar coentro ? beijoss … Ah eu e meu namorado estamos seguindo suas dicas e estamos em uma dieta firme , rsrsrs .. #ProjetoMimis #ProjetoVerão haha !!

  7. Oi, Mimis!
    Tenho 32 anos e depois da minha gravidez ha 12 anos atras, comecei uma terrível briga contra a balança. A verdade é que mais engordo do que consigo emagrecer. Já tomei vários remédios pra dar uma ‘ajudadinha’, mas depois volto a engordar. Não serei hipócrita, meu peso não desce porque eu adoro comer, só que como muita besteira, tenho muita fome o tempo todo, acho que porque sou muito ansiosa e sou sedentária. Eu sei, não haverá nenhum milagre se eu não levantar a bunda da cama.
    Estava me olhando no espelho e decidi fazer alguma coisa pra mudar isso!
    Estou morando na Australia e como sou recém chegada, ainda estou aprendendo a comprar alguns alimentos aqui. Hoje tive uma conversa com meu marido e decidimos iniciar essa dieta juntos, em família porque assim um controla o outro. Sendo assim, não compraremos NENHUMA comida calórica. Gostaria de tirar algumas dúvidas com vc.
    1) Não estamos com muito dinheiro sobrando e com isso não tenho como variar demais nos alimentos. Então, queria saber, o que eu devo comprar de básico pra alimentar a mim, meu marido e meu filho por 1 semana. (aqui fazemos compra toda quinta feira). Aí o que der pra comprar de extra eu acrescento.
    2) Me disseram pra substituir o arroz pela quinoa. Vc acha uma boa?
    3) É verdade que é melhor eu deixar de comprar a batata comum e passar a comprar a batata doce porque é menos calórica?

    Eu quero muuuuuito mudar meu corpo, minha auto estima anda muito baixa e vou te contar um segredo; achei seu Instagram do nada…parece até que foi Deus.

    Bom, desculpe tantas perguntas e espero sua resposta!
    Beijos 🙂

  8. oi, mimis, ja consegui elimina 4 kg em 3 semanas seguindo suas dicas. não estou tão rápido quanto vc, mas o importante é que o ponteiro está descendo. obrigada pelas dicas.

  9. Oi Mimis, eu estava com uns cem quilos, ja consegui perder 20 e gostaria muito de perder mais uns 15 kg. Mais de um tempo pra ca eu ando muito desanimada e sem motivações para prosseguir e atingir minha meta. ando muito ansiosa, pois perdi meu emprego de uma forma muito triste a 2 anos e até hoje não consegui outro e por isso ando muito deprimida. Gostaria de poder contar com sua ajuda. Quem sabe se lançarmos um desafio e eu passasse um tempo com você na sua cidade eu conseguisse com sua ajuda emagrecer e realizar meu sonho. Depois eu toparia ser demonstração ´pra você em suas materias e palestras. Sei q você não precisa de mim pra nada, mais eu estou precisando de ajuda e preciso de ajuda, e estou disposta a qualquer coisa, desde que não prejudique ninguém, para conseguir sua ajuda. Antes de me dizer não ou nem pensar no assunto, por favor converse comigo, estou passando por um momento dificil e preciso de ajuda. Pra quem sempre pesou 58 kg com 1,70 de altura, e depois foi pra 100 kg, e agora ainda está com 80, é muito difícil encarar a realidade. Por favor me ajude, sei que vc pode. Beijos!

  10. Vou te falar…no quesito rapidez não perco pra você não!
    Também adoro cozinhar e acho que isso é um grande passo pra quem quer uma alimentação saudável.
    Com suas dicas estou conseguindo fazer algumas substituições e, realmente, a coisa anda….nunca imaginei que um filé grelhado com água ficaria bom.;)!

    Valeu Mími, continue arrasando!

  11. Eu adoro abobrinha, também uso quase todo dia como acompanhamento dos pratos, e como o sabor dela é bem agradável as minhas meninas adoram, eu faço ela ralada ou picadinha e já fiz lasanha também, ao em vez de fazer um molho com carne eu faço molho com abobrinha ralada fininha ou picada miudinha, eu uso a massa de lasanha pré cozida normal( não achei integral aqui onde moro), depois coloco ricota por cima e levo ao forno pra gratinar fica uma delícia!!!!

  12. Arrasow Mimi!!!
    Hoje mesmo estava procurando uma forma de otimizar o tempo na cozinha e dei de cara com seu post no face.

    Salvou minha vida 😉 principalmente pelo fato da bonita aqui chegar a perder uma hora cozinhando (isso mesmo uma hora afff)

    Seu cardápio foi perfeito, vou copiar e vou testar com o cronometro.
    Bjoks!

  13. fabiane de almeida palacios em

    oi , eu gostaria de saber ccomo que vc tempera o file de frango? Eu comecei uma dieta faz cinco dias, sem ir a nutricionista ! Iorgutes esses que vende em mercado integral com mel e bom?

  14. Olá!!!! Acabei de ver uma matéria sobre vc no R7!

    Vi como exemplo e incentivo!!!

    Vou tentar… Eu sou teimosa, e dificil de fazer dieta… Maaas vou seguir suas dicas!!!!!

    Bjoooossss

  15. Boa Tarde Mimis,
    sou sua mais nova fã!
    Gostaria de saber como vc armazena certos alimentos como: presunto que é sempre bom fresco e o frango que a minha dificuldade com ele é que tem que congelar, pois meu tempo de fazer almoço é pouco.
    O cogumelo da foto, é conserva de supermercado?
    Grande Abraço!

    • Nycolle,
      dando meu pitaco aqui…
      qdo chego com as carnes do mercado já as separo para congelar nas porções que como e na véspera tiro aquele saquinho e desço do congelador para a geladeira, para que ele faça o processo de degelo progressivo, que pelo que andei lendo era o mais indicado para as carnes cruas… 😉

  16. Mimis, notei que voce coze as cenouras direto na agua. Isso faz com que voce perca parte dos nutrientes que ficam na agua. Por isso sempre cozo os meus legumes no vapor. Demora um pouco mais, mas aproveito melhor todos a qualidades dos legumes.
    Adoro o blog e te sigo no intagram!! Virei fa! Parabens! Beijos

    • Michelle Franzoni em

      o objetivo desse post era mostrar como cozinhar rapido para aqueles que nao tem tempo. Sempre que possivel cozinho no vapor sim! beijos linda e obrigada!

  17. Oi Mimis! Estou amando seu blog! Não entendo nadinha de cogumelos, poderias me dizer qual foi o que você usou nesta receita? Quem sabe um dia você escreva sobre os diferentes tipos e as combinações com outros alimentos (receitas). Obrigada!!

  18. fernanda bronzeado em

    curti muito suas dicas: rápido, saudável e bem humorada, tudo o que a gente quer e precisa né…quando vc se descreveu na cozinha me enxerguei, sou exatamente assim, um olho no gato e outro no peixe…rs me inspirei na abobrinha…gostei do post pq me estimou a ter mais alimentos coringas na mão…bjão
    (vou começar a te seguir…)

  19. Oi Mimis, acompanho seu blog faz um tempinho já, mas nunca comentei antes. Hoje tive que comentar, adorei seu post, muito bacana o seu projeto, admiro muito vc.
    Eu moro sozinha e tbm estou tentando ter uma vida mais saudável de perder alguns kgs, mas não tenho muita criatividade para cozinhar, sou bem básica, rss. Estou adorando as suas receitas.
    Eu estava fuçando o seu blog e queria saber se vc tem alguma receitinha de feijão, pois não achei. Se não tiver vc poderia fazer qualquer dia desses né? Já que é a refeição preferida dos brasileiros.
    Beijão Mimis… adoro vc….

  20. Geisa Sacramento em

    Meus parabéns, cada vez mais sua fã e apaixonada pelo seu blog.
    Minha MESTRA(isso é o que vc tem representado para mim, nesta nova estrada que estou a percorrer em busca de uma vida saudável e corpo saudável.
    Bjo Grande!!!

  21. Mimis, amo seu blog e suas dicas. Eu sou uma lesma na cozinha. E tb n tenho experiência com culinária então só dá desastre. Me fala como vc conserva os alimentos. Pq vc disse q abre a geladeira e decide oq comer na hora então como vc tem sempre alimentos fresquinhos e prontos para usar? Tipo, esse frango pq n estava congelado? E as verduras vc já guarda lavadas?

  22. Oi mímis,

    Conheci o blog através da época e amei. Já revirei o blog todo. Me identifiquei muito com a sua história, antes de conseguir o corpaço, claro. Me deu um incentivo.
    Voce nao tem fotos do progresso nao? Tipo mes a mes? Procurei e nao achei.
    Parabéns, voce é uma vencedora.

    Beijos,

  23. Nossa!! Estou tentando me apressar na cozinha pra não ter que deixar de fazer pelo menos uma refeição boa em casa. Sou médica e trabalho tipo umas 80 horas por semana e preciso almoçar no hospital a maioria das vezes, dieta fica dificil assim… mas vou tentar fazer sempre uma quentinha em casa na noite anterior e levar pra salvar minha dieta. Não imagina o quanto está me ajudando, sua história parece com a minha, o sanfona, o biotipo, o amor pela cozinha.. porém não tenho muito tempo para exercícios e andar de bike em Fortaleza não é uma opção por causa da violência, mas academia pelo menos 1 hora por dia é meu sacrifício, não por que não goste.. mas por causa do cansaço. Amo cozinhar e mudei radicalmente isso, agora só comidas saudáveis e leves! Seu blog pra mim virou o primeiro acesso do dia! =) Estou no início e vou dividir por aqui minhas conquistas também! Espero que dê certo! Obrigada querida!

  24. Sou de Floripa também e estou em um caso de amor com teu blog. É muito bom saber que estando na mesma cidade tenho as mesmas opções de compras saudáveis, como o direto do campo! Não tem desculpa para não comer bem 🙂

    Comecei a cozinhar meu almoço em casa e trazer marmita para o trabalho, não tens noção do quanto essas dicas me ajudam, já que nunca tinha sido tão amiga das panelas antes…

    Obrigada pela inspiração! <3

  25. iiiih aí eu já não consigo fazer nada na cozinha desorganizada haiuhsaihsa demoro um pouco mas quando termino tá tuuuuuuuuudo limpo ;p vou testar a receita com certeza!

  26. Aline S. Canteiro em

    Mimis! eu também cozinho the flash e meu namorado sempre da risada da minha rapidez… hhahahah.. adorei suas dicas! um beijo!

  27. Nossa, eu tbm sou bem assim, tenho uma hora e meia de almoço…Saio da empresa11:30 gasto 10 minutos pra chegar em casa, qdo é 12hs meu almoço já está pronto, incluindo arroz, feijão,carne uma verdura cozida e salada….Todos falam que não dá tempo, mais eu sei que dá…Adoro seu blog depois que descobri ando toda empolgadinha e vendo resultados que há muito tempo tentava e não conseguia…Obrigada Mimis!!!!

  28. Eu tbm. sou muito rápida na cozinha… e com o plus dela estar arrumada no fim! rsrsrs… chego em casa 18:15 do trabalho, já lavo o arroz e coloco um canecão de agua pra esquentar… se vou cozinhar algum legume mais durinho tbm. já aproveito. enquanto tudo ferve vou tirar o uniforme, guardar a bolsa, etc…… quando volto faço o arroz, enquanto ele cozinha eu lavo as saladas e faço a ‘mistura’ (bife, frango, carne moída, etc…) e lavo toda a louça q já não vou mais usar… e normalmente 18:45 ou 18:50 já estou com meu prato pronto na mão! (não gosto de comer tarde).

  29. Uau, Mimis. 11 minutos? Hehehe e olha que eu me acho rápida na cozinha, mas nunca cronometrei as minhas tarefas culinárias. Muito bom, vou tentar.

    E ai está curtindo o Rio? Espero que sim.

    Bjos

  30. Juliana Passos em

    Hummmm….tá com uma cara boa isso aí! Eu sou um desastre total na culinária, se eu for tentar fazer o “furacão” acho que a cozinha vai acabar com molho de tomate no teto…kkk.
    Mimis, qual o tempero que vc usa no frango? Pimenta do reino?

  31. Adoro tuas dicas, receitas.
    Depois que te conheci, mudei meus hábitos alimentares. Até na cozinha que odiava tá perto, agora ficou procurando receitinhas *saudáveis para fazer, todos aqui estão surpresos com minha mudança. Abraços.

  32. Adoro tuas dicas, receitas.
    Depois que te conheci, mudei meus hábitos alimentares. Até na cozinha que odiava tá perto, agora ficou procurando receitinhas saldáveis para fazer, todos aqui estão surpresos com minha mudança. Abraços.

×